Jump to content
Arquitectura.pt

Iniciação à arquitectura

Recommended Posts

Boas :margarida_beer: Estou a pensar em seguir arquitectura, e para isso gostaria de ter uma ideia real do que é o curso e o emprego em si... Estava a pensar se me podiam dizer aí uns livros e uns exercícios que me pudessem ajudar... Obrigado desde já! ;)

Como já te disseram aqui, Arquitectura não é um emprego. Chama-lhe sonho, chama-lhe paixão, chama-lhe arte, chama-lhe vontade de concretizar aquilo que a tua mente concebe quando olhas para o espaço... Primeiro, convinha saber em que fase dos teus estudos estás. Se ainda vais entrar para o secundário, se já lá estás, se o estás a acabar... Depois, convinha também saber o que é a Arquitectura para ti, o que esperas que ela tenha para te dar, o que pensas realizar através dela... Isto, diz-te alguém que não tem qualquer formação em Arquitectura. Mas, se alguma vez me decidir a tirar mais uma licenciatura, será Arquitectura. Outra coisa que deves considerar é que o ensino superior sofreu a actualização (a meu ver, má) decorrente da adesão ao Tratado de Bolonha, mas o ensino secundário nada fez para acompanhar essa actualização e continua a preparar os alunos da mesma forma que fazia antes. Ou seja, a preparação para um curso de 5 anos não requere um ensino tão intensivo quanto a preparação para um curso de 3 anos, logo, os currículos do secundário deveriam ter sido revistos, reformulados e intensificados. Como tal não aconteceu, e enquanto não acontecer, resta aos alunos ler muito e desenvolverem a sua própria capacidade de percepção e conceptualização do espaço... e escutarem conselhos, sendo certo que "todos os conselhos ouvirei, só o meu seguirei". Experimenta. Tens que ser tu o teu principal crítico e o teu verdadeiro mestre.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.