Jump to content
Arquitectura.pt


Qual a universidade que devo escolher, FAUP ou IST?


RMonteiro

Recommended Posts

Olá! Eu vou-me candidatar este ano a Arquitectura e neste momento estou muito confusa em relação à universidade que devo escolher. Tenho uma media que dá para entrar em todas elas, incluindo na faup e isto torna ainda mais dificil a minha decisão. Eu estava mais inclinada a escolher o IST visto que venho de ciencias e tecnologias e logo teria mais facilidades nas disciplinas cientificas como matemática e fisica, disciplinas que fazem parte do programa do técnico. O problema que eu encontro em relação a esta universidade é que não parece que seja tão reconhecida entre os arquitectos e estudantes como por exemplo a faup e não sei se esta apoia os alunos a participarem em concursos e actividades relacionadas com a área como muitas universidades fazem. Eu digo isto porque sempre que procuro exposições de trabalhos e assim, nunca encontro o nome do IST como participante. Gostava que me pudessem ajudar nesta escolha, dando as vossas opiniões sobre as universidades e as vossas experiencias. Sinceramente nao sei o que fazer..será que faço muito mal ir para o IST tendo média para entrar no Porto? e a FAUTL seria melhor do que o IST?

Link to comment
Share on other sites

Olá RMonteiro. Passei aqui e acabei de me cruzar com as tuas dúvidas. Também me vou candidatar este ano a arquitectura, e tenho passado por aqui descobrindo algumas conversas relacionadas com o tema. Como já aqui foi debatido NÃO EXISTE A MELHOR UNIVERSIDADE. Essa é uma dúvida com a qual tens que ser tu propria a debateres.te, convém veres o ambiente que mais te agrada, visitando assim as universidades que tens em mente, veres as condições que cada uma te oferece, as disciplinas e os planos curriculares e todas as condições e mais algumas. Não existe a melhor universidade, não existe uma universidade que te garanta emprego quando terminares o curso, não existe uma universidade com todos os melhores professores do mundo, mas podes porventura ter a sorte de encontrares um destes critérios. Para teres um pouco noção quase ninguem fala na Universidade de évora e no entanto foi uma aluna de lá que ganhou o prémio sécil, só nao sei em que ano, e no entanto a media do ultimo colocado neste universidade foi 11 ponto qualquer coisa. Não podes estar a espera que te digam qual a melhor universidade, sendo que tens média pa entrar em qualquer uma, és uma previligiada nesse campo, por isso visita universidades, compara os planos de estudo, pára uns minutos para pensar e faz as tuas opções. Deixa.me só deixar aqui o meu sentido de revolta, um aluno anda em artes a trabalhar num mundo mais proximo da arquitectura e do design, e depois vêm os de ciencias e atropelam.nos, basicamente tiram o lugar aqueles que realmente se interessaram sempre pelo curso e fizeram esforços a todos os níveis para tentarem entrar num curso das artes, tudo isto optam por ciencias pk nao sabem desenhar, não é que isso seja um critério para arquitectura, mas também.

Link to comment
Share on other sites

Em género de off-topic, gostaria de te mencionar algumas razões pelas quais (eu por exemplo) escolhi o curso científico-natural e agora vou para arquitectura. Pois bem, dentro do autismo que é o ensino português, o curso que segui é, quer queiramos, quer não, o mais completo (dentro do incompleto, claro). Escolhi o curso porque me dava um maior leque de escolhas aquando a altura em que nos encontramos presentemente, e isso dava-me mais tempo para pensar. Claro que não tiro o valor de desenho ou geometria descritiva - tenho praticado a primeira com uma professora formada na área e a segunda fiz (sim, porque também fiz Física & Química e Biologia & Geologia) em seis meses (tendo estudado maioritariamente sozinho) candidatando-me a exame como externo, no qual tirei 200 pontos. Além disto, como acho o ensino deficiente tenho feito inglês e alemão fora da escola. Como vês, não é por facilitismo ou por sermos uns frustrados que decidimos ingressar num curso de arquitectura, mas sim por gosto.

Link to comment
Share on other sites

Este topico já aqui foi bastante debatido. Aconselho-vos a consultarem os vários posts q já foram publicados sobre este assunto. Eu tirei o curso no IST, e também foi por escolha minha pois tinha média para qualquer faculdade do país. Julgo que é um bom curso, e que dá uma boa preparação para a vida futura e também existe boa aceitação pelo mercado de trabalho. No entanto devo-vos alertar, candidatos a arquitectos, que infelizmente o mercado está saturadíssimo e não há trabalho para tantos profissionais. Não vos quero com isto cortar as asas e dizer-vos para desistirem à partida de arquitectura, mas no entanto se optarem por este curso não o deverão fazer de animo leve e deverão ponderar se é mesmo esta a vida que querem. É um curso muito trabalhoso, e no caso do IST não sobrava mesmo tempo para participar em concursos extra-curriculares e talvez seja essa a razão para não existirem alunos do IST a concorrer a concursos. Boas escolhas!

Link to comment
Share on other sites

Olá a todos.
Primeiro queria responder à RMonteiro. Realmente isso é uma escolha extremamente difícil, tive que a fazer o ano passado e também tinha média para entrar na que quisesse... eu não lhe consigo dizer qual é a melhor e acho que ninguém lhe vai dizer... é impossível... só vivendo cada uma delas é que é possível saber a qual é que nos adaptamos melhor ;). Só sei que o IST pelo que dizem é mais "técnico" e menos "artístico" e a FAUTL e a FAUP vice-versa. A única coisa que posso fazer é desejar-te boa sorte na tua escolha... eu ainda não sei se fiz a escolha acertada e acho que nunca ninguém saberá!;)

Depois queria dizer o que penso sobre o assunto do gozilla.
Gozilla, primeiro não vejo porque é que uma pessoa que vem de Ciências e Tecnologias gosta menos de Arquitectura do que uma que venha de Artes Visuais. Eu estudei ciências e, em vez de ter biologia e geologia, tive Geometria Descritiva A. Tive Matemática A, Física e Química A e Física A. Sabe há quanto tempo é que eu queria ser Arquitecta? Desde os meus 5/6 anos, nunca quis ser mais nada e sempre lutei de corpo e alma pela Arquitectura, como ainda continuo a fazer. Na minha turma da faculdade a maioria das pessoas que desistiu era de Artes. O Gozilla poderia dizer-me que talvez a maioria das pessoas que vão para ciências aindam estão indecisas sobre o que querem ou não, até pode ser verdade mas olhe que os de artes estarão no mesmo pé de igualdade: muitas das pessoas que conheci na faculdade e vinham de artes tinham estado indecisas entre arquitectura e desing, por exemplo. Não compreendo porque é que as pessoas de ciências têm menos dedicação à arquitectura! Aliás, tenho colegas que vieram de artes que retiram dedicação a Arquitectura para darem à Pintura, por exemplo. Eu sempre me interessei pelo curso de arquitectura, sempre quis ser arquitecta, nunca quis ser mais nada na vida. Este interesse não chega?
Depois não percebo outra coisa: porque é que os de ciências são mais beneficiados do que os de artes??? Porquê??!! Eu fiz «esforços a todos os níveis» para chegar onde cheguei.
Eu entrei com Matemática A e GD A. Matemática A não é suficientemente “difícil” para dizer que há facilitismo? Porquê? Desenho é mais "difícil" (seja lá o que isto queira dizer...) do que Matemática? (estou a dar-lhe um exemplo)
E porque é que o desenho é assim TÃO importante para um arquitecto? Há arquitectos que não sabem desenhar "bem" (seja lá o que isto for). Eu não tive desenho no secundário, não tinha preparação nenhuma e neste meu primeiro ano a minha nota chegou para estar à frente da MAIORIA das pessoas que vinha de Artes! Eu não fui para Ciências porque não sabia desenhar, eu gosto muito de desenhar. Porque é que para si uma pessoa de Ciências não pode desenhar tão “bem” ou melhor do que uma de Artes? Desenhar não é tudo, por favor não baixem arquitectura a desing!! É por isso talvez que durante muito tempo (ainda será assim?) desenhadores assinaram projectos de arquitectura. (Atenção, não estou a dizer que os desenhadores são maus profissionais, estou a dizer que arquitectura é dos arquitectos, os arqs têm uma formação diferente por alguma razão será. O que não invalida de existirem arqs piores que desenhadores como em tudo na vidaO:)). Arquitecto é mais do que desenhar, apesar do desenho ser uma boa ferramenta de trabalho, sem dúvida. Um Arquitecto é uma pessoa pluri disciplinar que precisa de quase todos os campos de saber que se possa pensar, desde geografia, matemática, desenho, informática, geologia, física, etc, etc, etc. A arquitectura é uma mistura de saberes muito vasta, mesmo. Não vejo porque é que só possam haver arquitectos vindos de artes visuais.
Tinha curiosidade em saber qual é então a sua justificação.

Cumprimentos, e esperando resposta :)
DreamSpaces Girl :margarida_beer:
Link to comment
Share on other sites

Eu não subscrevo a opinião do colega que critica quem vem do cientifico-natural p arquitectura e nem acho que isso seja assim tão anti-natural... e se até já tiverem feito a geometria A, óptimo! Qto ao desenho, é um facto q nem todos os arquitectos desenham, mas tb nem todos são bons arquitectos... e sim existe uma relação entre os dois. Já agora, escreve-se Design (desculpem a correcção mas faz-me mm impressão ler como tava escrito no outro post) e não confundam nunca desenhador com arquitecto, pois a única coisa q têm em comum é usarem o mm software que enquanto o primeiro tem o 12º o segundo fez licenciatura antiga ou mestrado bolonha, mais estágio curricular, caso exista, e estágio profissional! Portanto nem q seja existem 6 anos de formação académica/profissional q os separam. De resto bons e maus profissionais há-os em todas as áreas.

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...

Ena, nunca tinha lido o comentário do x-acto. X) Desculpa, é realmente um erro que não entendo porque é que o fiz e até duas vezes no comentário!! Que horror!... ainda bem que viste, e peço desculpas pelo erro. É Design, óbvio! Foi um erro... eu ao escrever às vezes troco letras... não é por mal, é por escrever depressa... Depois, estou de acordo com o que disseste, claro. O Gozilla nunca mais comentou, gostava de saber a opinião, mas paciência. Bem, há quase um ano que fiz aquele comentário, lol. Netse período de tempo já conheci mais uma quantidade de gente de artes que queria ir para pintura ou DESIGN (agora escrevi bem :s ) e não queria arquitectura... Cumps.

Link to comment
Share on other sites

Boaa.. Como estão as coisas por ai? Pois é, parece que já não post aqui um comentário há algum tempo. De facto tive a ler o que escrevi há algum tempo atrás e estou de facto arrependido com o que disse. Talvez nessa altura fosse um pouco mais ignorante no que disse em relação aos dias de hoje. De facto entrei em arquitectura, e não vejo mal nenhum em as pessoas virem de ciências (corrigindo o que tinha dito em contrário), até pelo contrário, há algumas cadeiras que só o pessoal de ciências é que teve e safam-se bem melhor que o pessoal de artes, mas também não é por ai. Tinha outra noção do que era arquitectura, nunca me passaria pela cabeça que já no primeiro ano, em entregas fazia pelo menos uma directa por semana, ou quase todas as semanas. Tu já estas na faculdade ou nem por isso? Vai dando noticias. Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

Olá Gozilla :) Vou indo... e tu? Fico contente por teres respondido. :) Vamos esquecer as águas passadas, não te preocupes, estavas concerteza com a cabeça quente quando escreveste isso :s Eu já estou no 2ºano de Arquitectura (quase 3º... já!???!!!) XD E nunca pensei, mas nunca que seria assim como tem sido... só mesmo uma pessoa que gosta mesmo muito de arquitectura é que aguenta semelhante sofrimento... é de "loucos" este curso... (com isto espero não estar a assustar novos candidatos lol. Não, mas cada pessoa é diferente, há quem desista do curso e parte para outra, é uma fase normal da vida, em que se fazem muitas escolhas.) E tu estás em que ano? Tem corrido bem? Não tenho vindo muito cá ao fórum... quando acabar o semestre começo a vir mais vezes... agora não tenho tempo. Vai dando notícias também :p Bjs

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.