Jump to content
Arquitectura.pt

Recommended Posts

• 1 month later...
painéis sugestivos...mas infelizmente não passam disso mesmo, na minha opinião. não consegui ver o resto dos painéis, mas os restantes que já aqui estão em pdf pouco ou nada esclarecem sobre o porquê das tuas decisões.
o texto que existe neles nem sequer é legível.. uma memória descritiva, há? plantas, cortes e alçados limpos.. talvez sem o "show off" talvez ajudaria a tentar perceber melhor as premissas que dirigem o projecto.
em relação aos painéis em si, parecem-me bem.

margarida duarte

EMontenegro: as tirinhas foram feitas em papel auto-colante, colado sobre cartao branco ou acrilico na maqueta 1.200...na maqueta 1.50 são em kline... m a r g a r i d a: deixando de fora a questão da organização dos painéis, iria te pedir, que se conseguisses, visses os painéis todos, onde irias encontrar plantas, cortes e alçados...em relação ao texto, mais tarde irei tentar postar aqui neste tópico visto estar ilegível...e sem duvida que levarei em questão a tua opinião, tentado perceber o teu ponto de vista...todos as opiniões são bem vindas...podem sempre me ajudar a evoluir...mesmo já o exercicio estar finalizado...

Trabalho "coiso"...vamos la começar
No texto que aparece no primeiro painel falta clarificar o programa, em nenhum lado se faz referência a isso. imagino que o programa essencial seja habitação complementado com comércio e serviço algures ao nível do passeio. Ainda no primeiro painel as ultimas 3 linhas dizem e passo a citar " tentando restaurar o espaço livre da encosta, minimizando ao máximo o contacto do construído com o solo" . Olhando para o trabalho parece que se passou exactamente o contrario, ou seja, vejo 3 torres com uma base comum, uma espécie de mesa de 3 pernas, de pernas para o ar, precisamente o contrario do que esta escrito. Pode também haver um problema de comunicação/expressão, porque olhando para os painéis não se entende com clareza a proposta urbana, os limites de intervenção urbana e como tudo isto se interliga, para além do simples e mero contacto com o passeio.
O painel 3, mostra muito claramente um embasamento com uma escala poderosa, e todo o terreno a volta do edificio (bolo) esta na mesma. Penso que um edificio deste tamanho com tanto terreno livre e "a monte" por todos os lados merecia mais do que uns desniveis mais, ou menos tratados para a parte mais profunda do vale. Muita imagem e pouco desenho.
Entrando no edificio propriamente dito, a garagem e o sistema de rampas e degraus parece-me algo muito demasiadamente livre (há inclusive muitas rampas quase que impossiveis de tao empenadas que são).
Avançando nas cotas, as triangulações dos percursos que se confundem com espaços, pavimentos e paredes do edificio, também me parecem muito gratuitas, nem com zoom out consegui encontrar algumas linhas principais nem eixos de referência alguma.
No painel 8 não sei muito bem que dizer, penso que finalmente chegamos as habitações propriamente ditas e vejo por ali umas especie de patio/saguão que quanto a mim nao funcionam. Numa casa patio, penso que o patio deve ser o tema da casa, não um mero espaço que pode dar jeito para "meter luz la no meio" porque o volume ficou muito denso e partido.
Tambem acho que a resolução das tipologias das torres não foram muito felizes. Caixa de escada/elevador quadrada centrada numa torre quadrada, para acesso/distribuição a tipologias duplex, parece-me que houve pouca investigação.
É uma pena que aquele espaço todo por cima do embasamento das torres, não me parece que esteja aproveitado.
Os paineis 21/22/23/24/ mais uma vez so mostra imagem, não mostra desenho.
Do painel 26 para a frente, questiono a opção construtiva de ser tudo em betão. O corte pela fachada mostra muitas fragilidades. A pele do edificio pareceu-me um dos temas do projecto e foi tratado como se de uma mera grelha de vigas fosse, ou seja, não passam de umas vigas maciças em betão que não me parecem muito convincentes, pelo menos com este sistema aqui desenhado. Não se consegue identifcar as camadas estruturais, de suporte, de isolamento, de acabamento...etc etc
Pronto, peço desculpa por qualquer exagero ou erro de interpretaçao dos paineis.

Spa_arquitectos: sim é verdade que o trabalho possui algumas fragilidades, que só com o tempo me fui apercebendo e tentando corrigir, faltando tempo para o completar...de forma suscita, o trabalho resultou de múltiplas experimentalidades, no qual foi atrasando a afirmação e desenvolvimento do mesmo... De qualquer obrigada pelo comentário, é sempre útil... já agora como tiveste acesso a todos painéis? (eu não meti todos para não ficar um ficheiro muito pesado)

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.