Jump to content
Arquitectura.pt


Revestimento ceramico sobre estrutura de madeira


Recommended Posts

Boas, Coloco a seguinte questão, pois ainda não encontrei nada sobre a melhor forma de realizar o seguinte: numa reabilitação que estou a fazer, num edificio com estrutura de madeira, deparei-me com uma dúvida. Como fazer a colocação do mosaico nas casas de banho? a estrutura de madeira é composta pelas vigas e placa de OSB. nos outros compartimentos é por cima das placas pregado os sarrafos e depois o soalho em madeira. Nas casas de banho surge a duvida. O que colocar por cima do OSB de forma a impermeabilizar o compartimento, e permitir a correcta colocação do mosaico, de forma a ficar nivelado com os outros compartimentos. Agradeço sugestões, pois não tenho ideia como solucionar a questão. Obrigado

Link to post
Share on other sites

Coloca Viroc no pavimento como suporte da colagem dos mosaicos cerâmicos.




Acabaram de me sugerir outra coisa, talvez até mais em conta. Agradeço à mesma a sugestão.

Se tiveres interesse ve este video. o produto é Schulter Ditra.

[ame="
"]YouTube - Ceramic Tile Installation with Schluter Ditra[/ame]

uma outra alternativa, em tudo parecido, sao os paineis hidrofugos da WEDI. permitem inclusive substituir as placas de gesso cartonado hidrofugas, e aparenta ser tao resistente que permite fazer algumas brincadeiras, do tipo nichos e prateleiras.


obrigado.
Link to post
Share on other sites

... pois ia sugerir o sistema da SCHULTER...
outra opção, mais tradicional:
Barramento da superficie com primário, argamassa impermeabilizante cimenticia, tipo WEBER-DRY, incluindo rede de fibra anti-alcalina.... e depois efectuar a colagem com cimento cola de ligantes mistos..

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to post
Share on other sites

Agradeço mais uma vez os comentarios/sugestoes. Mas surgiu-me outra duvida. Independentemente (ou talvez não) do tipo de isolamento que coloque (WEDI ou SCHULTER) não sei como passar as canalizações de esgotos. A rede de águas em multicamada passa na parede de pladur até chegar aos equipamentos. Mas como faço com a tubagem de PVC para passar os esgotos? A sanita resolve-se, se for de descarga à parede com tubo de 90mm. Mas já o bidé se nao for suspenso descarga para um sifao de pavimento, assim como banheira/base de duche e o lavatorio. Se tivesse betonilha (pelo menos 10 cm) resolvia-se facilmente. acontece que tenho so cerca de 5cm entre o limpo e as placas de OSB, que por sua vez estao sobre as vigas de madeira (20x7cm) Há forma de "mandar" a tubagem toda directamente para a parede de pladur e ligá-la ao tubo de 110 que faz a descarga total? Não é necessario sifao de pavimento para as loiças mencionadas? Como se costuma fazer nestes casos? Obrigado

Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.