Jump to content
Arquitectura.pt


Os softwares mais importantes ...


Costafam

Recommended Posts

Boas Vou entrar para Arquitectura o prox ano até vou me preparando por ganhar exp. de desenho em computador, digam-me quais os programas que na vida académica vou precisar para viver como aluno de arq. que sejam essenciais(ou mt mt mto importante) assim como o ser humano precisa de oxigénio ? Pelo menos mais dois softwares que vocês estudantes ou arq. mais utilizam. PS: Sei que o Autocad(Architecture) será excusado dizer que é necessário.

Link to comment
Share on other sites

Olá Sim, um programa de desenho é sempre necessário. E aí tens duas opções, software BIM (Archicad, Revit, Vectorworks) ou software 2d (Autocad). Considero essencial o Photoshop, serve para foto-montagens, montagem de paineis e muito mais coisas. Eu pessoalmente uso só um software de desenho e o photoshop... abraço

Link to comment
Share on other sites

Vê lá é se, quando acabares o curso, a Autodesk não decidiu comprar outra coisa qualquer, e mandou às urtigas o Revit, tal como já fez com o AutoArq, o ADT (sim, parece que ainda se vende, mas, who cares?) Não diria que é como o Benfica com os treinadores, mas não anda longe

Link to comment
Share on other sites

Porque razão...?
eu não concordo com o uso de software gráfico até ao 3º ano.... tudo à mãozinha para sentirem a escala, as medidas, a bricolgem, as maquetas, os vazios e os cheios, as porporções, a luz, a sombra, etc...


Não concordo porque o sketchup é como um software que representa tudo demasiado rapido... ou seja surgem arcos feitos com rectas e prespectivas conicas irreais. Acho que vendes bem projecto com ele... mas nao deve ser uma ferramenta de trabalho de desenvolvimento academico. na minha opiniao. Claro!:D
Link to comment
Share on other sites

Boas Costafam...como podes constatar tens uma oferta enorme de bons programas de desenho 2d e 3d, escolhe aquele que fores mais à bola. Aplica-te em estares actualzado e forma-te como bom profissional de arquitectura. ps: atenção que nenhum destes softwares te irá fazer ou dar-te ideias para os teus projectos =p

Link to comment
Share on other sites

o sketchup é como um software que representa tudo demasiado rapido

não vejo problema nenhum nisso, continua sem representar mais depressa que a cabeça ou a mao, a questao esta em testar uma coisa duas ou tres vezes, ou testa-la 10, na verdade acho que se o Costafem nao tem conhecimento do construcao, um BIM so vai servir para atrapalhar.

No entano ao ives de estudares um programa complexo (q so fas sentido tendo um projecto em maos) acosselharia ao Costafem a desenhar a mao levantada, sendo que esse sim sera a principal ferramenta.
Link to comment
Share on other sites

não vejo problema nenhum nisso, continua sem representar mais depressa que a cabeça ou a mao, a questao esta em testar uma coisa duas ou tres vezes, ou testa-la 10, na verdade acho que se o Costafem nao tem conhecimento do construcao, um BIM so vai servir para atrapalhar.

No entano ao ives de estudares um programa complexo (q so fas sentido tendo um projecto em maos) acosselharia ao Costafem a desenhar a mao levantada, sendo que esse sim sera a principal ferramenta.


Tenho um bloco (sketchbook) com vários desenhos arquitectónicos (plantas/edif em pers, etc) e quero materializa-los com os programas mais usuais (revit/autocad) portanto projectos ideias por enquanto não me faltam, por enquanto, quero selecionar alguns deles para começar a formar o meu portfolio.
Link to comment
Share on other sites

Ainda não tive oportunidade de experimentar o Bonzai face ao Sketchup, mas a verdade inequivoca é que o Bonzai é muiiiiiitttttoooooo mais completo que o Sketchup. O Bonzai até Nurbs faz, coisa que até os produtos Autodesk tardam em fazer bem... Será sem dúvida interessante perceber se o Sketchup se vai aguentar ou não face ao novo rival...

Link to comment
Share on other sites

...rui venda.. vamos ver... outra vantagem do SU, é a base de dados de componentes, quase ilimitada e ao alcance de um click ( o problema é separar o trigo do joio...), bem como a quantidade de plug-ins disponiveis que aumentam as capacidades do SU ( umas gratis/ outras nem por isso)

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Quanto à base de dados, a mesma (3d warehouse) pode ser usada dentro do Bonzai. Quanto aos plug-ins tens razão, se bem que no caso do Bonzai, este não precisa de plug-ins adicionais pois é já uma ferramenta muito completa. O que mais interessante acaba por ser no Bonzai é a sua abordagem tipo paramétrico de alguns componentes, tais como escadas, terrenos etc, o que ainda aumenta as suas capacidades e potencialidades. Não sou defensor do Bonzai nem utilizador assiduo deste, simplesmente deparei-me com este programa e encontrei nele várias potencialidades e claro, uma sombra clara sobre o Sketchup que não tinha concorrência e agora terá de se mexer para sobreviver - na minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

Quanto à base de dados, a mesma (3d warehouse) pode ser usada dentro do Bonzai. Quanto aos plug-ins tens razão, se bem que no caso do Bonzai, este não precisa de plug-ins adicionais pois é já uma ferramenta muito completa. /QUOTE]


O Bonzai consegue resultados tão bons quanto o SU com o pluggin do Vray?
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.