Jump to content
Arquitectura.pt


Residência Unifmiliar em área de 610m2


EROSJUNIOR

Como você avalia o projeto  

9 members have voted

  1. 1. Como você avalia o projeto

    • Ruim
      8
    • Bom
      0
    • Ótimo
      1


Recommended Posts

Prezados,

Este é um projeto desenvolvido em parceria com um Grande Amigo e Arquiteto, Dilmar.
Trata-se de uma residência unifamiliar locada em um terreno de 610m2 com um declive de 6m.

Com ênfase na sustentabilidade, a residência possui tratamento e uso de água cinza(água de chuva e reuso), aquecedor solar, madeiras certificadas, controle de luminosidade e ventilação naturais.


Descrição da Residência:
-4 suites sendo 1 master
-Sala de Estar
-Sala de Jantar
-Lareira
-Home Cine
-Ampla cozinha
-Adega Climatizada
-Área para Escritório
-Área de Lazer com deck
-Raia de 9m aquecida
-Piscina Infanto-juvenil aquecida
-Salão de Jogos com Churrasqueira e Forno

-Lavanderia

Críticas e comentários são bem vindos!
Grande Abraço a todos
EROSJUNIOR
arq.erosjunior@yahoo.com.br
Link to comment
Share on other sites

eu nao comento as imagens pois nao tenho qualquer formação para o fazer posso dizer que se aproximam da realidade e estão bem conseguidas isto a meu ver mas quem sou eu? acabei agora o 12º e sou um arquitecto wannabe. Só gostaria se poderá fazer o upload das plantas para vermos onde é cada divisão e a organização dos espaços. eu nao sei se é regra nao mostrar as plantas ou mostrar por isso peço já desculpa se estiver a asneirar.

Link to comment
Share on other sites

Prezado colega belichtet, Eu não postei a planta de Layout ou Humanizada, porque ainda não está pronta! Assim que estiver, adicionarei ao post para que seja avaliada também!! Eu acredito que para avaliar o projeto, você não necessariamente precise ser um arquiteto formado, basta ter bom senso e análise crítica... se não gostou de alguma coisa, você pode colocar o seu ponto de vista, críticas construituvas são sempre bem vindas!! Grande Abraço EROSJUNIOR

Link to comment
Share on other sites

ok é que sou meio maçarico aqui em relação a arquitectura e achei que se tivesse uma critica a fazer nao tinha direito a fazer pois voces já sao alguns formados e tudo =P bem posso dizer que gosto muito do espaço exterior o aproveitamento do espaço ficou muito bem e pelas imagens está muito agradavel , mesmo a piscina sendo muito estreita agrada-me porque adoro ver piscinas compridas mas finas :D adoro aquelas que nao tem pouco mais da largura de uma pista olimpica. depois só tenho a dizer que os planos sao todos muito apertados torna difícil perceber-se onde vão dar certas coisas, mas com as plantas isso fica logo bem. a parte da frente agrada-me bastante devido ás cores e à madeira e a obliquidade fica muito bem, só nao gosto muito do posicionamento da porta. acho que nessa imagem da parte da frente deveria estar um pouco mais para a esquerda e para cima (o ponto de vista) pois nao se vê aquela varanda que para mim é outro ponto forte desta parte da frente. quanto à parte de trás (imagem 4) acho que torna-se confuso pois a imagem está "queimada" ou seja os brancos não deixam perceber bem o que está lá. esse quintal atrás deve ser bastante acolhedor se ficar assim, um espaço fechado(penso eu mas pode haver ali uma porta -mas na sei porque na se vê) com bastante privacidade . bem é a minha opinião espero ter dito tudo. boa continuação do bom trabalho. fique bem

Link to comment
Share on other sites

Grande belichtet, Interessantes as suas visões, eu disse, cada um tem uma percepção do projeto! Bem.. vou tentar explicar... começando pela frente, o que você vê como uma varanda, é na verdade um terraço, que também faz o papel de cobertura da garagem.... e a escolha da posição da imagem, foi proposital, para utilizarmos o ângulo da foto tirada do local para posterior composição da cena! Os acessos são abertos assim, porque esta residência está em um condomínio de alto padrão aqui na minha cidade, e neste caso, nenhuma casa tem portões ou portas na área externa, pois a administração do condomínio que é responsável pela segurança! e o próprio desnível do terreno (3m) e recuo da calçada (5m) já dificultam a visão de qualquer observador que esteja na rua... lembro também que a residência está 0,50m acima do nível da rua! Em relação as piscinas, o programa de necessidades pedia uma raia para natação, por isso da piscina que você diz ser estreita... o ideal seia ela ter 12m de comprimento, entretanto comprometeria outros itens da área de lazer, por isso foi feita com 9m somente... ela tem 9mx3m. A piscina menor, tem diâmetro de 4.8m! Em relação a imagem 4 (fundos) precisamos terminar a área de churrasqueira e salão de jogos, por isso ainda parece tudo "branco" em uma atualização futura, as coisas vão começar a aparecer! Agradeço e muito seus comentários, e acredito que não importa o nível, nem muito a capacidade profissional de cada um, estamos todos aqui para aprender e discutirmos sobre arquitetura, e tenho certeza que o seu senso crítico te ajudará bastante! Grande Abraço, EROSJUNIOR

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Prezados, Gostaria muito da opnião do(a) colega que votou com RUIM no projeto. Acredito assim como disse ao colega belichtet que cada um tem um ponto de vista sobre o projeto e não ficarei chateado com isso, apenas gostaria de entender o porque do voto RUIM! Estou inclusive a disposição para qualquer esclarecimento caso algum item do projeto não esteja de fácil entendimento. Grande Abraço Arq. EROSJUNIORB)

Link to comment
Share on other sites

nao tendo sido eu a votar ruim, parece-me existir demasiados materiais sem que nenhum tome real relevancia, excesso de vidro sem o devido sombreamento, os canteiros com as flores, seriam completamente desnecessarios, sendo que ate parecem estar a atrapalhar, por outro lado reconheco se pede sempre um pouco de verde num situacao destas. sem plantas e cortes, nao direi mais nada

Link to comment
Share on other sites

Prezado Colega Argos, Não entendi a sua posição quanto a materiais não relevantes ao projeto, acredito que a utilização do concreto, madeira e vidro são o básico utilizado em toda esta construição. As fachadas que tem suas aberturas compostas por vidros, e a madeira, são elementos que foram utilizados baseando-se no programa de necessidades criado a partir de entrevista feita com o cliente! Afinal de contas, o cliente expressa o que deseja e a função do arquiteto é de unir harmonicamente todos os itens em uma estrutura que reflita o que o cliente imaginou! E quanto ao paisagismo, aqui no Brasil,é obrigatório que uma porcentagem do terreno seja permeável, e desta maneira o paisagismo é utilizado para transformar estas áreas em espaços bonitos, não somente "espaços com grama" no terreno, ou ainda muitas vezes sem grama! Sobre as plantas e cortes, estes não foram apresentados, pois não foram desenvolvidos! Estas imagens foram criadas para que o empreendedor vendesse o projeto ainda em planta, entretanto a parceria com o empreendedor foi finalizada por motivos que não me cabem e o trabalho assim foi encerrado. Tenho planos de finalizar este projeto, pois tenho outro terreno semelhante a este para efetuar a implantação, entretanto outros projetos estão em andamento e este agora não é a prioridade! Agradeço a sua atenção e crítica, desculpe se as imagens aqui expostas juntamente com a descrição não são suficientes para que entenda o projeto como um todo. Grande Abraço, Arq. EROSJUNIORB)

Link to comment
Share on other sites

Erosjunior, assim sendo duvido muito que aqueles pequenos canteiros satisfacam cotas de permeabilidade , a oposicao aos materiais baseia-se mais nos alçados onde aquele vermelho nao vai bem com a madeira (estava na duvida se era madeira ou placas ceramicas). continuo a achar que os vaos deviam de estar sombreados (talves por elementos em madeira).

Link to comment
Share on other sites

Prezado Argos, Como eu te disse.. acredito que somente com as imagens postadas não seja possível você avaliar a extensão do projeto, entretanto posso te afirmar que somando-se os canteiros às demais áreas permeáveis do projeto, o limite mínimo para esta região é ultrapassado! Quanto aos elementos, os pórticos vermelhos fazem parte da estrutura e dão suporte ao terraço que encontra-se do lado esquerdo. A combinação de materiais e cores, é subjetiva, o cliente escolheu estas entre as diversas combinações que foram sugeridas! Referente aos vãos.. você quer dizer as sacadas? ou seria os corredores laterais que dão acesso a área de lazer? Não pude deixar de observar seus comentários em outros posts neste fórum, e notei que tens um grande censo crítico. Observei também entre outros colegas que a pesar da língua ser a mesma, os costumes de nossos países são em alguns pontos diferentes e diante deste fato, gostaria muito de apreciar um trabalho de sua autoria, entretando não o encontrei aqui no fórum! Agradeço mais uma vez a sua atenção e crítica, gosto das críticas pois elas favorecem o esclarecimento de detalhes do projeto que muitas das vezes não são passados em imagens. Grande Abraço, Arq. EROSJUNIORB)

Link to comment
Share on other sites

Eros, geralmente chamamos vaos a todos os envidracados, ou aberturas numa parede, a menos que os envidracados constituam em si as proprios paredes ( ai chamamos panos de vidro), vulgarmen-te janelas, portas ou outras aberturas que possam acontecer numa parede. Se expoe aqui um trabalho estara de certo a espera de opinioes, eu tento explicar as minha de uma forma amena, no entanto por vezes sou levado por um pouco mais de emocao a exprimir o que primeiro me vem a cabeca, o que nao foi neste caso. quanto a pedir-me pelos meus projectos, infelizmente nao tive ainda clientes proprios para o fazer e vir aqui mostrar, mas olhe que tambem nao estou cheio de pressa, tenho muito para aprender ate la.

Link to comment
Share on other sites

Caro, este forum têm a virtude de ser comentado por arquitectos dos dois lados do atlantico, que têm visões diferentes, assim como expressões e maneiras de escrever diferêntes. Neste projecto e do pouco que se pode vêr ( falta logicamente o principal , plantas ) De facto , existe alguns materiais a mais, maneirismos que são de evitar. Deverás reduzir materias e uniformizar muros , embasamentos numa linguagem unica. As floreias de cada lado da escada não funcionam. A piscina com a parede en evinel ( pastilha ) e a cascatazinha tb não se enquadram numa arquitectura contèmporanea e sóbria. O mesmo para os muros a tardós. A porta de entrada tb pode ser melhorada. O tecto falso no alçado tardós deve se integrar nos tectos ( serem brancos ). Falta alguma maturidade, o que é normal. O 3d por si só não faz um projecto, ajuda somente a vender a ideia. No entanto é sempre louvar o trabalho. vamos falando Mestris

Link to comment
Share on other sites

Prezado Argos,

Não pude deixar de observar seus comentários em outros posts neste fórum, e notei que tens um grande censo crítico. Observei também entre outros colegas que a pesar da língua ser a mesma, os costumes de nossos países são em alguns pontos diferentes e diante deste fato, gostaria muito de apreciar um trabalho de sua autoria, entretando não o encontrei aqui no fórum!
Agradeço mais uma vez a sua atenção e crítica, gosto das críticas pois elas favorecem o esclarecimento de detalhes do projeto que muitas das vezes não são passados em imagens.

Grande Abraço,
Arq. EROSJUNIORB)


:D:palmas::(
:foto::devil:XDXDXDXDXDXDXDXDXDXDXDXD
Link to comment
Share on other sites

Caro, este forum têm a virtude de ser comentado por arquitectos dos dois lados do atlantico, que têm visões diferentes, assim como expressões e maneiras de escrever diferêntes.
Neste projecto e do pouco que se pode vêr ( falta logicamente o principal , plantas )

De facto , existe alguns materiais a mais, maneirismos que são de evitar. Deverás reduzir materias e uniformizar muros , embasamentos numa linguagem unica.
As floreias de cada lado da escada não funcionam. A piscina com a parede en evinel ( pastilha ) e a cascatazinha tb não se enquadram numa arquitectura contèmporanea e sóbria. O mesmo para os muros a tardós.
A porta de entrada tb pode ser melhorada. O tecto falso no alçado tardós deve se integrar nos tectos ( serem brancos ).
Falta alguma maturidade, o que é normal.
O 3d por si só não faz um projecto, ajuda somente a vender a ideia.
No entanto é sempre louvar o trabalho.

vamos falando

Mestris


Fazendo uma crítica construtiva ao teu trabalho,

Concordo com o que o mestris disse no que sublinhei a azul.

Abraço!:D
Link to comment
Share on other sites

Olá Eros, saudações do Brasil! Realmente as plantas faltam, até por questões de orientação solar e ventilação que considero importantes em um bom projeto. O fachadismo também é outro ponto a ser tocado, não compreendi ainda aonde queres chegar formalmente, o porquê da composição de materiais, cores e formas. Creio não ter ficado claro. No mais, acho que críticas são sempre bem vindas certo? a melhor coisa seria tomar nota de tudo o que te proporcionam, e se acreditares no teu ponto de vista, o certo seria um contra-ataque sadio e com fundações profundas o suficiente, nada mais justo. Arquitetura é esse bate e volta de informações e formas de se fazer, se conseguires perceber onde estão os problemas, seria legal ver aonde podes evoluir a idéia. pensar, deselvolver e analizar, voltar, desenvolver, analizar, etc... aaa o tempo que sempre nos falta =)

Link to comment
Share on other sites

Prezados Colegas, Antes de mais nada, quero agradecer a todos pelos comentários!! Não quero criar inimizade com ninguém aqui no fórum, mesmo porque estou aqui a pouco tempo, apesar de já estar registrado a muito. Este projeto, foi criado para ser vendido ainda em planta, e é por esta razão, que foram criadas as imagens 3d... a próxima e final etapa era de montar as plantas humanizadas do projeto para divulgação da residência, entretanto este projeto, teve seu processo de desenvolvimento interrompido, como já citei, e por este motivo as plantas, cortes e outros elementos necessários a uma análise crítica mais profunda não foram criadas e nem apresentadas. Como também já citei, estou aberto a críticas e sugestões dos amigos portugueses... entretanto não entendo o porque da agressividade de alguns quanto aos comentários, acredito que todos tem a capacidade de discutir os projetos apresentados no fórum, no mínimo de maneira profissional, mesmo que ainda não esteja graduado ou seguro de seu conhecimento sobre arquitetura. Opnião certamente cada um tem a sua, e muitas das vezes serão contraditórias, como está acontecendo nesta nossa discussão, e como também já citei, o projeto foi desenvolvido juntamente com o cliente que acredito ser a melhor maneira de transformar a vontade dele em realidade... em muitas coisas com certeza é obrigação do arquiteto indicar uma melhor solução, entretanto neste projeto não observei nada que foi acrescentado que pudesse ser considerado supérfluo ou mesmo que não entrasse em harmonia com a vontade do cliente. Vejo que muitos aqui gostam de seguir regras, estilos únicos, eu trabalho de maneira harmonica com os estilos e formas, não me prendo a nada, eu crio arquitetura. É como dizia uma professora minha da faculdade, se a sua obra causa estranheza, tenha certeza de que ela é arquitetura, pois arquitetura é arte! Como sugerido pelos amigos, também acredito que muitas coisas poderiam ser diferentes, entretanto o cliente tem que se sentir feliz com o projeto, afinal quem vai utilizar o projeto é ele, certo? Bem espero que todos tenham entendido que desejo sim aprender muito com a visão dos amigos Portugueses, que acredito serem a maioria neste fórum. Um Grande Abraço a todos e uma ótima semana! Arq. EROSJUNIORB)

Link to comment
Share on other sites

Ta certo Eros, afinal também, aqui é área de exposição.. e existem muitas formas de arquitetura. Para se desenvolver algo e aprender junto com quem quer ensinar aqui, legal seria um projeto em desenvolvimento com a possilbidade de alterações rápidas segundo o que o pessoal debater em cima. Mas é sempre a crítica que define o profissional, e as críticas ruins.. não te dão vontade de quebrar as pernas do f***** da p***!? :( a melhor maneira de se superar e se manter na crista.. são as críticas. Eu viro o bixo quando professor critica.. pode ser entrega final. Mas mudo tudo pra "calar a boca" :D é a melhor sensação do mundo, hahaha. abração

Link to comment
Share on other sites

Não existindo um parâmetro de votação identificado como "material insuficiente", tem sorte de não ter mais "ruins", mas a verdade reside naquele já velho ditado "Há melhores fotógrafos do que arquitectos!". Assim sendo não poderei dar algum tipo de crítica sem os desenhos técnicos (pelo menos plantas e cortes).

Link to comment
Share on other sites

Pois bem.. André, concordo com você que um projeto que está sendo desenvolvido tem muito mais a ganhar em um fórum com esta qualidade de profissionais críticos, do que um projeto já fechado. Em relação a refazer tudo para satisfazer o professor, eu aprendi que se você defende o seu projeto e o justifica, você consegue convencer o professor e não precisará refazer tudo.. quem sabe alguns ajustes! Eu não fico triste nem sinto raiva das críticas.. aceito-as numa boa, tento sim justificar o que estou apresentando... e como disse antes.. em um projeto que está em andamento, ou fase de criação, é sim muito mais fácil você agregar o conhecimento de outros profissionais. Colega Pinus... eu só não entendo o votar em ruim sem um comentário, mesmo que com uma crítica destrutiva, não estou dizendo que é o seu caso. Concordo que falta informações para uma análise completa do projeto, e acredito que assim como você não quer opnar sem estes complementos, os que votaram em ruim poderiam utilizar esta justificativa! Agradeço os comentarios dos colegas, espero em breve poder postar algo ainda em desenvolvimento para então discutirmos mais! Abraços Arq. EROSJUNIORB)

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.