Jump to content
Arquitectura.pt


Luminotecnia


g.dasilva

Recommended Posts

Estimados,

Trabalho em Projecto de Iluminação e estou a preparar uma formação em Luminotecnia que pretendo propor em Gabinetes de Arquitectura.
Abordará os princípios básicos, tipologias de lâmpadas e luminárias, e até espaço para dúvidas ou questões específicas.
Pretendo que seja uma formação personalizada e quase pessoal.

Gostava de saber a vossa opinião, do tipo: 'BOA IDEIA, EU E UNS QUANTOS AMIGOS ALINHAMOS' ou então 'EH PÁ, NEM SE META NISSO!' (são aceites outras reacções, não indicadas atrás).

Peço-vos que adicionem algumas questões que são comuns aos praticantes dessa actividades invejável, que é a arquitectura (sim, porque desde pequenino que quero ser arquitecto - faltou-me o tempo). :D

Aguardo com expectativa o vosso feedback.

Gabriel da Silva
Link to comment
Share on other sites

g. dasilva, Penso que uma preocupação que abrange todos os profissionais nesta área é informação técnica dos diferentes tipos de iluminação existentes; fluorescente, halogénio, iodetos metálicos, etc etc. Seria bom disponibilzares, se possível alguma informação relativa ao tipo/utilização/quantidade necessária.

Link to comment
Share on other sites

Viva Michael Loureiro,

Conto ainda este ano ter alguma dessa informação, apresentada de forma simples e compreensível, no meu site (http://iluminar.no.sapo.pt).
Em adição será também disponibilizada alguma informação, com base na recente Norma EN12464-1, sobre os níveis de iluminâncias que diversos locais devem considerar como adequados.

Como possivelmente compreenderás o tema Luminotecnia é bastante vasto.
Depois se considerarmos a subjectividade implícita na interpretação dos efeitos lumínicos, é como diz o adágio: 'dá pano para mangas.'
Ou seja, a tarefa não se configura fácil, mas podemos dar uma ajuda, pelo menos, nos critérios mais básicos.

Aquilo que pondero é, como indicado no primeiro post, propor formação em Atelier.
Com algumas dessas noções luminotécnicas mais básicas, algum detalhe dos vários tipos de iluminação artificial (lâmpadas/equipamentos/soluções de controlo/etc...), e até informação de carácter mais específico, que, obviamente, diferirá de atelier para atelier.

Agora, e em primeiro lugar, gostava de ter percepção se valerá a pena o investimento de tempo e recursos em preparar esse conjunto de informações.
Ou seja, se existirá interesse por parte de alguns aterlier's nesse tipo de formação.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.