Jump to content
Arquitectura.pt

Recommended Posts

ola para todos...

o meu curso relaciona urbanismo e estou no primeiro ano..particularmente acho o curso meio chato:\ mas gosto d arquitectura:P, so a parte de ciencias sociais eh k esta a me atrapalhar:s.... mas eh assim..eu quero saber qual eh a influencia das ciencias sociais no estudo da arquitectura?...e qual eh a correcta definicao de ciencias sociais para meu curso?....

por favor me ajudem.... estou mesmo atrapalhada!

agradecia se me ajudassem....:D

Ora bem, vamos por partes: 1. Arquitectura e Urbanismo não são coisas diferentes, são complementares: a arquitectura trata tanto do desenho de edifícios, como do planeamento e desenho de cidades e territórios (em concertação com outras áreas de conhecimento, que vão desde o direito à psicologia). Em Portugal não há uma divisão rígida entre arquitectos e urbanistas e a única classe profissional com habilitações para desenhar o espaço à escala urbana são os arquitectos. Isto não implica que os planos não sejam feitos por equipas multidisciplinares, mas cabe aos arquitectos (pelo menos até à entrada em vigor do Decreto-Lei que revogue o 73/73, cuja última redacção desconheço) o desenho do espaço. 2. A definição de ciências sociais é independente do curso que se tira. Da mesma forma que a definição de ciências exactas é independente do curso que se tira. 3. Tens vários exemplos de influências importantes das ciências sociais na arquitectura e no urbanismo, desde a Geografia (vê Kevin Lynch, Gordon Cullen ou Kenneth Boulding) até à Sociologia. Porquê? Porque muitos dos paradigmas sociais que estão traduzidos nos projectos de arquitectura e urbanismo partiram de estudos que explicavam a evolução social ou tendências futuras do comportamento humano.

muito honestamente nao compreendo a questao, eu diria que quando tiras a componente social a Arquitectura (Historia, Geogafia e Sociologia), ficas praticamente com a componente the engenheria, dado que a artistica e 5% do processo e na verdade nao pode ser desvinculada das ciencias sociais.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.