Jump to content
Arquitectura.pt


Paineis solares e fotovoltaicos


jonyol

Recommended Posts

De há algum tempo para cá, a questão dos paineis solares e dos sistemas fotovoltaicos tem vindo a ser explorada.
Eu próprio tentei informar-me ao máximo sobre a utilização destes dois sistemas e consegui aprender bastante pela leitura de dois manuais que estão disponíveis na internet.
Aqui fica o link para quem estiver interessado.

http://www.greenpro.de/po/index.html

Link to comment
Share on other sites

Em relação à nova a legislação Lei 60, os novos projectos têm que possuir 1m2 por cada habitante (em moradia unifamiliar), de qualquer das formas gostaria de saber se contemplar-mos isso em projecto, mas em fase de obra caso o requerente não possua capacidade financeira para o executar, pergunto: "Se é possível deixar apenas a PRÉ-INSTALAÇÃO"? não inviabiliza obter a licença de habitabilidade?

Link to comment
Share on other sites

Para a obtenção da licença de habitabilidade/utilização, isso irá depender da câmara. No entanto se se tratar de um projecto certificado, isso será muito complicado, porque neste momento as novas moradias têm que ter pelo menos classe B e sem paineis solares é muito complicado. Poderá ser excluida a utilização de paíneis (desde que bem justificado) caso não existam coberturas bem orientadas (orientadas a sul) mas acredite que os paíneis são uma boa solução. Dos projectos que tenho feito, as pessoas estão bastante contentes.

Link to comment
Share on other sites

Ná há pré-instalações. Se o projecto contempla os painéis solares, a construção terá que ter os painéis solares com as características similares às projectadas. O certificado de conformidade energética, determinante para a obtenção da licença de utilização, confirmará se a instalação está feita, se os modelos do projecto estão colocados (ou similares, mas cuidado com isso, porque nem todos os modelos certificados pela Keymark têm o mesmo rendimento) e por fim se existe um contrato de manutenção da instalação com um instalador certificado válido por cinco anos.

Link to comment
Share on other sites

Exactamente. Normalmente os paineis solares considerados em projecto sofrem algumas alterações, visto que as pessoas tentam adquirir aqueles a que têm mais fácil acesso. No entanto os paineis teram que ser similares ao projectados.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Tive a inforamar-me numa amiga que é perita e todas as novas habitações terão de ter necessariamente paineis solares, com excepção se não existir cobertura virada a sul... pelo menos 2 horas de sol ao nascer do sol e/ou por do sol (não sei muito bem esta parte).

Pedro, agradeço a informação!


se uma habitação por algum motivo apenas "apanhar" sol 2 horas depois do sol nascer até 2 horas antes do sol se por nao necessita dos paineis porque este não vao ser rentaveis.
Por exemplo se o sol nascer as 7:00 e se puser as 20:00 e a habitação apenas "apanhar" sol das 9:00 as 18:00, esta habitação não é obrigada a colocar os paineis.
Link to comment
Share on other sites

Como já disseram, a obrigatoriedade de instalação de painéis solares decorre do DL 80/2006, da existência de área disponível no quadrante Sul e da inexistência de obstáculos significativos,... estando fora de questão se o investimento é rentável ou não. Citando as P&R da ADENE, como sei se um obstáculo é significativo para efeitos de isenção da obrigatoriedade da instalação de colectores solares? Podem-se considerar obstáculos significativos, os elementos construtivos ou outros permanentes que se interponham entre os colectores solares e o sol de uma forma significativa quer em termos de área, quer em de período de interposição. Alguns elementos como postes de iluminação, de telefones ou equivalente são considerados obstáculos não significativos. Calcula-se o Esolar (sem obstrução) com o programa Solterm e o Esolar (com obstrução). Se a razão entre o Esolar (com obstrução) e o Esolar (sem obstrução) for inferior a 0,7 pode-se considerar que o obstáculo é significativo, não havendo a obrigatoriedade de instalação de painéis solares.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.