Jump to content
Arquitectura.pt

Projectos de acústica e térmica

Recommended Posts

Engenheiro Civil, menbro da ordem dos engenheiros mostra a sua disponibilidade para colaborar com gabinete de arquitectura ou arquiteto na elaboração de projectos de acústica, térmica e ainda na certificação energética de edifícios e na realização de ensaios acústicos.

Para a realização de um projecto de térmica, é conveniente que sejam fornecidas para além da arquitectura (plantas, cortes, alçados, planta de implantação) o projecto de estabilidade, ou pelo menos uma noção de qual a estrutua a utilizar. Isto porque sem o projecto de estabilidade é impossível efectuar o calculo das pontes térmicas planas e lineares como é obvio. O projecto de águas também poderá ser útil, mas neste campo, basta um email para saber se a rede de águas será em PEX ou não, porque caso seja, é necessário descontar 10% ao rendimento do equipamento (esquentador, caldeira etc). Os mapas de vão também são uma boa ajuda, pois nem sempre é possível saber as alturas dos vãos através dos alçados e dos cortes. Estas coisa ficam mais ou menos alinhadas ao fim de 2 ou 3 projectos, porque começa-se a conhecer a forma de trabalhar das pessoas e depois é mais simples.

Mapa de vãos são uma boa ajuda!!!!
são essenciais.. e deverão esclarecer o tipo de caixilharia, vidro e protecção solar prevista.

Os dados não são necessários para a Certificação da ADENE.... são logo à partida necessários para o Projectista de RCCTE... mais tarde transmitidos(através do Projecto já elaborado) ao Perito que irá Certificar o dito e emitir o CE.

O projecto de Estabilidade é essêncial, para quantificar as PTL e PTP... o tipo e espessura dos elementos estruturais.
O Projecto de rede de Agua, também...e devidamente compatibilizado com a solução de AQS preconizada (que deverá ser discutida em sede de Proj. de arquitectura com o Dono de obra e restante equipa técnica, já que pode ou não implicar a integração de zonas técnicas - A quantificação do contributo solar para AQS (e), é dado pelo software SOLTERM)

O Projecto de RCCTE e demais.. não são projectos isolados, são projectos que interligam várias valências e requisitos e que devem ser compatibilizados e retrocompatibilizados.

Os promenores dos nós da envolvente exterior preconizados pelo Proj. de arquitectura, são também essênciais para a caracterização da envolvente e propor eventais alterações.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Se só se fizessem projectos quando temos esses dados todos na mão, então era necessário muito tempo para fazer alguma coisa. Claro que os mapas de vãos são necessário, claro que o projecto de estabilidade é necessário, claro que é necessário o projecto de redes de águas. Mas quantos projectos é que já começou tendo esses dados todos na mão?????
Normalmente essa troca de dados vai decorrendo ao longo de algum tempo...
"Os dados não são necessários para a Certificação da ADENE.... são logo à partida necessários para o Projectista de RCCTE... mais tarde transmitidos(através do Projecto já elaborado) ao Perito que irá Certificar o dito e emitir o CE."......tal como eu já tinha referido, para certificar o projecto, esses dados são necessários.
"O projecto de Estabilidade é essêncial, para quantificar as PTL e PTP... o tipo e espessura dos elementos estruturais.".....também já tinha mencionado.
"O Projecto de rede de Agua, também"....já li isso neste tópico
É necessária alguma flexibilidade das duas equipas para que as coisas corram bem.

.. não é uma questão de flexibilidade.. é uma questão de encadeamento dos projectos, e uma questão que tem a haver com a QUALIDADE dos projectos... a montante (entre equipes tecnicas) e a jusante ( para o licenciamento e Obra) das decisões e implentações.

Agua-Mestra, Lda

Sim mas a sua resposta foi muito pouco flexivél. Não me diga que não executava um projecto se não tivesse os mapas de vãos, ou se não tivesse o projecto de águas. Bastava uma simples conversa para saber o que se esta a pensar implementar. Aquilo que fala, seria o ideal mas a coordenação das equipas e dos tempos de resposta de cada um nem sempre o permitem.

É possível, mas eu (felizmente ou infelizmente) não funciono assim. de qualquer maneira, é minha opinião que o Projecto de Arquitectura deva ir completo e com aa informaçãoes essênciasi, discutidas com o dono de obra (mesmo que após os calculos e verificações tenha que pontualmente ser alterado/ revisto), por forma a permitir que a restante equipa faça o seu trabalho. Não esquecer que as opções tomadas no Rpjecto de arquitectura, tem consequências importantes sobrte os custos finais da obra... e muitas vezes, por falta de cautela... a Engenharia, para fazer cumprir determinado requesito.. "estica-se" nas especificações de certas soluções... é minha opinião que o tempo do copy/ paste, acabou... ( não há omeletes, sem ovos...)

Agua-Mestra, Lda

"Eu tb quero muito um ferrari, mas não é por isso que deixo de andar de carro" Eu também gosto muito quando tenhos logo os dados todos dísponíveis. Neste momento tenho alguns projectos em stand-by porque me falta a estabilidade. Estou há espera desses dados há um mês. Claro que só vou tocar no projecto quando tiver esses dados, no entanto já ando em conversações com os arquitectos para tomar algumas opções. Por vezes os prazos não nos permitem esperar eternamente, senão tenho apenas umas horas para realizar o projecto e nesse caso, garantidamente que os erros serão muitos. (não há ovos sem galinhas)

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.