Jump to content
Arquitectura.pt


Jardins verticais


vitor_90

Recommended Posts

  • 2 weeks later...

neste momento existem (do meu conhecimento) duas empresas, em Portugal, que fazem jardins verticais...uma empresa sueca que tem uma filial em Lisboa chamada "vertical garden design" e uma empresa do Porto chamada "Monteiro&Ricou"....são dois sistemas um pouco diferentes...se alguém tiver interessado nos extractos que formam os jardins verticais assim como as espessuras que são contituidas, posso aqui expor...

Link to comment
Share on other sites

o sistema da "vertical garden design" é constituido por um muro de suporte,uma estrututa metalica que suporta uma placa de pvc e faz de caixa de ar e uma camada de feltro de sustenta as sementes... deixo aqui o mail recebido: "The section of the wall is very simple. It is made of a 10mm expanded pvc attached on studwork (to create an air layer for the wall behind). Ontop of the pvc a felt is attached and finally plants are stapeled into the felt. The irrigation and nutrients are supplied through a driptube system on the felt surface." o sistema da "Monteiro&Ricou" é um pouco diferente. Aqui fica o mail explicativo: A estrutura metálica suporta o Jardim Vertical e faz a ligação ao edificio. A membrana impermeável é para situações de interior em que é necessário isolar o jardim da parede para que não haja infiltrações. Depois da estrutura metálica fixa no local passa-se a colocação do subtrato em que as plantas se vão desenvolver e crescer. Depois colocam-se as plantas. O sistema de rega automática finaliza os trabalhos. As principais diferenças do sistema francês são a utilização do substrato e a ausência de àgua sempre a correr. O nosso substrato armazena água e vai libertando à medida que a planta necessita. Praticamente não hà perdas de água.As espessuras podem variar ligeiramente consoante a dimensão do jardim vertical a instalar. De qualquer forma envio-lhe os dados com que temos trabalhado. Espessura da parede : 20cm Espessura da estrutura: 5-7 cm Espessura do substrato: 16 cm Ou seja o total ficaria nos : 41 - 43 cm Falta ainda o volume da estrutura verde (plantas) que depende do tipo de plantas a instalar ( 10-20 cm)" Fica aqui o agradecimento ao Diogo Ricou da "Monteiro&Ricou" e ao Michael Hellgren da "Vertical Garden Design"

Link to comment
Share on other sites

Apesar de ser um sistema inovador em termos de "bio-construcção" tenho alguns problemas em relação à proliferação de comunidades de insectos tão perto de vãos que (em princípio) serão para utilizar. Não sei se algum desles contempla um meio de controle dessas comunidades.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos Em resposta a questão colocada acerca da possibilidade de aparecerem insectos e outros animais no jardim vertical, a resposta é a seguinte, de facto qualquer massa cerde natural tem tendência a atrair animais. No nosso sistema não é garantido a 100% que não venham a aparecer animais, mas o substrato onde as plantas se desenvolvem é ligeiramente acido, impedindo que aprodeça e crie cheiros que possam aumentar a possibilidade de aparecerem os dotos animais. De qualquer maneira existe a possibilidade nas alturas mais propricias do seu aparecimento aplicar um insecticida ou repelente. É conveniente não esquecer que onde existem insectos passam a existir aves que vão controlando as populações. Enfim é um espaço verde é normal que apareçam um ou outro animal. Daí a bio-construção. Abraço Diogo Ricou

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.