Jump to content
Arquitectura.pt


Lojas - obrigatório contadores individuais


arq.s

Recommended Posts

Olá a todos, quero colocar esta questão: tenho um projecto composto por habitação no 1.ª andar e 2 lojas no R/C. A questão que se coloca é a seguinte: é necessário colocar contadores da electricidade e água independentes para cada fracção? ou pode o requerente , uma vez que é dono do prédio todo e as lojas vão ser exploradas por ele, 1 só contador da água e 1 só da electricidade para o edifício todo? As áreas das ditas lojas são 35m2 e 15m2, mesmo muito pequenas. Agradecia que alguem me pudesse responder. Obrigado

Link to comment
Share on other sites

O projecto deu entrada como habitação, e 2 lojas. Será que consigo considerar tudo como uma só fracção?1 1 - é possível, ainda vou a tempo, tendo em conta que só o dono as vai explorar. 2 - Ou se identifiquei as 2 lojas, automaticamente criei 2 frações para além da habitação? E caso faça: 3 contadores (1 para cada fracção) também á sempre a hipótese de caso não seja usado, mandar retirar o contador?! Isto porque o dono pretendia pagar os consumos todos no conjunto, e não estar a pagar valores de aluguer de vários contadores (é não economizar)!

Link to comment
Share on other sites

O que interessa é o que consta no título constitutivo da proprpiedade. Se, quando entrou o projecto, a fracção não estava individualizada em fracções autónomas, então estamos perante uma fracção única, podendo-se, assim, colocar um único contador. Se me permites a achega, acho um erro essa opção só porque no imediato todo o edifício vai ser explorado por uma única entidade que por acaso até é o proprietário. Entendo que se deveria desde já, na fase da construção, preparar os espaços para poderem receber contadores no futuro, caso eventualmente esta venha a ser dividida em fracções. Para acabar, eu creio que essa história do pagamento pelo aluguer do contador de água e electricidade já acabou. Será melhor confirmares.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.