Jump to content
Arquitectura.pt

Recommended Posts

Poderá uma obra arquitectónica constituir uma discussão frutífera da sua indefinição enquanto obra de arte ou objecto cientifico e neste sentido funcional? Na sua índole, o conceito funcional interage com a definição de habitação, e neste sentido poderá coexistir enquanto conceito artístico?, ou uma complementa a outra e vice-versa?

...bom, não sei se percebi bem as questões, mas cá vai a minha opinião. primeiro ponto: A arquitectura não é uma ciência exacta, pois caso o fosse só haveria uma arquitectura possivel e não várias como se constata. Na verdade diferentes arquitectos provenientes de diferentes backgrounds e com conhecimentos e sensibilidades diferentes quando confrontados com o mesmo problema (por exemplo um dado concurso) apresentam sempre soluções (projectos arquitectonicos) também elas diferenciadas. segundo ponto: Segundo uma definição amplamente divulgada, e não sei se hoje ainda aceite, sobre a total inutilidade/funcionalidade dos objectos que se qualificam como arte, então a arquitectura devido à sua função programática fica automáticamente dela excluida. Pessoalmente não concordo com esta definição de arte e de qualquer forma acho que a arte, mesmo a dita inútil, é-nos necessária. Somos humanos e a nossa inteligência já suplantou os nossos instintos primários há muitos séculos. Eu, pelo menos, preciso de arte. Talvez não para sobreviver, mas para viver! Também acho que o rigor aplicado tanto no desenho como nas soluções construtivas da arquitectura é o resultado/fruto do nosso conhecimento cientifico. A arquitectura a meu ver tem tanto de cientifico como de artistico... umas são mais racionais, outras mais intuitivas ou emocionais

Sim, de facto a arquitectura não é uma ciência exacta, e deste modo assume-se como uma disciplina aberta a novas ideologias, vivendo da sua própria indefinição formal, e do seu compromisso com a função. Desta forma, poderemos considerar que a arquitectura e, por imposição de uma função bem desempenhada se torne num objecto de design construído para aquele efeito, arrasando toda a concepção artística?

Pois há essa questão das peças de design, o que são? O design veio optimizar a relação entre o utilizador e a função do objecto. parece-me que o design é uma arte aplicada. Se se considerar Arte como dominio da matéria para solucionar uma função então acho que a arquitectura têm ai uma grande proximidade com o design. acho que um problema de design é um problema de arquitectura, mas no entanto o design devido à sua escala interage sobretudo com o ser humano e não tanto com o meio ambiente onde se insere. Assim o design torna-se muito mais passivel de se tornar global, susceptivel de standartização e produção/venda em série com sucesso. No design há menos condicionantes e portanto é mais fácil de generalizar soluções, enquanto que na arquitectura devido à multiplicidade de elementos variáveis com que opera, é muito mais provável de se tornar peça única. O design é feito com base numa população alvo generalista que ronda os 95%, enquanto que a arquitectura é feita para um cliente e um lugar. No meu entender há semelhanças entre design e arquitectura, e ambas as disciplinas nascem de uma concepção artistica, agora aonde começa a arte e aonde ela acaba isso já vai depender daquilo que se tome como definição de arte.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.