Jump to content
Arquitectura.pt


Braga | Liberdade Street Fashion | Gonçalo Byrne


JVS

Recommended Posts

Vinte lojas, dois restaurantes, um supermercado gourmet, 20 apartamentos, serviços (clínicas e escritórios) e estacionamento público completam o Liberdade Street Fashion, um empreendimento inovador em Portugal que o Grupo Regojo vai construir no quarteirão dos antigos CTT.

O projecto, cujo investimento atinge os 33 milhões de euros, é assinado pelo arquitecto Gonçalo Byrne e alia a componente comercial às vertentes habitacional e cultural, incuindo as ruínas da necróple romana recentemente descobertas.

“A abertura do street shop está prevista para Outubro de 2010 e a vertente habitacional para o final desse ano”, garantiu, durante o lançamento da primeira pedra do empreendimento, o director executivo da Regojo Imobiliária, João Carvalho, adiantando que em Maio começa a comercialização das lojas. “Este modelo de comércio de rua é único em Portugal e há poucos no mundo”, explicou, ainda, aquele responsável. E porquê Braga? “Entendemos de lojas, de consumo e sabemos o que Braga gasta. Os outros shopping’s não sei se vão abrir porque não há logistas e isto é um ciclo vicioso. Aqui temos lojas de rua, sentimos que ainda existe alguma especulação e trata-se de um projecto totalmente diferenciado”. Além disso, vai existir “uma associação comercial de logistas e a ideia é dinamizar o centro histórico e possibilitar a criação de cerca de 850 novos postos de trabalho”, assegurou João Carvalho, fazendo questão de referir q ue “o grupo pagou 500 mil euros (mais Iva) para a construção do túnel da avenida”.

Para o presidente da autarquia bracarense, presente na cerimónia, “este é mais um exemplo em Braga em que é possível conciliar a história com o desenvolvimento”. Mes- quita Machado espera que “este bom exemplo sirva de incentivo para outros empreendimentos”.

Face à importância dos achados descobertos, a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM) propôs a musealização ‘in situ’. “Assumimos o encargo de alterar o projecto original e aceitamos a proposta de conservação, que passará pela sua classificação, a atribuir pelo IGESPAR, que depois entrega os achados à autarquia para a sua conservação e consequente abertura ao público”, explicou o director executivo da Regojo Imobiliária, considerando que “o acesso àqueles dois espaços tem que ser gratuito”.

Para a responsável da UAUM, Manuela Martins, “foi descoberto nos últimos 16 meses um grande legado arqueológico”. E foi mais longe: “este novo imóvel será um local diferente dos outros com dois espaços de ruínas visitáveis. Além disso é a prova que os sítios têm história que merece ser contada e que o passado e a memória podem viver com um espaço mais moderno e sofisticado”. Manuela Martins admitiu que “foi uma notável experiência”, sendo possível “devolver à cidade mais uma página da sua história”.

in http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=5099

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

"Regojo Imobiliária lança novo
conceito de comércio de rua em Braga


O Grupo Regojo Imobiliário (GRI) apresentou o seu novo projecto para a cidade de Braga, que irá marcar a estreia de um conceito de comércio de rua inédito em Portugal. Trata-se do Liberdade Street Fashion, que representa um investimento global de 30 milhões de euros e deverá estar concluído em Outubro de 2010.

Este projecto promete «revolucionar o comércio de rua em Portugal», disse João Carvalho, administrador do GRI, em declarações à VI News.

Aquele responsável explicou que «há dois anos resolvemos investir num conceito diferenciador de loja de rua, com o objectivo de revitalizar este segmento em Portugal». Assim, em pleno centro histórico da cidade de Braga, o GRI começou por adquirir o Palácio dos CTT e, na sequência deste negócio, viria depois a adquirir um terreno contíguo, propriedade da PT, bem como mais duas propriedades já existentes, que compunham aquele quarteirão.

E é aí que nos próximos dois anos ganhará forma o projecto da autoria do arquitecto Gonçalo Byrne. Uma vez concluído, o complexo disponibilizará uma ABL total de 12.000 m², distribuída por quatro edifícios. Além da componente comercial, «vamos também ali desenvolver um empreendimento residencial de luxo, com uma ABL de aproximadamente 4.000 m²». O complexo vai também incluir um parque de estacionamento subterrâneo, pago, com capacidade para 300 veículos. A oferta do Liberdade Street Fashion irá integrar um

conjunto de cerca de 25 lojas, havendo ainda espaço um espaço para serviços e outro para um restaurante.

Acompanhe a entrevista,na íntegra, na próxima edição da Vida Imobiliária."


in Vida Imobiliaria

Investimento 33M€
Inauguração Outubro de 2010
Arquitecto: Gonçalo Byrne
Localização: Antigo quarteirão dos CTT, Avenida da Liberdade
Complexo composto por 4 edifícios - AB 32.000m²
-30 Lojas Comerciais - ABL Total de 12.600m²
-2.300m2 de escritórios
-6 clínicas
-20 apartamentos de luxo, com total de 4.300m²
-2 restaurante/café
-1 supermercado gourmet
-300 lugares de estacionamento


http://forum.bracarae-avgvste.com/viewtopic.php?f=5&t=6

via http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1108997
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.