Jump to content

Recommended Posts

Posted

Museu da marioneta abre em Setembro

2009-03-24

ISABEL PEIXOTO

Em Setembro, o Teatro de Marionetas do Porto conta inaugurar a primeira fase do museu que, de futuro, irá albergar todo o acervo da companhia. O espaço situa-se no número 22 da Rua das Flores, em pleno centro histórico da cidade.

Com a abertura do último andar do edifício, será possível expor na primeira fase, em 150 metros quadrados, uma parte do acervo do TMP, constituído por cerca de 600 marionetas e uma série de objectos cénicos. O projecto contempla a extensão do museu aos restantes dois pisos, mas as respectivas obras ainda não avançaram.

O TMP é a única companhia teatral da cidade implantada no centro histórico. A sede fica na Rua de Belmonte, no edifício do Teatro de Belmonte, e o futuro museu situa-se a cerca de 200 metros, perto de instituições como a Misericórdia e a Fundação da Juventude, numa zona onde o comércio tradicional tem vindo a ser progressivamente descaracterizado.

A companhia dirigida por João Paulo Seara Cardoso espera que a corrente de público criada ao longo de 20 anos constitua um forte potencial de visitantes do Museu de Marionetas do Porto. No site do TMP, é dito que o museu será "o único equipamento da zona central da cidade capaz de atrair o interesse de um público escolar com uma ampla latitude etária (dos três aos 19 anos) e de um público de características familiares".

Actualmente a preparar a peça "Wonderland", que vai estrear a 8 de Maio no "Constantino Nery", em Matosinhos, o Teatro de Marionetas do Porto contabiliza cerca de 1200 peças. Uma colecção que, por natureza, irá renovar-se, visto que a companhia produz dois espectáculos por ano, acrescentando marionetas e objectos cénicos aos já existentes.

O edifício do museu foi adquirido pelo TMP e ocupa uma área de 500 metros quadrados, dimensão que constitui uma opção estratégica, pois permitirá ao grupo de teatro, constituído por oito profissionais, fazer uma gestão equilibrada do espaço. O projecto de arquitectura é de José Gigante, que já havia assinado o do Teatro de Belmonte.

A cave destinar-se-á à oficina de construção e restauro, podendo ser visitada. Já no piso de entrada haverá um mini-auditório, para visionamento de imagens de espectáculos e de vídeos de carácter didáctico, enquanto os dois andares superiores serão inteiramente preenchidos com material expositivo. O museu representa um investimento de cerca de 200 mil euros.

Fundado em 1988, o TMP começou por dedicar-se ao "Teatro Dom Roberto". Entre as produções mais recentes, destaca-se o jantar-teatro "Boca de cena", lançado para assinalar os 20 anos da companhia.

in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1179566

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.