Jump to content
Arquitectura.pt


«As Operações SAAL» de João Dias no Auditório Augusto Cabrita


JVS

Recommended Posts

Pode parecer publicidade mas trata-se de um filme de cariz arquitectonico e de grande importancia para todos os arquitectos.

Cine Clube do Barreiro
«As Operações SAAL» de João Dias no Auditório Augusto Cabrita
O Cine Clube do Barreiro, no âmbito da programação que mantém com regularidade, apresenta «As Operações SAAL
João Dias», hoje, dia 9 de Abril, quinta-feira, pelas 21h30, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

Ficha Técnica
Título Original: As Operações SAAL
Realizador: João Dias
Ano: 2007
País: Portugal
Duração: 92 min.
Classificação: M/12

Sinopse

As OPERAÇÕES SAAL é o mais completo, abrangente e emocionalmente rico documento, de um período crítico do Pais e da sua história recente. Em 1974/75, um projecto de habitação envolveu arquitectos e população numa iniciativa única e revolucionária. Os pobres conquistavam casas, que eles próprios construíam, e a arquitectura portuguesa dava um passo ímpar na sua afirmação dentro e fora de portas.

Antestreado na Trienal de Arquitectura e no DocLisboa, onde ganhou o Prémio Midas/Distribuição para Melhor Documentário Português, AS OPERAÇÕES SAAL reuniu o aplauso de arquitectos, público e críticos.

Trinta anos depois, as memórias filmadas dos actores destes processos ajudam a entender as repercussões sociais e culturais das Operações SAAL, ao mesmo tempo que um extenso acervo documental inédito ajudará a reflectir sobre os caminhos que a arquitectura e o urbanismo têm percorrido desde essa altura.

Mas o alcance do filme abrange a problemática mais lata da participação democrática e cidadã nos destinos da sociedade. Quer enquanto dispositivo de recolha de informação, quer como registo fílmico documental, AS OPERAÇÕES SAAL é um exemplo de documentário crítico, porque os sucessivos avanços na acção – e no território – resultam de um obsessivo desejo de intromissão na verdade, contaminado de um sentido de urgência perante factos em risco de desaparecimento.

CineClube do Barreiro
- http://ccbarreiro.blogspot.com

in http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=121360&mostra=2

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Dada a especificidade da actual envolvente sócio-politico-economica, quer nacional, quer internacional, a temática inerente ao "SAAL" torna-se, hoje, mais actual do que nunca...pessoalmente, devido à possibilidade de executar um trabalho de âmbito académico sobre as operações, tive oportunidade de contactar com uma realidade que, embora de curta duração, e de um período espaço-temporal em que eu próprio não passava de um "projecto" (he he he), foi de uma riqueza excepcional, a nível de experimentação, de partilha, de multidisciplinaridade, da aproximação de realidades distintas...E tem sido um trabalho de tal forma envolvente, que a nossa docente encetou contactos visando a vinda de João Dias ao Algarve, para apresentar a sua obra, já que se torna difícil a deslocação de nós, alunos de Arquitectura, aos locais onde o documentário está a ser exibido. Para quem estiver, porventura, interessado em fazer parte da platéia, eu posso, posteriormente, facultar mais informações, uma vez que ainda estamos em fase de contactos...

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado VITOR NINA. Você, e todos os interessados serão mais que bem vindos. Eu continuarei a dar novidades, visto que o processo ainda está numa fase de abordagens. Em princípio, e se algumas das instituições a que se pediu ajuda concordarem, a apresentação será feita algures na cidade de Portimão. Para o MARK: tenta o sítio da "Midas Filmes", que é quem faz a distribuição. Continuação!

Link to comment
Share on other sites

Para todos os interessado: - Dia 18 de Junho (quinta-feira), no Auditório do Museu de Portimão (antiga fábrica Feu), pelas 21h00m, apresentação do documentário de João Dias "As Operações SAAL". Data e local definidos...faltam alguns pormenores logísticos (patrocínios, convites pela OA/Sul, etc...), mas voltarei aqui a dar a confirmação final. Quem tiver hipótese, que apareça...entrada gratuíta, bom tempo, documentário interessantíssimo e possibilidade de debate com figuras relaccionadas com a temática! Se não puderem vir, comuniquem a quem conheçam que possa ter essa hipótese, ok? Abraço a todos, e boas arquitecturas!

Link to comment
Share on other sites

Argos...para quem está "in London"...é um pouco mais complicado! A única solução era reservar tempo para vir, comprar bilhete de avião ou cruzar o Canal, os Franciús e Nuestros Hermanos, e estar cá a tempo e horas...Outra alternativa, é esperar que o Doc. saia em DVD! Abraço

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito que seja editado em DVD até ao final do ano...também vou querer comprar! Mas o melhor é estar atento ao sítio da Midas Filmes...Se tiver oportunidade, eu pergunto ao realizador João Dias se tal irá suceder, e quando! Abraço

Link to comment
Share on other sites

De nada, Vitor Nina. Espero que desfrute da ocasião. Para além de um doc. interessantíssimo, parece que nos espera uma noite de verão! Não esquecer aos interessados: Entrada livre, entre as 21h00m, máx. 21h30m, para se iniciar a projecção. Até lá!

Link to comment
Share on other sites

Excepcional...é o que me apraz dizer sobre o documentário, para além do interessante debate posterior, com os Arquitectos Lopes da Costa e José Veloso e com o realizador João Dias, que contou com a presença do seu progenitor, Manuel Dias (um dos intervinientes das operações SAAL no Algarve). Se quem esteve presente puder dar opinião sobre esta iniciativa, força!

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.