Jump to content
Arquitectura.pt


Sá da Bandeira à venda por 5,5 milhões


Recommended Posts

Sá da Bandeira à venda por 5,5 milhões

Ontem

INÊS SCHRECK*
O Teatro Sá da Bandeira, a mais antiga sala de espectáculos da cidade do Porto, está à venda por 5,5 milhões de euros.
Desde que foi colocada uma lona na fachada a anunciar a venda, já apareceram vários interessados.
O edifício na Rua de Sá da bandeira integra, para além do teatro, três lojas, e tem um total de cinco mil metros quadrados de área coberta. Ao JN, fonte da imobiliária Kendall & Associados, que tem o exclusivo da venda do imóvel, explicou que o valor dos 5,5 milhões de euros já inclui a negociação para saída da empresa que está a explorar o teatro.
Há vários anos que o proprietário do edifício estará interessado em aliená-lo, mas só consumou essa vontade no final do ano passado. Um dos familiares é arquitecto e contactou a Porto Vivo-Sociedade de Reabilitação Urbana, há alguns anos. Terá mesmo elaborado um projecto, que consistia na transformação do espaço em galeria comercial, mantendo a sala de teatro, mas não chegou a submetê-lo à aprovação da Câmara do Porto. Para além da sala principal, o teatro tem mais duas salas de cinema.
O anúncio da venda foi colocado na fachada do Sá da Bandeira no final de 2008 e, desde aí, apareceram vários interessados. De acordo com a Kendall & Associados, há três "candidatos" mais adiantados, sendo que dois deles mostraram intenção de transformar o espaço num "hotel design".
O edifício centenário está classificado no Plano Director Municipal (PDM) como imóvel de interesse patrimonial e, como tal, está sujeito a "medidas de protecção e valorização". Contudo, o investidor não fica obrigado a manter o espaço como teatro. "Admitem-se obras de alteração e ampliação, desde que devidamente justificadas e que não desvirtuem as características arquitectónicas e volumétricas do existente", pode ler-se no PDM.
O JN tentou contactar a empresa que explora o teatro, mas não recebeu resposta em tempo útil. Para este mês está agendada a exibição de uma peça de Fernando Mendes.
A história do Sá da Bandeira remonta a 1855, quando ali foi construída uma estrutura de madeira para acolher o Teatro Circo. O edifício, que hoje existe, foi inaugurado em 1877, com acesso apenas pela actual Rua 31 de Janeiro. Em Outubro de 1910, uma semana após a implantação da República, passou a chamar-se Teatro Sá da Bandeira. Ali foram apresentaram os primeiros filmes realizados em Português, por ali passaram diversos artistas, bandas e festas.
* com C.S.L.


http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1189821



Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.