Jump to content
Arquitectura.pt


Clone

Orçamento para projecto de loteamento (AUGI)

Recommended Posts

Olá, Fui contactado por um cliente para o projecto de loteamento de reconversão de uma AUGI com 200 fogos, com aproximadamente 170.000 m2 de área total e de +-130.000 m2 de loteamento. Gostaria de saber se existe alguma tabela de honorários para um projecto deste género ou, na falta da dita tabela, qual o valor usual a aplicar por hectare. Obrigado desde já, António

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não... nada de tabela de honorários... é curial ler isto:

Parecer jurídico sobre a fixação de uma tabela de honorários pela OA O Conselho Directivo Nacional solicitou um parecer jurídico sobre a admissibilidade de a Ordem dos Arquitectos proceder à fixação de uma tabela de honorários ou elaborar um estudo sobre os honorários praticados pelos associados. Do exposto na informação jurídica ficou claro que “não pode a Ordem dos Arquitectos publicar uma tabela de honorários de referência para o cálculo dos valores relativos à prestação de serviços de elaboração de estudos e projectos, quer por referência ao número de horas, quer por referência a qualquer outro critério, nem pode elaborar ou divulgar estudos sobre a formação de preços/honorários dos seus associados ou um estudo comparativo sobre os honorários praticados pelos arquitectos”.
O documento poderá ser consultado aqui na íntegra (PDF )



Na OA

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tabelas.. não há.. ainda para mais para uma AUGI... com problemas graves, concerteza, para resolver.. possivlemente terá de haver permutas, perequação... A equipe terá que ser plurisdisciplinar... não esquecer de ter um Advogado que domine questões do direito urbanistico e da edificação... Uma AUGI, é normalmente um trabalho fastidioso, demorado e com complicações.. não orçamente de animo leve, considere bem todas as implicações, o que está incluido, o que está excluido... analise vbem a situação existente, faça uma simulação prévia de como possivelemente conseguirá Ordenar o território, cumprindo com os parâmetroa urbanisticos... boa sorte.. não é fácil.


Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Share this post


Link to post
Share on other sites

O problema destes projectos não reside propriamente no trabalho técnico, mas sim nas negociações com o/s representante/s e a aceitação por parte dos proprietários que terão de demolir ou ceder áreas dos seus lotes. è frequente encontrar lotes totalmente ocupados com construção e proprietários que ainda pensam que dentro do seus território, fazem o que bem entendem. Estes processos podem levar anos.... Para além daquilo que já foi dito e que subscrevo, não "esquecer" o contrato e registar todos os passos. Corres o risco de lidar com pessoas que se dão bem com a ilegalidade e o desenrascanso é o seu lema. As intenções poderã ser de empatar e não resolver.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.