Jump to content
Arquitectura.pt


Orçamento para projecto de loteamento (AUGI)


Clone

Recommended Posts

Olá, Fui contactado por um cliente para o projecto de loteamento de reconversão de uma AUGI com 200 fogos, com aproximadamente 170.000 m2 de área total e de +-130.000 m2 de loteamento. Gostaria de saber se existe alguma tabela de honorários para um projecto deste género ou, na falta da dita tabela, qual o valor usual a aplicar por hectare. Obrigado desde já, António

Link to comment
Share on other sites

Não... nada de tabela de honorários... é curial ler isto:

Parecer jurídico sobre a fixação de uma tabela de honorários pela OA O Conselho Directivo Nacional solicitou um parecer jurídico sobre a admissibilidade de a Ordem dos Arquitectos proceder à fixação de uma tabela de honorários ou elaborar um estudo sobre os honorários praticados pelos associados. Do exposto na informação jurídica ficou claro que “não pode a Ordem dos Arquitectos publicar uma tabela de honorários de referência para o cálculo dos valores relativos à prestação de serviços de elaboração de estudos e projectos, quer por referência ao número de horas, quer por referência a qualquer outro critério, nem pode elaborar ou divulgar estudos sobre a formação de preços/honorários dos seus associados ou um estudo comparativo sobre os honorários praticados pelos arquitectos”.
O documento poderá ser consultado aqui na íntegra (PDF )



Na OA
Link to comment
Share on other sites

Tabelas.. não há.. ainda para mais para uma AUGI... com problemas graves, concerteza, para resolver.. possivlemente terá de haver permutas, perequação... A equipe terá que ser plurisdisciplinar... não esquecer de ter um Advogado que domine questões do direito urbanistico e da edificação... Uma AUGI, é normalmente um trabalho fastidioso, demorado e com complicações.. não orçamente de animo leve, considere bem todas as implicações, o que está incluido, o que está excluido... analise vbem a situação existente, faça uma simulação prévia de como possivelemente conseguirá Ordenar o território, cumprindo com os parâmetroa urbanisticos... boa sorte.. não é fácil.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

O problema destes projectos não reside propriamente no trabalho técnico, mas sim nas negociações com o/s representante/s e a aceitação por parte dos proprietários que terão de demolir ou ceder áreas dos seus lotes. è frequente encontrar lotes totalmente ocupados com construção e proprietários que ainda pensam que dentro do seus território, fazem o que bem entendem. Estes processos podem levar anos.... Para além daquilo que já foi dito e que subscrevo, não "esquecer" o contrato e registar todos os passos. Corres o risco de lidar com pessoas que se dão bem com a ilegalidade e o desenrascanso é o seu lema. As intenções poderã ser de empatar e não resolver.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.