Jump to content
Arquitectura.pt


[Tutorial] 'Clay Render'


TiCo

Recommended Posts

'Clay rendering' é uma técnica que pode ser realizada por todos os renderizadores (excepto sketchup que não é um programa tradicional de renderização). É um dos métodos mais faceis de realizar renders para que estes pareçam reais como um 'clay model' (parecidos a uma maquete, ou seja sem texturização)

Exemplos:
http://img98.imageshack.us/img98/3095/clay5ru2.jpg
http://img133.imageshack.us/img133/533/clay4yo2.jpg
Este Tutorial é realizado com o 3dsmax8, mas como foi dito em cima pode ser feito com qualquer outro renderizador.

Link para o tutorial:
http://suwiki.org/suwiki/index.php?title=3ds_Clay_Render

Link to comment
Share on other sites

É o q eu chamo foto (render) da maquete :s e de certa maneira é mais rigoroso pq n podes encobrir erros com as texturas e/ou iluminação!

O revit é um programa que so estou agora a começar de descobrir, e pelo que eu já vi, 3D não vai mt longe ainda :\ o Architectural Desktop é mt melhor nesse aspecto mas a tendencia é o AutoCAD acabar e ter o Viz associado ao Revit ou uma melhor interacção entre o Max e o Revit! Mas duvido que consigas renders desta qualidade no Revit pelo menos com esta iluminação! mas a nivel d materiais é fazer como o mrc64 diz :p

Link to comment
Share on other sites

Tanto quanto sei deve estar na forja um novo motor de render para o Revit, capaz de melhorar aquilo que no programa acaba por ser o ponto mais pobre... mas ainda deverá demorar 2/3 anos, pelo que serão mais 2/3 versões... entretanto vou-me aguentando como posso...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Exacto! eu cá para mim eles andam a melhorar os aspectos importantes como o desenho de 2d e toda uma panóplia de ferramentas mais essenciais que o render 3d, porque para isso eles já têm programas como o max e o viz. Ou seja depois do essencial feito é pegar e colocar estes programas a interaccionar. Acho que o mais importante é fazer do Revit um programa tão versátil quanto é o CAD a nivel 2D, porque a parte 3D ja está desenvolvida! Mas isto tb é o meu ponto de vista...

Link to comment
Share on other sites

Acho que a nível de 2D eles (Revit) ainda têm muito que pedalar... O AutoCad está bem à frente neste capítulo... O Revit funciona bem para arquitectura (com algumas limitações), mas para desenho 2D, tipo painéis, etc, deixa muito a desejar... mas para isso também existem outros programas, e trabalhar com Revit e AutoCad em conjunto acaba por ser uma boa solução para resolver essas questões...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Pois é esse o meu medo do Revit! Parece que aquilo tem muita potencialidade! Mas até que ponto é versátil.... O archicad ha uns anos deixei.o de lado exactamente por isso, pelas suas limitaçoes :s E como é limitado há a tendencia de se fazer projectos baseados nos programas, depois fica td uma espécie de copy/paste... Mas como ainda ando numa fase muito beginner, só tenho uma percepçao do programa muito geral. Mas já ando para lá a inventar e qq dia tenho de reinstalar pq ja troquei os pés pelas mãos ao programa LOL

Link to comment
Share on other sites

As limitações que falo não são essas, porque a nível de desenvolvimento do projecto acho que só se deixa limitar quem quer... Claro que se quiseres fazer uma coisa tipo Ghery não podes usar o Revit, mas nesse caso o Cad também é limitado, se calhar não tanto... para este tipo de trabalhos é preciso outros programas e aparelhos de detecção 3D... Mas isto acabam por ser limitações naturais, porque os programas não foram pensados para isso... Falava mais do desenho 2D (que no Cad é muito mais fácil), da organização de folhas que é por vezes difícil, de desenhar painéis, de organizar fotos, etc. A grande vantagem é que temos sempre a hipótese de exportar os desenhos em dwg (o contrário não é obviamente possível), para trabalhá-los em Cad se assim quisermos.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Em perpectivas em prefiro esses bonequinhos que parecem feitos em cartão, do que aqueles que imitam realidade. Realmente, os bonequinhos são do sketchup.com, mas tem um problema... quando importas para o 3ds max, ele não mais fica sempre de frente. Quando escolhemos no sketchup para exportar para .3ds, a posição do bonequinho se fixa :s

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.