Jump to content
Arquitectura.pt


Para Discussão/Critica


aveiro_100

Recommended Posts

Boas, Não sou arquitecto, nem sequer profissional da área de arquitectura ou desenho técnico ou outra área qualquer. E, perdoem o desabafo, ando algo desiludido com os arquitectos (vide o meu 1º post). De qualquer forma as coisas não param e agora, possivelmente com alguma ajuda, vou tentar atingir o obectivo que tenho: a construção da minha casa. Tenho na minha posse um primeiro esboço da planta de arquitectura e é sobre isto que gostava de ter as vossas opiniões. Os meus cumprimentos [ATTACH]8142[/ATTACH] [ATTACH]8143[/ATTACH] [ATTACH]8144[/ATTACH]

Link to comment
Share on other sites

olá aveiro_100 ainda que algum de nós possa dar a sua opinião, eu pergunto se teria a mesma atitude, caso estivesse doente e não sabendo do que se tratava, se iria perguntar a opinião a estudantes de medicina ou a médicos que não conhecia... o que eu quero dizer com isto é que, acho desapropriado que venha para aqui pedir conselhos de "borla". se quer uma opinião, dirija-se a alguém profissional que estudou anos para ser arquitecto. ele agradece e nós também :)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, Não estou aqui à procura de conselhos ou de alguém para me fazer um projecto gratuitamente, não é esse o objectivo. Se lhe doer a cabeça e eu lhe disser para tomar um benurom, não sou médico e também não me estou a substituir a algum, mas dei-lhe uma opinião de senso comum. Mas se o post a está a ferir, ou a mais alguém, no seu profissionalismo, ou integridade, de imediato o vou remover. Se não me for possível removê-lo agradeço que um responsável o retire. Os meus cumprimentos.

Link to comment
Share on other sites

Aveiro, o que quer que nos lhe digamos? a verdade? essas ja a MArgarida disse, se quer saber um pouco mais de ums vista de olhos nas tantas casas que estao postadas aqui no forum, ou va uma biblioteca, ou mesmo a uma iivraria, se nao quiser perder tempo com isto entao contacte um Arquitecto, enfim, veja que comecou a mexer no autocad, mas isso e so 3% do acto de projectar uma casa.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite,
Não sei de onde tiraram a ideia de que fui eu a projectar os esboços que aqui coloquei, de todo não fui. Digo sim, que foram feitos por alguém perfeitamente e academicamente habilitado para o efeito.
Não vim aqui, como já referi, a procura de “alguém” que fizesse, orientasse, gratuitamente um projecto de arquitectura.
Parece-me que dentro do respeito e garante dos direitos de autor do projecto, há opiniões que poderão ser dados sem ferir qualquer susceptibilidade.
Possivelmente vão dizer-me que esse é o trabalho de quem me está a fazer o projecto de arquitectura, também concordo. Agora, se tivessem passado por uma situação, com um Arquitecto e isto sem qualquer desprimor para a classe, em que é apresentado um projecto para um custo estimado de 10 e o custo real é de 40, e continuadamente reafirmado pelo Arquitecto de que o custo é de 10, possivelmente entenderiam algumas dúvidas e receios que tenho.
Foi à procura de aliviar essas dúvidas e receios que aqui coloquei esses esboços. Foi presunção minha pensar ter aqui algumas opiniões críticas sobre os mesmos.
De imediato vou retirar os esboços.
Cumprimentos
Aveiro_100
Link to comment
Share on other sites

se tivessem passado por uma situação, com um Arquitecto e isto sem qualquer desprimor para a classe, em que é apresentado um projecto para um custo estimado de 10 e o custo real é de 40, e continuadamente reafirmado pelo Arquitecto de que o custo é de 10, possivelmente entenderiam algumas dúvidas e receios que tenho.


então trate de procurar alguém para esse efeito. se quiser que alguém aqui o faça no fórum, esse alguém apresentar-lhe-á no final a "factura" XD se assim for, nada contra. obrigada

p.s. - experimente ir a uma firma de advogados, pedir um conselho juridico a ver o que lhe acontece :)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Ena... ena... tanta aminosidade por alguem que só quer uma opinião... considero que este forum deve ter uma atitude pedagogica... pedir uma opinião não é ofensivo, alias o projecto no fim teria que ser subescrito por um arquitecto, nem sempre as aspirações do cliente são as mesmas do arquitecto por varias razões, mas é um duelo injusto quando o cliente só tem como argumento o seu gosto pessoal e o dinheiro.... assim acho k o aveiro_100 veio procurar algum apoio.... e pelo que ele disse sentia-se desiludido com alguns arquitectos e parece que aqui só confirmaram esse sentimento....

Link to comment
Share on other sites

Rui Fernandes, este fórum tenta de facto ter, sempre que possível, uma atitude pedagógica, mas não uma atitude de "substituição" perante os profissionais que se encontram lá fora. da mesma forma, se o aveiro_100 se dirigisse a uma firma de advogados pedir uma opinião jurídica, não a teria de borla... ou será que aquilo que aqui tentamos fazer (por ser um fórum de internet) é menos profissional e sério do que os gabinetes de arquitectura que se encontram lá fora?

mais, o user não pediu uma opinião em algo especifico que realmente poderia suscitar-lhe alguma duvida (por exemplo se a sala deveria dar para o corredor ou se a casa de banho poderia ter aquela dimensão) mas sim, um parecer geral, o que, não sendo um projecto académico, não me parece de todo sequer, decente esse mesmo pedido.

não foi a primeira pessoa a pedi-lo e certamente não será a ultima, e em todos os pedidos que houveram, a resposta foi sempre a mesma. quer uma opinião, procure um profissional que estudou anos para o ser. queixam-se que o mercado de trabalho está mal, mas depois tentam "compactuar" com estas situações... não entendo. se houvesse uma atitude mais correcta entre colegas arquitectos, provavelmente a situação não seria tão má
. por vezes pode parecer uma atitude injusta, mas infelizmente é assim que as coisas funcionam.

sim vitor nina, os anexos foram retirados

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Margarida.... mas a impressão com que fiquei é que ele levou um autentico xuto... e nao me parece a melhor forma de tratar alguem que veio procurar ajuda... nao vi os desenhos infelizmente, mas compreendo que se os visse partilha-se da mesma opinião, mas alienar alguem aqui dessa forma não prestigia a classe nem este forum... o meu reparo foi só no sentido de moderar a forma de expressão, e mesmo advogados fazem prabalho pro bono... admito que nao seja este o caso, nem imagino alguem opinar de forma a criar um projecto aqui sem conhecer a envolvente e todas as outras permissas associadas ao projecto... diria que este caso ficou entre a presunção e a água benta. Tambem não queria deixar de dizer que considero que este forum aberto a todos é a melhor forma de aproximar profissionais com leigos, e exercer uma certa aculturação, e como moderadora é uma responsabilidade acrescida, e obviamente não é para substituir ninguem.

Link to comment
Share on other sites

lol como diria o outro "presunção e agua benta cada um tem a que quer" e aquilo que eu disse, diria de igual forma, sem tirar ou acrescentar fosse o que fosse, se fosse assistente, administradora ou user comum. não creio ter dado xuto a ninguém até porque eu vi as imagens e portanto sei bem o que falo. mais, aquilo que disse não foi só a minha opinião como a de outros users e portanto, não vejo qual é o problema.

sinceramente acho que esta "esfregadela na ferida" não adianta nada para a conversa... o aveiro_100 retirou as imagens porque quis, ninguém o obrigou.

este fórum não tem como objectivo praticar arquitectura tal como se faz num gabinete. o grande problema aqui está na forma como nos tratamos mutuamente enquanto colegas da mesma profissão: o respeito à muito que se foi. sinceramente.... cada macaco no seu galho!

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

este fórum não tem como objectivo praticar arquitectura tal como se faz num gabinete. o grande problema aqui está na forma como nos tratamos mutuamente enquanto colegas da mesma profissão: o respeito à muito que se foi. sinceramente.... cada macaco no seu galho!

:)XD
Link to comment
Share on other sites

Boa noite Arqª Margarida,
Quando coloquei as imagens no fórum, pensando que se tratava de um local de discussão e não de realização/execução de projectos, não acreditava que viesse a dar a discussão que deu, enfim.
Já o referi e se necessário volto a referir-lhe, NUNCA foi minha intenção quando aqui coloquei os desenhos (esquissos) que algum elemento do fórum me viesse a dar de volta um projecto de arquitectura completo, já agora com as especialidades todas, pois assim ficava com o trabalho todo feito e de borla.
Possivelmente, escapou-me algo, não duvido das suas capacidades nem das de qualquer outro elemento do fórum, mas conseguir fazer um projecto, sem conhecer o local, PDM, gosto das pessoas envolvidas, resumindo, não conhecendo nada, tirando uns esquissos, acho absolutamente incrível a sua capacidade de avaliação e execução.
Mas é como diz, "presunção e água benta cada um toma a que quer".
Penso que não é por dar uma opinião, por exemplo, se a orientação da sala é a melhor, se há algum desfasamento de dimensionamento entre algumas divisões, sei lá, tanta coisa que poderiam dizer e, sem nunca colocarem em causa o vosso trabalho, melhor os honorários que poderiam entender serem devidos. Pois é isso que parece estar em causa.
Estas e outras opiniões procurei em amigos meus, e que as dão de uma forma desinteressada.
Entendo a sua posição, cada vez há mais profissionais na área e a luta cada vez é maior, mas isto não é só na arquitectura, na minha área profissional também se passa o mesmo.
Agora, se neste mesmo fórum, tivessem algum tópico com um tema ligado à minha área, pode ter a certeza que daria a minha opinião e algum conselho que dentro das minhas modestas capacidades, o pudesse fazer, respeitando sempre o meu trabalho e o trabalho dos meus colegas.
Nem só de honorários nós vivemos.
Dou-lhe os parabéns, conseguiu mais uma coisa, da minha experiência com arquitectos não guardo boas recordações, conseguiu avivar isso. Obrigado.

Os meus cumprimentos e que tenham um bom fim de semana.

Aveiro_100
Link to comment
Share on other sites

aveiro 100 não sei que lhe diga, quase que me apetece pedir desculpas pela forma como foi tratado no arquitectura.pt, realmente concordo consigo no que toca a arquitectos, será a única ordem profissional em portugal em que todos se odeiam, todos se desprezam e atacam, todos se tentatm superiorizar em relação aos seus pares. todos, é obviamente uma maneira de falar, há grupos de "amigos" que se defendem mutuamente e há o grupo dos barões da ordem que defendem aqueles de quem querem ser amigos. não vi os desenhos, não posso falar da sua qualidade. este fórum abarca muitos arquitectos profissionais, muitos estagiários e uma maioria ainda estudantil que usa este forum como escape ao facto de estarmos numa profissão que apenas pode ser exercida por membros creditados e obviamente exclui estudantes e estagiários concluo, que este último grupo citado é o pior, mas não por culpa própria, mas por culpa do sistema, do ensino, do escritório onde trabalham e do ódio incutido por todos os profissionais credenciados "ensinado" aos mais jovens. é certo que sempre que vai a um médico ou advogado a uma consulta, pagará e muito pela dita, mesmo que se trate de recolher uma opnião, se for a um arquitecto a história repete-se, os arquitectos também dão consultas agora num fórum de internet, onde todos damos "consultas" de graça, onde todos comentamos os projectos, os melhoramos de borla em meia dúzia de linhas não havia necessidade de tanta celeuma por uma caso que se repete no dia a dia deste forum. o aveiro 100 não cometeu nenhum erro, talvez só um, meter-se com aspirantes de arquitectos que teem a mania que aqui quem manda é o arquitecto e o leigo que se ****. acredite, que estou muito descontente com a minha geração

Link to comment
Share on other sites

é certo que sempre que vai a um médico ou advogado a uma consulta, pagará e muito pela dita, mesmo que se trate de recolher uma opnião, se for a um arquitecto a história repete-se, os arquitectos também dão consultas

agora num fórum de internet, onde todos damos "consultas" de graça, onde todos comentamos os projectos, os melhoramos de borla em meia dúzia de linhas não havia necessidade de tanta celeuma por uma caso que se repete no dia a dia deste forum.

o aveiro 100 não cometeu nenhum erro, talvez só um, meter-se com aspirantes de arquitectos que teem a mania que aqui quem manda é o arquitecto e o leigo que se ****.

acredite, que estou muito descontente com a minha geração



sinceramente não tenho mais nada a dizer. sei que não sou a unica a pensar como penso neste forum e portanto não me interessa "defender" uma minoria. esta resposta só me dá vontade de rir.

obrigada por me reavivarem a mim o porque desta classe de profissionais estar na ***** e ser como é. é graças a pessoas como vocês. :)

mais uma coisa kwhyl, a tua intervenção foi inapropriada e desfasada de tudo o resto. agradecia que te controlasses, para o respeito mutuo neste forum. obrigada.

e com isto termino a minha intervenção neste tópico. sinceramente tenho mais com que me preocupar do que com um "casalinho de comadres" que aparentemente estão de mal com o mundo.

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Quando estamos doentes ou vamos ao médico ou à farmácia!
Se optarmos pela segunda podemos morrer da "cura" ou o contrário também, por isso kwhyl este fórum podia se transformar em "medicina alternativa"!

"Arquitectos são todos, qualquer um tem a capacidade de fazer arquitectura (construção), depende como usamos as “ferramentas” de que dispomos!"
F. Távora
Link to comment
Share on other sites

Quando estamos doentes ou vamos ao médico ou à farmácia!
Se optarmos pela segunda podemos morrer da "cura" ou o contrário também, por isso kwhyl este fórum podia se transformar em "medicina alternativa"!

"Arquitectos são todos, qualquer um tem a capacidade de fazer arquitectura (construção), depende como usamos as “ferramentas” de que dispomos!" F. Távora em conversa informal com os seus alunos, e eu ouvi!:)
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
ora bem...tendo em conta que estamos num pais democrático, com liberdade de expressão, meu caro lftspc eu digo o que bem me apetecer :D
tal como também me cabe o direito de apagar os meus posts sempre que me apeteça, dando ou não justificação para isso.. a justificação foi dada e o post removido, pois foi escrito à laia de ironia. se o caro não sabe o que isso é e se a carapuça lhe serviu, então por favor, esteja à vontade :D


tudo o que não for considerado para a evolução e reflexão deste mesmo tópico, será removido. obrigada

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.