Jump to content
Arquitectura.pt

Laje com 80 cm

biska

Recommended Posts

Olá. Estou a desenvolver um trabalho de arquitectura de final de curso, concretamente uma Igreja e centro Paroquial. O piso da nave da igreja situa-se acima de algumas áreas do centro. Como material de sustentação e acabamento, escolhi betão à vista, tanto no interior como no exterior. Para obter o efeito pretendido, ou seja, betão no tecto entre a nave central da igreja e o centro paroquial, necessito de uma laje dimensionada entre os 80 a 90 cm de espessura total. Propus uma laje com 25 cm na parte superior, caixa de ar de 40 cm e 15 cm, com vigas distanciadas 4 metros entre eixos. Contudo o meu orientador pôs de parte esta hipótese, justificando-a pela inviabilidade de executar a cofragem das duas lajes , por n ter caixa de ar suficiente que permita a entrada de um tecnico. Para solucionar o problema, tenho investigado sistemas de lajes com cofragem perdida, contudo apenas vi em lajes até 50 cm. Sabem me dizer se existe um sistema tipo cupolex que permita fazer lajes aligeiradas de 80 cm com cofragem perdida? Ou então outra solução. Obrigado

Obrigado pela resposta. Quando falas em colocar os paineis viroc no tecto inferior, ficaria a estrutura dos paineis à vista, estou certo? Ou existe a possibilidade de os inverter de forma a que apenas se vejam as juntas dos paineis?

Obrigado pela resposta.

Quando falas em colocar os paineis viroc no tecto inferior, ficaria a estrutura dos paineis à vista, estou certo? Ou existe a possibilidade de os inverter de forma a que apenas se vejam as juntas dos paineis?

O viroc é como um tecto falso...ou pode ser aplicado a uma estrutura metálica!:)

e um tecto falso em Viroc ou algo similar.

Eu acho que também poderia ser uma data de materiais sem ser o viroc. podia ser tambem em paineis de resinas fenolicas, gesso cartonado, etc...

quando fiz um trabalho sobre os estudios da rtp, existia um parede que tinha acabamento igual ao betão e era gesso cartonado, só que tinha levado um acabamento em argamassa, ficou bastante interessante por que era preciso tocar para perceber que nao era betão.

:)

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.