Jump to content
Arquitectura.pt


custos da arquitectura


lara.aldeia

Recommended Posts

É relativamente fácil encontrar tópicos que debatam opções arquitectónicas, projectos e afins... mas há um assunto que parece tabu: a dimensão económica de cada projecto! Estou prestes a acabar o curso e não tenho a minima noção da influência economica que as minhas opções possam ter no projecto final! Tenho alguma noção do que pode ser mais caro, ou mais barato, mas em termos de valores fico a ver navios.... :) Aos arquitectos que já são responsáveis por projectos esta questão deve estar presente 24/7, não? A não ser que pertencam ao "starsystem" e aí talvez a questão monetária já não seja levada tanto em consideração... ehhehe enfim... será que alguém sabe algum site onde este tema seja abordado? Normalmente os fornecedores, exceptuando raros exemplos, não divulgam os preços na internet....

Link to comment
Share on other sites

Para determinar o custo do projecto podes recorrer a vários métodos.
Tens o velho custo por metro quadrado - multiplicas a área de construção por um custo por metro quadrado pré-determinado.
Depois existe o orçamento detalhado, onde cada trabalho de construção civil se encontra descrito, medido e com indicação do preço. Este é o método mais complicado de se realizar mas é de longe o mais aproximado e o que permite também criar o mapa de trabalhos que servirá como elemento contratual. Para realizar este método é normal, para projectistas, recorrerem a bases de dados. As bases de dados fornecem o descritivo de um trabalho e o seu preço.
Como bases de preços tens as Tabelas "Fichas de rendimentos e custos" do LNEC, tens uma pequena base do AICCOPN (http://prc.aiccopn.pt/), tens o Gerador de preços da CYPE que será o mais extenso (http://www.geradordeprecos.info/) e mais alguns espanhois (http://www.acae.es/isapi/prestowebisapi.dll?FunctionLogin&path=D:\www\www2\Bases\acae.cfg ou http://www.construmatica.com/bedec/). Espero que tenha sido útil.

Link to comment
Share on other sites

Obrigada... Já tinha encontrado o Cype na net, mas entendi que era um programa, não? na página não se consegue mudar as definições que aparecem por defeito... quanto ao AICCOPN o resultado era sempre "0 €/m2"! ehhehe Já o site da CONSTRUMÁTICA, parece-me ser bastante útil... é simples, de busca fácil... Obrigada... Claro que a dimensão ecológica dos projectos também é muito importante, mas isso não faz com que a dimensão económico-monetária seja menos relevante... por outro lado, os sites sobre economia dos edificios em termos ambientais são abundantes...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Carlos Maia.. como deve calcular isso é um assutno delicado e depende de muitas variáveis. Um conselho. Peça pelo menos a 3 gabinetes de projectos, propostas de honorários, devidamente descriminados, peça para lhe mostrarem projectos efectuados e eventualmente obras concluidas. tenha uma reunião presencial no local da obra ou nas instalações do gabinete. Tente avaliar a capacidade/ competência técnica e económica do prestador do serviço. A empatia pessoal, também é importante.. já que se trata do projecto para uma habitação... Boa sorte.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Ola. Não sou arquitecto, sou Técnico Desenhador, gostei do fórum e achei o tópico interessante. tendo em conta que no gabinete em que trabalho com mais 2 arquitectos nenhum deles excede os 700 euros de salário... sei que tanto eles como eu estamos com salário abaixo da média, mas infelizmente não encontro nenhum local que me possa dizer ao certo quanto é que eu deveria receber em média... alguém por aqui sabe?

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Técnico Desenhador?? faz como eu, vai para a universidade e tira o curso... estava na mesma situação que tu e pelo menos aqui na minha zona os desenhadores estao a acabar porque não compensa a um arquitecto pagar a um desenhador para fazer esse trabalho e também porque na universidade ja temos formação suficiente para fazemos nós esse trabalho!

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.