Jump to content
Arquitectura.pt


De Blas de Campo Baeza


lara.aldeia

Recommended Posts

Olá a todos...

Desde já obrigada pela ajuda que me têm dado com os posts e comentários!

Há já algum tempo que me martirizo com este segundo piso da Casa De Blas de Alberto Campo Baeza em Madrid! Podem encontrar mais imagens ou informação em http://www.campobaeza.com.

Compreendo que o vidro possa ter corte térmico, e há uma fotografia, a da segunda imagem, em que o arquitecto parece usar a "técnica do avanço da laje" (se assim podemos chamar) e em que toda a a cobertura fica recuada da fachada, mas não compreendo como se procede ao escoamento de águas e mesmo a nível estrutural não é evidente. Primeiro será que aqueles pilares tão pequenos são betão? Depois, se repararem nas plantas, os pilares não correspondem a pontos de apoio no piso inferior!

Se alguém perceber, ou tiver alguma teoria, de como é que esta forma pode ser tão elegante, agradecia que a partilhasse!

Obrigada!

Link to comment
Share on other sites

Se conseguisses arranjar fotos com maior resoluçao talvez ajudasse.... :) mas posso arriscar dizer que aquela estrtura palafitica é metal. Mas como não consigo ver a cobertura bem, não sei se existirá um enchimento da estrutura no topo, com outro material. É como referi, sem melhor resoluçao das fotos é complicado estar aqui a especular:D

Link to comment
Share on other sites

Tens aqui mais algumas fotos da casa que eventualmente complementem a tua informação:

http://storiesofhouses.blogspot.com/2008/10/casa-de-blas-in-sevilla-la-nueva-madrid.html

Os pilares são efectivamente metálicos, como disse o Nuno, ainda que eu tivesse tentado a dizer que eram betão;

O escoamento da água pluvial deverá ser feito directamente para o terraço e ai, possivelmente, ter condutas embutidas na parede de betão exterior;

Os pilares metálicos não têm continuidade no RC, mas isso não é problemático em regiões de fraca sismicidade, como creio que é o caso de Madrid. Embora não dê para confirmar pelo corte, possivelmente ao nível da laje do terraço colocam uma viga de reforço embutida no tecto falso a servir de apoio aos pilares. A carga transmitida pelos pilares também não é nada por aí além.

Vidros com corte térmico nunca ouvi falar e estou mesmo tentado a dizer que não existem. Há vidros de alta ou baixa emissividade (o que é outra coisa) e outros que têm umas resistências embutidas e irradiam calor (e custam os olhos da cara).
O vidro mais isolante que conheço tem um Coef. transmissão térmica U=1.1 W/(m2.K), o que ainda assim, de acordo com o nosso RCCTE, é abaixo dos máximos regulamentares das zonas opacas.

Link to comment
Share on other sites

Olá, ...e obrigada! As imagens que publiquei são do site oficial de Campo Baeza... "vidros com corte térmico"... pois! desculpem sou novata por aqui... o que queria dizer é que conheço uma aplicação de vidro duplo em que o encaixe funciona por dentro dos vidros... as janelas (caixilharias é que tem corte térmico, tal como paredes e afins...) Nos livros de Campo Baeza não encontrei detalhes... nas imagens publicadas é impossivel ler o que se passa no corte construtivo, mas ao ver a imagem lembrei-me de ir procurar na "El croquis" pode ser que esse detalhe tenha sido lá publicado...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.