tiagobarbosa Posted March 3, 2009 Report Share Posted March 3, 2009 Gostava que me ajudassem a encontrar um arquitecto cego porque queria desenvolver um trabalho dentro do tema. Encontrei o arquitecto Calos Mourão Pereira que ficou cego em 2006 e já desenvolveu alguns trabalhos depois de cego e para pessoas com necessidades especiais. www.carlosmouraopereira.com Encontrei também uns artigos do arquitecto brasileiro Alexander Pilis que desenvolve a teoria do paralaxe mas não é bem isso que pretendo.http://www.theblindarchitect.com/ Arquitectos estrangeiros cegos e artigos sobre arquitectura para cegos é o que mais me interessa. obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sputnik Posted April 5, 2009 Report Share Posted April 5, 2009 Não te posso ajudar, pois não conheço nenhum. Acho que um músico surdo pode escrever música, mas um arquitecto cego... Mas recentemente veio parar-me às mãos um pequeno livro de Diderot (o autor da famosa enciclopédia) intitulado "Carta sobre Cegos", onde ele relata vários casos de cegos prodigiosos: matemáticos, geómetras, músicos, filósofos, etc. Nas suas entrevistas aprendi várias coisas sobre os seus hábitos: a obsessão pela arrumação; o gosto pela simetria; o facto de gostarem de viver à noite - altura em que não estorvam nem são estrovados; a forma como concebem o mundo em função do tacto, e como consideram a vista uma extensão do tacto. É uma atêntica lição de filosofia. Link to comment Share on other sites More sharing options...
katia_arq Posted July 4, 2010 Report Share Posted July 4, 2010 Tiago Posso ajuda-lo caso ainda tenha interesse. Minha dissertação de Mestrado tratou desse tema, discutindo principalmente, o que sobra da arquitetura qdo se priva da visão. Abaixo insiro meu resumo, caso tenha interesse, meu email: kclpaula@gmail.com 042 - Paula, Kátia Cristina Lopes de Número 042 / 283 Defesa/aprovação 01/03 Autor: Paula, Kátia Cristina Lopes de Orientador: Duarte, Cristiane Rose de Siqueira Título A Arquitetura Além da Visão: uma reflexão sobre a experiência no ambiente construído a partir da percepção de pessoas cegas congênitas Resumo Desenvolvido com base no conceito da experiência espacial, este trabalho procura demonstrar como os cegos congênitos vivenciam e constroem mentalmente o ambiente arquitetônico. Analisa, através dos conceitos e teorias desenvolvidas por TUAN, RAPOPORT, SCRUTON, MACHADO e VILLEY, as percepções compartilhadas pelos cegos do ambiente construído. O trabalho comenta, ainda, todo a capacidade imaginativa dos cegos na construção do espaço arquitetônico. Os elementos embasadores do estudo foram obtidos por meio da pesquisa de campo que compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com cegos congênitos; experimentos efetuados no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), na Cidade do Rio de Janeiro, e os mapeamentos cognitivos que se transformaram em fundamentos e complementaram as informações necessárias. Em síntese, este estudo objetivou, ao abstrair a visão da percepção arquitetônica, fazer emergir outras propriedades espaciais que proporcionam bem-estar ao homem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
arqrosadasilva Posted July 13, 2010 Report Share Posted July 13, 2010 Basta procurar numa câmara Municipal... As minhas desculpas, sei que o tema é sério, faz-me de algum modo lembrar as teorias quinestésicas e os ensaios de Edward Hall... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now