Jump to content
Arquitectura.pt


Relação da Arquitectura com a Paisagem


BrunoMarcelino

Recommended Posts

Boa tarde,

Encontro-me a fazer um trabalho de Mestrado sobre a relação da Arquitectura com a Paisagem e gostaria do vosso auxílio quanto a obras de referência. O que procuro são obras arquitectónicas nacionais e internacionais que poderão ou não estar intrinsecamente relacionadas com a Paisagem / Envolvente, assim como, exemplos “históricos” que me ajudarão a dar uma nota introdutória ao tema. Após consultar o fórum e perceber a vossa “bagagem arquitectónica” acho que seria interessante saber a vossa opinião sobre o tema, já que também é uma problemática constante da Arquitectura hoje em dia.

Aguardo sugestões e opiniões sobre o tema.
Link to comment
Share on other sites

ha um site que é estilo biblioteca de teses (deposito) onde podes procurar por tema, que disponibiliza o resumo e a bibliografia dessa mesma tese. podias começar por ai. de certeza que vais encontrar imensa coisa. eu não sei o link de cor.. mas de certo que se procurares no google que encontras. alem disso, não sei se sabes, mas podes requisitar teses de outras faculdades atraves da tua faculdade e assim pesquisar melhor. nesse mesmo deposito que te falo tem lá o nome e o local de onde sao. nada mais facil :)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

aquilo que sugeres é muito vago... porque é que não fazes uma introdução (apoiando o que dizes no que certamente já leste) e a partir dai lança-se o tema de discussão. por exemplo, prque não introduzes o tema, expecificando exactamente o que gostavas de debater... como compreendes, portugal é vastissimo com variadas paisagens, arquitecturas distintas e o seu estudo daria pano para várias mangas! não sei se pretendes um estudo mais generalizado ou algo mais especifico de uma certa região de portugal...
enfim, diz de tua justiça e insentiva o debate, se não assim não iras muito longe...
que impressões já tens sobre o assunto?

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Peço desculpa Margarida, mas a minha vida profissional não me permite estar constantemente no fórum. Para sua informação este trabalho ainda está numa fase inicial e não vou já tirar conclusões. Lamento que pense que me limito a ler e a fazer copy paste, se fosse verdade era fácil para mim colar aqui seja o que for.

Asimplemind, obrigado pelos textos, alguns já os tinha lido aqui. O teu ponto de vista e as referências que usaste são muito úteis. Considero que o texto de Loos que referiste é um exemplo a seguir para um tema destes. Já o tinha abordado e aprofundado. Obrigado.

O debate que suscitei no fórum será um modo de obter diferentes perspectivas sobre o assunto, pois apresentar-se-á apenas como fase introdutória do trabalho.

A minha intenção é dividir a análise da relação da Arquitectura com a Paisagem por “sub-temas” e a esses atribuir uma obra ou arquitecto:

- Materialidade: Arqº Paulo David e a obra da Casa das Mudas e Piscinas.
- Conceptualidade (relação do conceito da obra com o edifício): Arqº Nuno Lopes e a obra Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos na Ilha do Faial
- Relação com a Envolvente: Arqº César Portela e o Cemitério de Finisterra

Estes são considerados, para mim, elementos essenciais que auxiliam nesta relação da Arquitectura com a Paisagem. Não sei se os conceitos se encontram bem denominados mas estas são algumas obras que gostaria de referir.

O debate que propus aqui no fórum seria para ter diferentes perspectivas de obras e sub-temas que poderia analisar para a introdução do trabalho.

Agradecia os vossos conselhos de obras e outros temas a considerar. Obrigado.
Link to comment
Share on other sites

Há um um aspecto importante que essas três obras desenvolvem para com a paisagem que é: o estar na paisagem e o olhar a paisagem. São duas abordagens bastante importantes em cada uma das obras e que interessa identificar e entender de que forma se processa o estar na paisagem e o olhar a paisagem.

Link to comment
Share on other sites

o que te disse, foi pura e simplesmente em tom provocatório. aquilo que fazes depois de ler os textos que te indicaram, ou outros que encontres, não me diz respeito e sinceramente, não quero saber lol.

embora parece que tenhas ficado ofendido, também sabes que o que há mais por ai é pessoal a querer ideias dos outros e ter o trabalho facilitado. neste fórum, acredita, há muito disso, principalmente de pessoas que aparecem, pedem o que querem e nunca mais cá voltam.

na minha faculdade houve uma tese feita precisamente sobre o tema que queres desenvolver e usou também como arquitecto de exemplo Paulo David. mas uma vez que, finalmente explicaste como pensas em fazer a tese, vejo que apenas se tocam em algum pontos fazendo com que o tema, embora identico leve rumos diferentes. existe um livro da arquitecta ana milheiro "a minha casa é um avião". é um livro onde se compilaram vários textos com varios temas, mas tem lá dois ou três que creio que te seriam úteis, pelo menos para desenvolveres mais o pensamento critico.

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.