Jump to content
Arquitectura.pt


FA da UTL


gozilla

Recommended Posts

Boas pessoal tudo bem? Bom, agora que estou a terminar o 12º e cada vez está mais próxima a candidatura á universidade gostava de obter uma informação se for possivel da parte de algum visitante do site. Alguém me sabe fazer uma pequena sintese de diferenças entre o curso de arquitectura geral e arquitectura na área de especialização de planeamento urbano e territorial da faculdade de arquitectra da utl? Tenho dúvidas se não será melhor seguir esta especialização, sendo que gostava de trabalhar mais na área do território. Agradecia a vossa ajuda se possivel. Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

nesta questao dos cursos do territorio, poe-se a questao de que os urbanistas ainda nao sao reconhecidos como profissao, quero dizer, o trabalho de um urbanista nao arquitecto continua a ser assinado por um arquitecto. lembro-me de muita gente de urbanismo e interiores vir ca a baixo (a Lusiada) fazer o que lhes faltava para poderem entrar na ordem, agora ja nao sei onde e que vai a procissao.

Link to comment
Share on other sites

em geral sou contra a especialização, principalmente num curso tão abrangente como o de arquitectura não compreendo o porque de se querer dividir as áreas em urbanismo, interiores...
o curso de arquitectura tem uma carga de objectos de estudo e intervenção tão alargada, que para ti tenho um concelho.

tira arquitectura sem apêndices, e depois, um dia mais tarde, se achares que o tal território é o teu ponto de interesse, vai por esse caminho, tira um mestrado ou um doutoramento na área, trabalha em escritórios que façam urbanismo, nos gabinetes das câmaras...
mas não te limites a priori, porque senão acontece-te como os antigos colegas do argos...

Link to comment
Share on other sites

o que eu acho e que e altura de serem reconhecidos como tal, a ordem dos arquitectos so reconhece arquitectos (na questao pura e crua da palavra), qualquer dia estes profissionais criam as proprias ordens, e depois, depois nao sei. acho que a Ordem dos Arquitectos devia de providenciar reconhecimento aos urbanistas, paisagistas e Arquitectos de interiores, porque afinal de contas ha enumeros arquitectos a fazerem loteamentos que metem do.

Link to comment
Share on other sites

Os paisagistas jé têm uma associação profissional reconhecida e existem cursos específicos de arquitectura paisagista. Também sou da opinião que o curso de arquitectura deve fornecer a capacidade de projectar a diversas escalas desde o design até o urbanismo. Depois os interesses e pesquisas próprias de cada um fazem o resto. Os grandes arquitectos do passado e presente fazem frequentemente incursões pelo design, cenografia, urbanismo, gestão do território e até nas outras artes (pintura , escultura, cinema etc...)

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.