Jump to content
Arquitectura.pt


2ºTrabalho do 1ºSemestre-"O Cubo e a Escada"


Urbanstyle

Recommended Posts

Breve Memória Justificativa

A proposta dada relativamente ao tema do trabalho é sobre a criação de um cubo com 9m de aresta e uma escada que o envolve,baseada no tema da história do Principezinho. Comecei por iniciar uns pequenos esboços das ideias que fui desenvolvendo ao longo do trabalho(disponiveis em anexo)


A minha ideia baseia-se num cenário de um cubo,com várias aberturas de luz,e com fachadas inclinadas,dando a sensação de um percurso desordenado de subida e descida,no centro encontram-se 4 pilares ordenados,de forma a dar uma sensação de força e imponência,com 3 escadas no seu centro,não existem envolventes,é um trabalho ainda formal,sendo tudo ficcionado.


Este mesmo cubo divide-se em 3 fases criadas por mim.A primeira fase encontra-se situada no piso térreo e é dedicada á exploração,portanto existe um espaço que pode ser explorado repetidamente, até encontrar-mos a primeira escada que nos dá acesso ao piso superior.


A segunda fase encontra-se situada no primeiro piso e é dedicada á descoberta e á contemplação.È um espaço amplo e completamente rodeado por luz,transmitindo uma sensação de calma e felicidade.Nesse mesmo espaço encontram-se três escadas que nos dão acesso ao ultimo piso.


A ultima fase é dedicada á perda e ao desequilíbrio, encontra-se situada no segundo piso.Este espaço é fechado e com pouca luz,existem várias aberturas no chão sem qualquer protecção,é um lugar confuso,pois não nos leva a lado nenhum,logo é um lugar triste e desequilibrado.

Infelizmente não estou a conseguir digitalizar as imagens das plantas,cortes e alçados,pelo que tentarei com a maior brevidade possivel coloca-las aqui.
Link to comment
Share on other sites

Tal e qual senão o mesmo trabalho como 1º do 2º ano na lusiada de Famalicão...:foto: Se o é posso dizer-te que está bom este trabalho que por sinal exigia que se debruçassem sob uma obra de arte e depois tentar associar a partir daí o desenvolvimento dessa num cubo que servirira como espaço de contemplação... Força!!!

Link to comment
Share on other sites

O princepezinho (por estranho que pareca) também é um elemento ficcionado,logo não se encontra no cubo,saiu pa tomar um café. :foto: Em resposta ao Zgandulo, não exisitiu neste trabalho qualquer referencia a uma obra de arte,apenas nos deram um simples tema: desenhar um cubo que não ultrapassa-se os 9m de aresta,e tinha que conter uma escada,apenas isso,o resto era por nossa conta :s

Link to comment
Share on other sites

O professor não se chama Luis Conceição não? Fiz um trabalho muito idêntico no 2ºsemestre do 1º ano há... 8 anos, se não me engano... mas relativo ao trabalho em si, penso que o cubo poderia ser mais desmaterializado e a escada devia ter mais impacto no objecto, devia condicioná-lo mais... mas isto é relembrando um pouco os objectivos do exercicío da minha altura, porventura, o exercicío actual terá outros objectivos. Cumps!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.