Jump to content
Arquitectura.pt


Projecto de execução


tbastos

Recommended Posts

livros não sei.
mas posso-te dar uma sugestão.

desenha e representa o máximo que puderes. quanto mais desenhares mais garantias tens de o projecto sair o mais parecido com o que idealizas, porque nunca vai sair completamente como tu queres. caracteriza e promenorizada os mais que puderes os espaços e pormenores, cota-os, usa referencias a pontos concretos de medidas existentes

e poe-te no lugar dos técnicos da construção que vão ler os teus desenhos, percebe que eles não têm a mesma formação que nós, que não sabem ler os nossos desenhos.
apresenta sempre anotações escritas e desenhadas, assim quando houver dúvidas tens sempre uma garantia de que tudo estava bem explicadinho

e já agora, acompanha tu também a obra o máximo que possas

Link to comment
Share on other sites

pois...no fundo não ha diferenças entre a tipologia de habitaçoes, especialmente em desenhos cujo o grau de reprentação implica uma pormenorizaçao de um objecto ou situaçao de resoluçao complexa para quem a vai executar. Tanto faz de ser de um prédio como de uma pequena moradia. Tens que ter em conta que quem vai "ler" o teu projecto perceba aquilo que tu queres transmitir. Lembrei-me tens o "Neufert A arte de projectar em arquitectura", ou entao uns livros do souto moura, isto e o que o kwhyl acima sugeriu e tens uma forma facil de efectuar o teu projecto :foto:

Link to comment
Share on other sites

pela minha experiencia trata-se tudo de reunir as pecas necessarias a boa compreesao do projectro em obra, ou seja, atraves de cortes construtivo a escala 1/50 (por exemplo) deves de identificar os pontos em que a pormenorizacao ira ser necessaria ao empreiteiro. Geralmente fazen-se cortes das fachadas a escala 1/20 o que permite identificar mais rapidamente os pontos onde a pormenorizacao e mais necessaria. a partir dai usas o censo comum, todos os locais onde dois materias difrentes se juntam sao susceptiveis de pormenorizacao, assim como todas as juntas impermeaveis. em relacao aos interiores, alcados a escala 1/50 no minimo em todos os locais onde vais ter equipamentos ou estereoctomias de azulejos. mas isto ainda e muito vago, isto realmente depende muito da obra em questao, quer pelo metodo construtivo quer pela dimensao. Talvez aquilo que tu queres mesmo seja um manual de construcao, nesse sentido tens N livros no mercado, e a internet esta tambem cheia de informacao.

Link to comment
Share on other sites

Um livro com projecto de execução completo também não conheço, nem faz sentido, ficava no mínimo do tamanho de uma lista telefónica...

Conheco um livro, já com alguns anos, " regras para elaboração de projectos" de A. M. Reis Cabrita, LNEC.
bastante explícito no conteudo e organização do projecto de execução. Não está é actualizado com a legislação que tem saído entretanto, mas para isso tens a

Portaria n.º 701-H/2008

de 29 de Julho

Link to comment
Share on other sites

livros não sei.
mas posso-te dar uma sugestão.

desenha e representa o máximo que puderes. quanto mais desenhares mais garantias tens de o projecto sair o mais parecido com o que idealizas, porque nunca vai sair completamente como tu queres. caracteriza e promenorizada os mais que puderes os espaços e pormenores, cota-os, usa referencias a pontos concretos de medidas existentes

e poe-te no lugar dos técnicos da construção que vão ler os teus desenhos, percebe que eles não têm a mesma formação que nós, que não sabem ler os nossos desenhos.
apresenta sempre anotações escritas e desenhadas, assim quando houver dúvidas tens sempre uma garantia de que tudo estava bem explicadinho

e já agora, acompanha tu também a obra o máximo que possas



obrigado a todos.
para responder a este amigo, pretendo comprar um livro, nao editar um, mas obrigado pela sugestão.
realmente, tenho vários livros do souto moura com pormenores bastante detalhados e tb alguns do mascaranhasa, o neufert... mas o que gostaria era tipo um livro com, por exemplo, um projecto completo de uma moradia do souto, ou do siza. e como diz o gibag, que venha uma lista telefónica, informação nao ocupa lugar, tirando a no papel. A finalidade em adquirir um livro destes, seria mesmo saber como se executam os projectos em portugal, e nao só, pelos mestres. espero que me tenha feito compreender.
Link to comment
Share on other sites

......A finalidade em adquirir um livro destes, seria mesmo saber como se executam os projectos em portugal, e nao só, pelos mestres. espero que me tenha feito compreender.


uuhh...parece-me que duvida seja em termos de grafismo, tas com duvida sobre o que desenhar e o que representar num desenho à escala 1:20, 1:10, e 1:5....ja agora nunca desenvolveste à Cadeira de Projecto um projecto teu da escala 1:100 à escala 1:50 ou 1:20??
Link to comment
Share on other sites

sinceramente não estou a perceber o ataque à minha capacidade profissional. a maioria das respostas fogem por completo à questão. fiz uma questão simples, a frequentadores deste forum, que estão ligados de alguma forma à arquitectura. lamentável.... p.s. não sugeri de forma alguma que pretendia ajuda para pormenorizar um projecto. essa suposição partiu de alguns, que acham...

Link to comment
Share on other sites

Caro colega, ao fim de alguns anos concluo, que não existe um livro supra sumo da arquitectura, existem sim varios livros. Os que existem servem para vender a um publico mais generalista (tirando uma ou outra situaçao). As editoras por razoes (possivelmente de markting, ou de direitos de autor ou mesmo dos seus proprietarios actuais), evitam de publicar a totalidade de um projecto, de forma a salvaguardar os seus intereses pessoais. Depois as pormenorizaçoes a aparecerem, servem apenas para demonstrar como uma determinada soluçao construtiva é passivel de ser executada, sem uma grande complexidade esperada. O livro que me recordo que tem um projecto completo (acho eu), é do Souto Moura, e é referente ao Pavilhão Multi-Usos de Viana do Castelo. Os livros existentes sobre arquitectura tradicional portuguesa, apenas mostram as diferentes tipologias arquitectónicas, e as diversas organizaçoes espaciais dispostas. Mais uma vez a minha sugestão é "perder tempo" na Fnac e pesquisar a oferta de livros que eles têm, ou então é deslocar-se à biblioteca da faculdade de arquitectura de Lisboa. Ultima sugestão...se for mesmo para um trabalho de teor académico, tente entrar em contacto com os verdadeiros artistas dos projectos. :foto:

Link to comment
Share on other sites

Ultima sugestão...se for mesmo para um trabalho de teor académico, tente entrar em contacto com os verdadeiros artistas dos projectos. :foto:


Enquanto estudante, há uns bons 10 anos, no Porto, passava mt tempo na fnac a "investigar", tinha uns bons sofás.
E voltando a repetir, não é para nenhum trabalho, tenho uma vasta biblioteca, e queria saber o que recomendavam para acrescentar. Mas todos os que disseram, já possuo.

Obrigado
Link to comment
Share on other sites

Aconselho-te a edição especial da revista AV Monografias dedicada apenas ao Pavilhão de Espanha da Expo Zaragoza 2008 como o edifício do Francisco Mangado dissecado desde a proposta de concurso até ao projecto de execução com reproduções dos diversos cortes construtivos do edifício e de detalhes importantes. Acima de tudo por utilizar um sistema construtivo distinto do habitual em Portugal, interessa bastante conhecer o que está por detrás dos revestimentos.

Link to comment
Share on other sites

....E voltando a repetir, não é para nenhum trabalho, tenho uma vasta biblioteca, e queria saber o que recomendavam para acrescentar. Mas todos os que disseram, já possuo....


Ok..estou esclarecido, como tinha dito que não era para fazer um projecto de execução em si, depreendi que sería para um trabalho de teor académico, que em nada é depreciativo, tendo em conta que a nossa formaçao não termina com o curso. Pois poderia estar enquadrado nalguma pós-graduação ou mestrado, e como tal precisasse de material de estudo. Mas isto não invalida em visitar a biblioteca da faculdade de arquitectura tanto de Lisboa como a do Porto. Não me pronuncio como é obvio, em relação ao tipo/qualidade de assentos que eles possam ter por lá. Bia sorte com a sua pesquisa

Cumps
Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • 1 month later...

O projecto de execução não se limita a uma boa pormenorização e detalhe dos desenhos. É a parte mais interessante, é certo, mas: Também é da nossa responsabilidade a elaboração do caderno de encargos, condições técnicas especiais, coordenar as especialidades e acompanhar as medições e orçamentos.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Se calhar o que pretendes é saber como organizar um projecto de execução completo. Eu separo o meu por tópicos: desenhos gerais; mapas de acabamentos; vãos exteriores; vãos interiores; pormenores construtivos; pormenores interiores como wc e cozinhas; arranjos exteriores, etc....

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.