Jump to content
Arquitectura.pt


Honorários minimos para moradia unifamiliar


galfarro

Preço minimo de um projecto de arq de moradia unifamiliar  

51 members have voted

  1. 1. Preço minimo de um projecto de arq de moradia unifamiliar

    • + 15000€
      0
    • 10001-15000€
      2
    • 7501-10000€
      3
    • 5001-7500€
      8
    • 3501-5000€
      23
    • 2001-3500€
      10
    • até 2000€
      5


Recommended Posts

Lanço mais um inquerito/debate, de resposta dificil, mas muito útil para todos nós. Com este inquérito iremos ter uma noção de como anda o mercado. Participem.. com respostas ponderadas claro.. :foto: Quanto mais ponderada a resposta mais válido é este inquerito

Honorários minimos para moradia unifamiliar

Imaginem que lhes pediam orçamento para um projecto duma moradia de 150m2 mais garagem. Este cliente pederia orçamento a outros arquitectos (ou seja haveria concorrencia) e teriam de atirar um numero rapidamente para a mesa sem grandes detalhes da localização, cliente em questão, etc. Estou a falar do minimo preço que aceitariam fazer o projecto, só de arquitectura e com proj. execução (em situaçoes relativamente normais da vida de cada um claro)

A resposta é anónima por isso não tenham pruridos em participar. Experientes e menos experientes. E não estou a perguntar o preço justo, estou a falar de mínimo preço. Aquele preço que diriam ao cliente, por menos de X não faço..

ps:
pedia respostas só a quem tenha finalizado o curso de arquitectura

Link to comment
Share on other sites

Para uma habitação unifamiliar, de 150m2 + garagem, corrente, estaremos a falar de uma area bruta de sensivelmente 180m2.
Mínimo.. mínimo, 4000€+ IVA
Mas não concordo com a execução de Projectos de execução de Arquitectura..sem entrar em conta com as restantes especialidades..
Temos a coordenação entre todas, com eventuais conflitos de especificações para resover.
Os mapa de trabalhos/ medições tem que estar integrados, etc...

Se o Projecto for para uma Arquitectura menos corrente, com soluções tecnicas e espaciais fora do comum... Pelo menos, 6000€ + IVA

Abraços...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

As estrelas portuguesas levam segundo os valores da tabela de honorarios. pelo menos tratando-se de varias moradias, individualmente nem sei se aceitam. axo que nunca iria abaixo dos 15-20mil euros (+IVA claro..) usando uma especie de bandeirada minima para pegarem num projecto. As estrelas espanholas sao muito mais caras. (mansilla e tunon, 2x ou mais o valor da tabela portuguesa- ou pelo menos em projectos que nao estao interessados em fazer, axo que um projecto destes iria para 30-40mil euros). Sei de fonte segura tudo o que referi mas se alguem puder complementar estas informacoes agradeco que o faca. Por exemplo seria interessante saber o valor dos honorarios noutros paises.

Link to comment
Share on other sites

Isto da bandeirada minima e interessante. Essa conversa dos m2 que nos usamos para apresentar o preco ao cliente as vezes prejudica-nos. Fazer um projecto de uma casa de 150 ou 200 m2 da rigorosamente o mesmo trabalho e o preco e completamente diferente. Ganhar X ou X+33% faz diferenca a todos nos.. Eu sei que esta conversa dos m2 e facilmente assimilada e tem a sua razao de ser. O cliente qd vende, vende ao m2.

Link to comment
Share on other sites

Isto da bandeirada minima e interessante. Essa conversa dos m2 que nos usamos para apresentar o preco ao cliente as vezes prejudica-nos. Fazer um projecto de uma casa de 150 ou 200 m2 da rigorosamente o mesmo trabalho e o preco e completamente diferente. Ganhar X ou X+33% faz diferenca a todos nos.. Eu sei que esta conversa dos m2 e facilmente assimilada e tem a sua razao de ser. O cliente qd vende, vende ao m2.


É como o como vender peixe, ao kiloXD
Link to comment
Share on other sites

Compreendo as tuas dúvidas em relação aos valores a cobrar. O normal é ficares como coordenador de projecto, os orçamentos que se apresentam englobam tudo e não só a arquitectura. Nesse orçamento á que não esquecer o acompanhamento de obra que está previsto na lei e não só o trabalho de “estirador”. As especialidades és tu que contratas para o teu projecto. É verdade que a tabela de honorários já não se encontra entre nós, mas continua a ser um bom começo para fazer contas. Para quem não está familiarizado com a tabela vamos fazer um exercício. A tabela danos o valor total do projecto, ou seja, arquitectura, especialidades, pormenorização e acompanhamento da obra. Área de construção 200.00m2 Multiplicamos o 200.00m2 pelo valor da estimativa orçamental, vamos considerar 500.00€ (este valor é definido por lei e está em portaria, mais fácil, pergunta na CM) isto dá 100 000.00€ de orçamento para a obra. Em seguida vamos á tabela ver qual é a percentagem do projecto total, moradia unifamiliar é categoria 2 e 100 000€00 da 6.51%, o valor total de projecto é de 6510.00€ + iva. Agora vamos dividir entre arquitectura e especialidades 60% para arquitectura e 40% para especialidades. Arquitectura = 3906.00€ +iva Especialidades=2604.00€ +iva Depois de chegares a estes valore e de teres o valor das especialidades ponderas e vez se é um valor justo para o trabalho. Espero ter ajudado.:foto:

Link to comment
Share on other sites

Caro JPMR... essas contas que efectuou, utilizando as regras da antiga portrai de honoráros.. não é para partilhar com as especialidades... Era, sim o valor máximo a cobrar para todas as fases do Projecto de Arquitectura. Para cada especialidade, efectuava-se uma estimativa de custo para a dita e voltava-se a fazer as contas com as % da portaria. Depois era somar as parcelas todas.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Caro JPMR... essas contas que efectuou, utilizando as regras da antiga portrai de honoráros.. não é para partilhar com as especialidades...

Era, sim o valor máximo a cobrar para todas as fases do Projecto de Arquitectura.

Para cada especialidade, efectuava-se uma estimativa de custo para a dita e voltava-se a fazer as contas com as % da portaria.
Depois era somar as parcelas todas.


Certíssimo, cada especialidade faz as suas conta com base na respectiva estimativa de obra, e no final soma tudo.

Mas isso era antes. A tabela já não está em vigor. As referências agora andam ao sabor do mercado.
Link to comment
Share on other sites

Este inquérito não é realista quando para uma moradia se pede proj. de execução. como sabem isto implica mapas de acabamento, mapas de vãos, condições técnicas especiais, mapas de medições , quantidades e orçamentos, pormenorização, desenhos de posição, cortes construtivos, etc.....Isto é muito mais caro que um proj de licenciamento que normalmente nos pedem.

Link to comment
Share on other sites

O inquérito é realista.. para Projecto de execução de Arquitectura... que é o que é pedido votar. Mas não é realista, no sentido em que habitualmente não é pedido um Projecto de execução completo (Arquitectura+ especialidades) para habitações unifamiliares. Por exemplo, eu nunca tive uma adjudicação para um Projecto de execução completo para um cliente particular construir uma habitação unifamiliar... Mas já efectuei propostas... preferiram adjudicar noutras condições..

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Eu referi o projecto de execução devido a garantir alguma qualidade na construção do projecto (eu sei que nos tempos que correm é irrealista na maior parte dos casos), e principalmente facilitar a participação a recém-licenciados menos familiarizados em "detalhes" acerca das fases de projecto, que mudam completamente os honorários e tempo despendido (e na faculdade há sempre uma fase de pormenorização do projecto). Mas posso abrir um tópico igual a este onde se vote sem projecto de execução se quiserem.

Link to comment
Share on other sites

ainda so temos 8 votos mas ja da para ver que os valores andam muito por baixo atendendo a termos a fase de execução. Com estes valores e havendo uma certa qualidade (lêia-se tempo dispendido) no trabalho o lucro se existir é baixissimo. Eu sei que a vida não está fácil mas um projecto de execução se não for padrão demora muito tempo a fazer.. fazendo umas contas macacas: 3000 euros / 2 meses de trabalho=1500 euros mes 3000 euros / 3 meses de trabalho=1000 euros mes claro que a subtrair a estes 3000 euros estão as despesas que cada um dispende com a estrutura que tem. Rendas, Agua, Luz , Internet, consumiveis, hardwares, softwares, etc, etc. voces sabem muito melhor isto do que eu.. transportes para ir aqui e ali.. quem souber fazer umas contas menos macacas que as minhas faça favor de as postar :foto:

Link to comment
Share on other sites

Se demorasse 2 meses e a 3000€!!! (40 dias de trabalhox8horas) a elaborar um projecto de execução para uma moradia unifamiliar... é que tinha mesmo prejuizo... então ia cobrar cobrar cerca de 9€/hora!!! Deste valores tirem: Segurança social. IRS ou IRC Seguros Despesas de comunicações Formação profissional Despesas de hardware e software Renda electricidade Agua Limpezas ...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.