Jump to content
Arquitectura.pt


Assinatura de alvara


galfarro

Recommended Posts

Como sempre temas como assinatura de alvara sao tabu e levantam acesas polemicas. Pequenas empresas tem de pagar a chulos para poderem trabalhar. Sera justo?

argumentos a favor:
mercado de trabalho mau. este dinheiro dado aos arquitectos repoe alguma justica no sector e da algum incentivo pratico/recompensa a completar estudos superiores. A arte e o desenvolvimento do pais tem de ser pago, nao so pelos paizinhos de cada um mas pela sociedade em geral


argumentos contra:
pequenas empresas tem de pagar directamente pelos erros estrategicos do governo que permite a degradacao do mercado de trabalho dos arquitectos. mas os tecnicos nao tem culpa. quem tem culpa e a governacao.. E alias estas empresas nao perdem (quanto muito tira alguma margem de lucro usada em carros de luxo), quem paga e a sociedade em geral que contrata os seus servicos.. E alias estas empresas so tem trabalho porque ha arquitectos e engenheiros que projectam coisas..

ps:
eu assino um alvara classe 1, sem nunca la ter posto os pes como muita gente por esse pais fora, embora nao me paguem a 8 meses..

Link to comment
Share on other sites

vergonha na cara. nao percebo essa, parece que fui eu que fiz a lei, e que a votei.. ou que fui eu que votei para a corja que as vota.. :foto: e alias com tanta injustica que tenho de sofrer nao me sinto de alguma forma priveligiado. Senao concerteza que nao estaria a falar abertamente destas coisas enquanto que 99% das pessoas se cala em relacao a isto ps: voce talvez faca o mesmo ou nao? 99% faz..

Link to comment
Share on other sites

Eu acho os argumentos a favor e contra absolutamente ridiculos ou até idiotas. Se o tecnico ( arquitecto ou engenheiro) que é responsável pelo alvará de um construtor não " põe os pés lá" é porque não tem noção de responsabilidade e só quer é o dinheiro no fim do mês. Pois se fosse eu também não lhe pagaria e passado um mês estaria na rua. 1º - se acha que o pagamento para a responsabilidade do alvará é uma chulice então cobre um valor simbolico. Diria 5€ mês. Assim, num momento de crise destes , estaria a ajudar a empresa a reduzir os seus custos. 2º - Se acha que está a ser pago demasiado para aquilo que tem de fazer ( pelas suas palavras : nada) então autoproponha-se a efectuar trabalhos relacionados com a sua área de forma a compensa-los.

Link to comment
Share on other sites

eu acho os argumentos a favor e contra absolutamente ridiculos ou até idiotas.

Se o tecnico ( arquitecto ou engenheiro) que é responsável pelo alvará de um construtor não " põe os pés lá" é porque não tem noção de responsabilidade e só quer é o dinheiro no fim do mês.
Pois se fosse eu também não lhe pagaria e passado um mês estaria na rua. (e sem poder trabalhar..)
o dinheiro que me "pagam" paga exclusivamente o uso do meu titulo de arquitecto, nada mais. O contrato que tenho com essa empresa e apenas esse.

1º - se acha que o pagamento para a responsabilidade do alvará é uma chulice então cobre um valor simbolico. Diria 5€ mês. Assim, num momento de crise destes , estaria a ajudar a empresa a reduzir os seus custos.
utilizei palavras com conotacao negativa ja alterei no post acima

2º - se acha que está a ser pago demasiado para aquilo que tem de fazer ( pelas suas palavras : Nada) então autoproponha-se a efectuar trabalhos relacionados com a sua área de forma a compensa-los.eu nao axo que estou a ser demasiadamente bem pago. Isto foi so para levantar a questao.. E ja agora em vez de apenas criticar proponha melhores argumentos.. Estamos aqui para isso: discussao construtiva.

(...)
Link to comment
Share on other sites

ps:
eu assino um alvara classe 1, sem nunca la ter posto os pes como muita gente por esse pais fora, embora nao me paguem a 8 meses..


Se não pagam há 8 meses já devias ter rescindido há muito tempo. não tenhas ilusões. Estas empresas tem autorizações anuais que são dadas em Janeiro ou Fevereiro. Ou seja, eles já a tem pra todo o ano de 2009 mesmo que rescindas agora. Só no final do ano se voltam preocupar com isto, contigo ou com outro que vier.

Este vínculo é apenas burocrático, não implica tarefa nenhuma em especial, é apenas uma obrigação da empresa em ter alguém (eng. ou arq.) assossiado a responsabilidade da sua actividade.

Conheco muita gente que tem este vínculo, eu também já tive, e nenhum prestou qualquer tarefa prática para as respectivas empresas. Estas geralmente também nunca pedem nada.
Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas informacoes Gibag. Vou tentar um ultimo contacto com esta empresa durante esta semana. Se nao houver progressos na proxima semana rescindo. E se pedires uma fiscalizacao a dita empresa? nao perdem o alvara devido a nao terem um tecnico responsavel no activo embora tenha a autorizacao para 2009?

Link to comment
Share on other sites

com certeza que vou denunciar se entretanto a coisa nao se resolver (o que sinceramente axo muito provavel). Depois comeca outro problema: pagarem-me o q devem! e ai esta uma coisa que em portugal sem recorrer a violencias nao e facil.. tribunais nao me parece.. nao consigo recuperar o dinheiro que tenho em despesas.. entertanto tentarei que haja todo o tipo de vistorias: higiene e saude no trabalho, ambiental, etc, etc

Link to comment
Share on other sites

Ja me perguntaram algumas xs se quero assinar um Alvará, mas eu questiono-me sempre, quais sao as responsabilidades e obrigaçoes de um arquitecto com tecnico duma empresa??? Ja fui contactada por um empreiteiro que me disse q eu estava a pedir mto, q pagava menos ao anteiro tecnico, e q n precisava q eu fosse as obras, assim eu nao aceitei. Porque acho que nao é correcto, se eu sou responsavel pelo que quer q seja, é a mha carteira profissional que esta em jogo caso algo nao corra bem. Que tipo de vencimento se pode pedir para as responsabilidades que sao exigidas? Que tipo de fiscalização fará um tecnico de alvará? Visto que esta la pelo empreiteiro. Eu costumo fazer fiscalizaço por parte do dono d obra aos meus projectos, é mto diferente?

Link to comment
Share on other sites

argumentos a favor:
mercado de trabalho mau. este dinheiro dado aos arquitectos repoe alguma justica no sector e da algum incentivo pratico/recompensa a completar estudos superiores. A arte e o desenvolvimento do pais tem de ser pago, nao so pelos paizinhos de cada um mas pela sociedade em geral

Mas que justiça caro colega??poderá considerar o pagamento como um complemento à sua actividade...mas justiça no sector???


argumentos contra:
pequenas empresas tem de pagar directamente pelos erros estrategicos do governo que permite a degradacao do mercado de trabalho dos arquitectos. mas os tecnicos nao tem culpa. quem tem culpa e a governacao.. E alias estas empresas nao perdem (quanto muito tira alguma margem de lucro usada em carros de luxo), quem paga e a sociedade em geral que contrata os seus servicos.. E alias estas empresas so tem trabalho porque ha arquitectos e engenheiros que projectam coisas..

Acredite que independentemente da dimensão da empresa de construção, nem tudo é lucro. Quem andar no mundo há alguns anos sabe perfeitamente disso. É perfeitamente normal que seja o consumidor final que pague os custos directo e indirectos. Acontece em todos os tipos de actividades com fim lucrativo.

Fique sabendo que a relação empresas ---arquitectos é reciproca. Muitos arquitectos também têm trabalho porque as empresas de construção requisitam os seus serviços. Acho estranho não saber isso...


ps:
eu assino um alvara classe 1, sem nunca la ter posto os pes como muita gente por esse pais fora, embora nao me paguem a 8 meses..
Link to comment
Share on other sites

argumentos contra:
pequenas empresas tem de pagar directamente pelos erros estrategicos do governo que permite a degradacao do mercado de trabalho dos arquitectos. mas os tecnicos nao tem culpa. quem tem culpa e a governacao.. E alias estas empresas nao perdem (quanto muito tira alguma margem de lucro usada em carros de luxo), quem paga e a sociedade em geral que contrata os seus servicos.. E alias estas empresas so tem trabalho porque ha arquitectos e engenheiros que projectam coisas..

Acredite que independentemente da dimensão da empresa de construção, nem tudo é lucro. Quem andar no mundo há alguns anos sabe perfeitamente disso. É perfeitamente normal que seja o consumidor final que pague os custos directo e indirectos. Acontece em todos os tipos de actividades com fim lucrativo.

Fique sabendo que a relação empresas ---arquitectos é reciproca. Muitos arquitectos também têm trabalho porque as empresas de construção requisitam os seus serviços nao, os arquitectos tem emprego porque ha mercado, pessoas com vontade de comprar casa. os construtores tem emprego porque ha coisas projectadas para construir. Acho estranho não saber isso...
Link to comment
Share on other sites

Gupyna, nao subvertas as coisas. Se conseguires tenta invalidar os meus argumentos. So assim posso respeitar a tua opiniao e possivelmente ate concordar com ela. Atirar coisas para o ar e muito limitado.. nao queiras comparar isto com as assinaturas de projectos que nao fizeste. eu nao estou a assinar nada de concreto. Apenas pertenco ao quadro da empresa. Concerteza sabes que sao coisas completamente distintas.

Link to comment
Share on other sites

Bem...a minha unica conclusão que me ocorre depois desta serie de respostas é que o nosso amigo galfarro deve pertencer à ultima fornada de arquitectos recém-licenciados e ainda lhe falta muita experiencia profissional. Caro colega galfarro, fique sabendo que sendo o tecnico responsável pelo alvará da empresa tem de preencher uma ficha resumo de cada obra que essa empresa realizar. Isso faz com que tenha de saber quais as obras realizadas pela empresa, caracteristicas...etc.... É verdade que muitas empresas, preferem dar a preencher essas fichas aos funcionários do escritório, por comodismo. Quando diz que os arquitectos têm trabalho porque há mercado, pessoas com vontade de comprar casa. Só lhe digo que a vontade por si só não chega para criar mercado. E o mercado dos arquitectos não é tão grande como isso, pois temos de dividi-lo com desenhadores, agentes tecnicos, engenheiros e outros patos-bravos que "fazem" arquitectura sem habilitações para tal. Sem falar na mentalidade portuga a qual pensa que é sempre melhor dar o projecto a alguem que esteja a trabalhar de alguma forma na câmara ( assim supostamente é mais rapida a aprovação...será?) quanto ao assunto dos seus 8 meses de atraso no pagamento...o meu conselho é sempre o dialogo. Este não é um periodo facil para as construtoras.

Link to comment
Share on other sites

Isto não tem nada a ver com assinar alvarás, Quantas vezes o pessoal tem de explicar isso.
Estas empresas pura e simplesmente precisam (assim a lei o dita) de ter um arq. ou eng. vinculado à empresa. nada mais. ninguém assina nada.
E obviamente que isto não é um emprego que sustenta a vida de ninguém. É apenas um extra que não ocupa tempo nem espaço. Um arquitecto pode continuar a sua actividade normal sem que isto tenha qualquer influência.

Link to comment
Share on other sites

Fazes Fiscalização aos teus projectos? Tens a certeza que não existe incompatibilidade nisso???


Nunca me foi dito o contrario, eu posso ser responsavel pla execução de obra dos meus proprios projectos, nao assino o alvara. assino apenas o termo de responsabilidade pla execução da obra, nao vejo incoveniente! nem nenhuma camara o contra poes...
Link to comment
Share on other sites

Quem é mau pagador, será sempre, e só sob pressão abrem o bolso, quando abrem. Já me passaram muitos clientes e quando são certinhos, nem é preciso falar do assunto. Sinceramente, eu penso que é uma maneira de te calar. Se rescindes agora perdes 7 meses, se mais tarde perdes mais. Mas atenção, eu não te quero infuenciar. Faz o que a tua consciencia te mandar. (Atenção já te avisaram antes sobre o imposto que vais pagar sobre dinheiro que não recebeste.) Arranja 2 gorilas:fight::foto: e marca uma reunião com ele, se te perguntar quem são, dizes que são teus sócios, mas que não falam muito...:s

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.