Jump to content
Arquitectura.pt

Recommended Posts

Penso que primeiro que tudo devias pesquisar sobre os aspectos técnicos do material antes de decidires se conjuga realmente bem com alvenaria de pedra. Digo isto porque existem algumas reticências quanto à resina fenólica aplicada em exteriores no atelier onde trabalho, se formos ver um exemplo de aplicação no Parque das Nações (penso que foi a 1a aplicação deste material em Portugal), vemos que o seu comportamento não é o melhor, acho que não tem grande resistência aos UV's. Por outro lado, é uma aplicação que já tem alguns anos, provavelmente o material já evoluíu e actualmente terá maior resistência... não tenho grandes conhecimentos sobre a matéria:s Cumps!

Plo aspecto parece ser resina fenólica, e como ja foi dito ha mtos tons que poderá escolher, pode sempre pedir amostra p escolher junto da alvenaria de pedra... Visto que esse material é p ser colocado como fachada ventilada e fixa numa estrutura metálica se calhar é melhor ver a forma como ele vai ligar em obra... Na mha opiniao eles combinam, ja utilizei a resina numa moradia c porcelanato ceramico identico a uma pedra, e o cliente ficou satisfeito e eu tb... mas relamente se estiver mto exposto ao sol e intemperies, pode perder a cor c o tempo...

obrigado a todos por me terem ajudado:D na minha opiniao este é um tipo de material que da um aspecto exelente, pena é as desvantagens.... principalmente porque a minha zona é mesmo beira mar e o projecto que estou a faxer tb, o k tras mais problemas para este material! visto ser um projecto de final de curso, vou aplicar optar por este na mesma...

• 4 weeks later...

Bem essa é a minha area. O material em causa é conhecido vulgarmente como termolaminado. Este produto obtém-se de várias camadas de papel kraft impregnado com resinas termoendurecíveis, ligadas entre si por acção do calor e pressão. Os produtos habitualmente designados por compactos, com espessuras acima de 8 mm, podem ser autoportantes. Estes materiais podem ser utilizados no revestimento de fachadas exteriores e de paredes interiores, na execução de cacifos e outras aplicações para ambientes húmidos, tais como balneários, e na execução de para-ventos e portões exteriores. No seu caso o melhor mesmo é consultar a tabela técnica do rol possivel de produtos que escolher ( há uma infinidade de padrões, aplicações e marcas ) a ABET-LAMINATI ou A SONAE TAFIBRA são fabricantes. Eu próprio comercializo esse produto e só para orientação pode custar serca de 60,00 € / m2 para o efeito que pretende. Refira-se que a sua correcta aplicação é tão ou mais importante que a correcta escolha do material.

Bem essa é a minha area.
O material em causa é conhecido vulgarmente como termolaminado.
Este produto obtém-se de várias camadas de papel kraft impregnado com resinas termoendurecíveis, ligadas entre si por acção do calor e pressão.
Os produtos habitualmente designados por compactos, com espessuras acima de 8 mm, podem ser autoportantes.
Estes materiais podem ser utilizados no revestimento de fachadas exteriores e de paredes interiores, na execução de cacifos e outras aplicações para ambientes húmidos, tais como balneários, e na execução de para-ventos e portões exteriores.
No seu caso o melhor mesmo é consultar a tabela técnica do rol possivel de produtos que escolher ( há uma infinidade de padrões, aplicações e marcas ) a ABET-LAMINATI ou A SONAE TAFIBRA são fabricantes. Eu próprio comercializo esse produto e só para orientação pode custar serca de 60,00 € / m2 para o efeito que pretende.
Refira-se que a sua correcta aplicação é tão ou mais importante que a correcta escolha do material.

...E eu por acaso tenho uns amigos que são representantes da marca TRESPA que parece ser mais resistente e melhor material que o TAFIBRA... pelo menos em preço é melhor, digo eu...

Sem dúvida que este é um material muito bom para revestimento (ventilado) em fachadas, agora, depende do método de aplicação.. a PRODEMA perde a cor com a luz solar... todas tem os pros e contras...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.