Jump to content
Arquitectura.pt


Astana, Cazaquistão | Khan Shatyry | Foster & Partners


Zinaida Batrakova

Recommended Posts

O Khan Shatyr (Marquês Real) é uma cidade dentro de uma tenda gigantesca transparente no valor de 150 milhões de USD actualmente em fase final de construção na cidade de Astana, nova capital do Cazaquistão.


A tenda com 150m de altitude tem uma base elíptica de 200m que cobre 100.000 metros quadrados. A parte inferior da tenda tem uma área maior do que 10 estádios de futebol, será à escala urbana como um parque interior, e um centro comercial para compras e local de entretenimento com praças, um rio para desportos aquáticos, minigolfe e uma praia interior integrada em resort.


Esta tenda gigantesca está a ser construída com um material plástico especial chamado ETFE (etileno tetrafluoroetileno) suspenso numa rede de cabos esticados desde um pináculo central. Este material especial absorve a luz solar para criar o efeito do verão no interior.


O material transparente permite a entrada da luz solar pela qual, em conjunto com os sistemas de ar condicionado mantêm uma temperatura interna entre 15-30°C na maior parte dos espaços e entre 19-24°C nas lojas, enquanto fora a temperatura varia entre -35 a 35°C através do ano.


Este é o segundo projecto do arquitecto britânico Norman Foster (e colaboradores do mesmo, a Linea, Gultekin e UMO) no Cazaquistão, os quais construíram recentemente uma pirâmide de vidro gigantesca em Astana.


Depois da “Ilha de Cristal” em Moscovo (que já aqui apresentei como o maior edifício do mundo) este é também o segundo maior projecto do arquitecto. A construção da “Cidade da Tenda”, será construída durante um pouco mais de um ano esta a ser executada pela companhia Turca Sembol.


A cidade de Astana está no coração da estepe asiática central. As temperaturas atingem muitas vezes os –30ºC no Inverno.


A forma final da maior tenda do mundo foi revelada num modelo 3D pelo Presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev.


A capital Astana pode ter a sua própria praia durante todo o ano e numa área equivalente a 10 estádios de futebol, será uma cidade com muitas praças, canais, muitas lojas para compras e campos para prática de golfe.


A ideia é a de recriar o Verão, para que quando a temperatura exterior for de -30C, os residentes da capital do Cazaquistão possam jogar ténis ao ar livre, fazer passeios de barco ou beber um café nas esplanadas das cafetarias.


Segundo Fettah Tamince, responsável de desenvolvimento na companhia Turca Sempol que está a construir a tenda, disse: "Nada disto foi feito antes, e do ponto de vista da engenharia é um projecto extremamente difícil e também pelo prazo apertado de construção de um ano”.


Desde que à 10 anos o Presidente Nazarbayev decidiu mudar a capital do país de Almati para Astana no coração do Cazaquistão que desde então o governo gastou mais de 15 biliões de USD em construções de grande envergadura, embora as pessoas acreditem que o valor seja bastante mais alto, mas para este estado rico em petróleo, dinheiro não é um problema.
Disse o Presidente numa entrevista à BBC que a mudança da capital foi um enorme risco mas tomou a atitude intuitivamente; "Pus tudo em jogo, inclusive a minha carreira e o meu nome. Eu sabia se falhasse, seria um fracasso fatal, mas o êxito também seria um verdadeiro êxito. Ninguém pareceu acreditar que eu seria capaz de criar uma verdadeira cidade na estepe”.


Mas no horizonte, Astana ainda parece mais sureal do que verdadeira, com os seus palácios de mármore, arranha-céus brilhantes, estruturas metálicas e estátuas abstractas, tudo rodeado de neve que cobriu a vacuidade do espaço.
Brevemente a cúpula de vidro iluminada da tenda Khan Shatyr aparecerá como uma extravagância arquitectónica proporcionada pelo dinheiro do petróleo de Astana.


As residências do complexo Khan Shatyr serão construídas em 2 edifícios iguais de apartamentos (ver fotos) num terreno de 6.792 m2 num espaço lateral (à tenda) da Khan Shatyr Centro de Compras e Entretenimento com vistas para o Palácio Presidencial (um edifício colossal) e com uma área de construção total de 50.802m2 (40.919m2 de construção e 9.983m2 de parqueamentos).


As residências propostas terão acesso directo por passarelas pedestres cobertas ao Khan Shatyr Centro de Compras e Entretenimento para que os residentes não tenha de se importunar com os aproximadamente –30ºC de inverno ou com o tempo de verão no exterior, aonde podem ter acesso ao comércio, restaurantes, teatros, cinemas, centros de formação, “Fonte de Água Mineral” e outras facilidades de lazer como piscinas, jardins botânicos interiores e tanques que oferecem durante todo o ano uma atmosfera quente a toda a volta.


As residências no Khan Shatyr definem novos limites de luxo e conforto em Astana. Há várias espécies de residências dependendo das necessidades e os desejos dos compradores, contudo, apesar do tamanho da residência há luxo exclusivo e o privilégio dos serviços oferecidos pelo Khan Shatyr Centro de Compras e Entretenimento.


Há vários tipos de residências oferecidas nas Residências no Khan Shatyr; todas as residências apresentarão um desenho contemporâneo que maximiza a luz espacial e natural funcional. As residências terão um sistema autónomo de climatização, sistema de segurança "High Security", serão fornecidas com cozinhas equipadas com aparelhos “Hi Tech” estilo contemporâneo e casas de banho de desenhadas por designers com banheiras de hidromassagem, jacuzis, etc...
Todas as residências terão acesso directo à recepção aonde poderão encomendar ao recepcionista os mais variados serviços, desde comida, empregadas de limpeza a serviço de lavandaria a seco.


É claro que tudo isto não são para todos os habitantes porquanto a maioria é gente muito pobre exceptuando-se a oligarquia no poder e ligada aos negócios do petróleo.


Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Zina : :foto:

Poderão ver os meus sites em:

http://www.zinaidabatrakova.fw380.com
http://zinaidabatrakova.planetaclix.pt/index.html
Link to comment
Share on other sites

REFERENCIA

http-~~-//upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/53/Oval_pavilion_by_Vladimir_Shukhov_1896.jpg/450px-Oval_pavilion_by_Vladimir_Shukhov_1896.jpg

DADOS

Khan Shatyry 150m. under construction

start: 2006
completed: quarter 3-4, 2008


Official Site: www.khanshatyry.com

Architect: Foster & Partners
www.fosterandpartners.com

info from Wikipedia:
[ame]http://en.wikipedia.org/wiki/Khan_Shatyry[/ame]

Khan Shatyry (Royal Marquee) is a giant transparent tent currently under construction in Astana, capital city of Kazakhstan. The architectural project was unveiled by the President of Kazakhstan Nursultan Nazarbayev on 9 December 2006.

The 150m-high (500ft) tent has a 200m elliptical base covering 100,000 square meters.[1] Underneath the tent, an area larger than 10 football stadiums, will be an urban-scale internal park, shopping and entertainment venue with squares and cobbled streets, a boating river, shopping centre, minigolf and indoor beach resort. It is being made from ETFE suspended on a network of cables strung from a central spire. The transparent material allows sunlight through which, in conjunction with air heating and cooling systems maintain an internal temperature between 15-30°C in the main space and 19-24°C in the retail units, while outside the temperature varies between -35 to +35°C across the year.

This will be the second project designed by UK architect Norman Foster (of Foster and Partners, collaborating architects are Linea, Gultekin and UMO[1]), who has recently built a giant glass pyramid in Astana. The construction of the tent-city, expected to take a year(probably a bit more), will be carried out by the Turkish company Sembol.

IN http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=511231
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.