Jump to content
Arquitectura.pt


Nrau


Recommended Posts

A primeira é sempre a mais difícil.

1º lé as instruções de aplicação do NRAU. que estão em PDF no site. Aqui tiras as dúvidas quase todas e sabes o que deves ou não fazer e quais os critérios de avaliação.

Normalmente não voltam a contactar e para pagar cada CAM tem o seu sistema. Para lisboa é preciso registar actividade com o Município e depois entregar recibo verde com o valor. Na tua área reservada na net podes seguir a evolução do processo.

O valor é 72€ por vistoria, mas se forem 2 no mesmo prédio os valores são diferentes.

Conselhos que posso dar:

levar boa maquina fotográfica e tirar muitas fotos referentes a todos os aspectos a analizar.
Eu não preencho a ficha no local, prefiro em casa através das fotos e mais concentrado.
Não te esqueças de nada porque não podes lá voltar

Tempos: entre 30min a 1h na vistoria e outro tanto para o preenchimento da ficha

Muita atenção as instalações de gás. Nos casos que é obrigatório o certificado de inspecção.

Link to comment
Share on other sites

Eu fui agora notificada para realizar duas, mas é a primeira vez. Como foi a tta experiência? Depois da vistoria, preenchimento e entrega voltam a contactarnos sobre o assunto? Como e quanto pagam?

Obrigado


eu fiz duas, a primeira correu bem, a segunda o locatario não deu acesso...fazes preenchimento via net, tens de tirar o manual maec, guia-te por ai estão ai explicados exemplos de analise, está no site do nrau o manual.
quanto ao pagamento é de 3/4 da unidade de custo mas a mim ainda não me pagaram, tb tenho dúvidas nisso.
Link to comment
Share on other sites

A primeira é sempre a mais difícil.

1º lé as instruções de aplicação do NRAU. que estão em PDF no site. Aqui tiras as dúvidas quase todas e sabes o que deves ou não fazer e quais os critérios de avaliação.

Normalmente não voltam a contactar e para pagar cada CAM tem o seu sistema. Para lisboa é preciso registar actividade com o Município e depois entregar recibo verde com o valor. Na tua área reservada na net podes seguir a evolução do processo.

O valor é 72€ por vistoria, mas se forem 2 no mesmo prédio os valores são diferentes.

Conselhos que posso dar:

levar boa maquina fotográfica e tirar muitas fotos referentes a todos os aspectos a analizar.
Eu não preencho a ficha no local, prefiro em casa através das fotos e mais concentrado.
Não te esqueças de nada porque não podes lá voltar

Tempos: entre 30min a 1h na vistoria e outro tanto para o preenchimento da ficha

Muita atenção as instalações de gás. Nos casos que é obrigatório o certificado de inspecção.



já te pagaram gibag? foi via nib? demorou? tiveste que passar recibo então? a mim ainda não me pagaram, tento perguntar e ninguem explica se pagam via nib se é preciso passar recibo, cada CAM é diferente, estou a ver.
Link to comment
Share on other sites

Gibag, desculpa a minha ignorância, mas se envias o recibo à CAM ou à Câmara Municipal? Bem, o presidente é o mesmo e possivelmente a morada sede também.....e o valor? onde está estipulado? Falas em 72euros, mas está fixado em algum lado, indicam, ou calculas tu? Desculpa estar a chatear com tantos pormenores...mas é dificil arranjar ajuda, mas isto ainda é novo para a maioria das pessoas, especialmente na minha zona, distrito Beja. Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Em Lisboa a CAM é um organismo á parte com tel. e morada expecífica. Nos outros município não sei... Há um decreto, ou portaria que define os valores. Não sei qual é mas pesquisa pelo NRAU ou liga para a CAM de Beja. Eu telefonei e disseram-me. Também me vou informar, talvéz tenha avido aumentos em Janeiro :foto: Já agora quem encontar esta portaria, coloquem-na aqui SFF.

Link to comment
Share on other sites

Ok, encontrei a Portaria, é a seguinte: Portaria 1192-B/2006, no art.13.º fala da remuneração dos técnicos. http://dre.pt/pdf1sdip/2006/11/21201/00090015.pdf

Artigo 13.o
Remuneração dos técnicos
1—A remuneração dos técnicos é efectuada em função
do número de vistorias realizadas e constitui encargo
municipal.
2—Se a assembleia municipal não fixar outro montante,
a remuneração prevista no número anterior é
fixada em três quartos da unidade de conta (UC), tal
como definida no n.o 2 do artigo 5.o do Decreto-Lei
n.o 212/89, de 30 de Junho, por cada vistoria realizada
para determinação do nível de conservação, sendo reduzida
a um quarto de UC quando se trate da avaliação
de várias unidades de um mesmo edifício, para cada
unidade adicional à primeira.

Link to comment
Share on other sites

Exacto tenho estado a tentar perceber, mas tenho muitas dúvidas, vou falar com a CAM de Beja e com um jurista do meu serviço para tentar saber alguma coisa. Amanhã tento trazer nova informação e esclarecimentos sobre esta parte da unidade de conta e consequente cálculo de honorários. Esse DL 212/89 parece me um pouco eligivel....

Link to comment
Share on other sites

Fernando,
Assim que a ficha é aprovada pela CAM, mando um recibo verde com retenções e IVA e algumas semanas depois depositam no NIB que forneci. Para já tudo correu normalmente e faço isso há 1 ano e meio.


mandas para a Cam especifica ou para o instituto de habitação?
isto não deixa de ser um pouco confuso pois cada Cam tem o seu funcionamento pelo que percebi, já fiz para duas Cam diferentes, e a apresentação para a realização do trabalho foi diferente.
abraço
Link to comment
Share on other sites

Em Lisboa a CAM é um organismo á parte com tel. e morada expecífica. Nos outros município não sei...

Há um decreto, ou portaria que define os valores. Não sei qual é mas pesquisa pelo NRAU ou liga para a CAM de Beja. Eu telefonei e disseram-me.
Também me vou informar, talvéz tenha avido aumentos em Janeiro :foto:

Já agora quem encontar esta portaria, coloquem-na aqui SFF.


acho que havia um aumento da unidade de custo, previsto
abraço
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.