Jump to content
Arquitectura.pt


Évora | Complexo de artes e arquitectura da Universidade de Évora | Inês Lobo e Ventura Trindade


jreis89

Recommended Posts

Bem ka vim eu dizer umas pequenas verdades da universidade de evora. Tive mais uma entrega de projecto, e mais uma vez não consegui com que o meu projecto prevalece-se nesta universidade de Évora, pois simplesmente penso que fazer projecto, devesse fazer este através de suportes como guardanapos de café, entre outros elementos, deste género, pois quanto mais uma pessoa trabalha, menos è cotado. Ao realizar o Projecto que este possa prevalecer, mas depois os professores destroem as tuas ideias todas, e a nossa única vontade, é de pedir transferência para outra universidade, pois aqui não se consegue vencer em projecto, pois o k conta não e o trabalho, mas a barbaridade de ideias que muitas vezes não tem nexo e que para os proffs, tem não sei por carga de agua, tem alguma logica. Por isso aconselho vivamente quem queira ir para arquitectura, opte por ir para o Porto, Coimbra, Guimarães e Lisboa, Évora nem deve ser pensada, pois como vem aqui mostro a frustração, de um curso mal organizado, e leccionado por docentes, com imensos problemas mentais, por isso optem por outra universidade, e não esta. Obrigado por me ouvirem, e espero que isto sirva de ajuda para o vosso futuro.

Link to comment
Share on other sites

Guest canicalmen

nao encontro nenhuma universidade em Guimarães!! Não existe mesmo nenhuma caracteristica boa na Universidade de Évora???


A Universidade de évora tem muitas coisas boas, e talvez seja a universidade que tem melhores condições para o ensino da arquitectura em portugal na actualidade (tirando talvez a faculdade do porto, mas tenho dúvidas!).

Com um pólo novo é de aproveitar!

Esta é a única universidade de arquitectura no sul do país, o que trás uma experiência diferente do que a do norte, é uma oportunidade para ganhar experiência num estilo de arquitectura diferente!

A Cidade é a adequada para este curso, uma cidade com história e muita arquitectura... (património Mundial)

Se estás a pensar em vir para este curso tens de pensar muito bem na tua escolha, isto foi só uma atenção para não seres enganado pelas pessoas erradas.

Boa Sorte! :D
Link to comment
Share on other sites

Guest canicalmen

Peço desculpa por estar a fugir ao assunto que realmente este tópico trata mas fiquei indignado com as palavras do Dave_Jaxis sobre a Universidade de Évora, universidade onde estudo arquitectura! :D:zangado::(:zangado:

Queria dizer a este utilizador menos feliz, que se o seu projecto nao prevaleceu talvez seja porque não é asism tão bom quanto isso... pense no assunto Dave_jaxis!

Não ande a dizer mentiras sobre esta universidade, apesar do seu descontentamento.


Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Concordo perfeitamente contigo canicalmen,
a universidade de Évora não como o Dave_jaxis diz, pois a universidade dispõe de um novo edificio, talvez ainda com alguns defeitos pois ainda estao em curso as obras da segunda fase de recuperação do edificio, pois acredito que apos o fim das obras a universidade irá ter condições para funcionar por completo. A universidade contem um bom grupo de docentes, professores de projecto reconhecidos, assim como as outras cadeiras. (Talves Dave_jaxis, estejas um pouco indignado, mas não se bem porque é que o vens para aqui dizer. Eu vi a tua apresentação, e não compreendo o porque de te lamentares. não correu assim tão mal.)
Por isso aconselho vivamente a universidade de Évora.

Link to comment
Share on other sites

escolher bem a Faculdade e' crucial, e se tens oportunidade de ir para uma publica, melhor ! mas nunca te xkeças de k, independentemente da instituição k frequentas, as vezs o mais importante, aprendes em actividades extra-curriculares (leituras, conferencias, filmes, leituras, leituras), ou seja, a tua motivação e interesse compensa as lacunas da tua escola ! PS.: tenho optima impressao da UEvora ! e este novo polo parece perfeito para trabalhar !

Link to comment
Share on other sites

as opinioes sao para serem tratadas neste post, eu infelizmente sintome infeliz na universidade, pois so me deram uns miseros cento e poucos euros por ter feito todas as cadeiras o ano passado, sendo que existe pessoas k nao fazem nada e ganham mais que eu, neste curso de arquitectura em evora, nao me refiro a nenhum estudante que posta aqui mas sim de casos veridicos que tenho de aturar todos os dias.Aos meus colegas da UE,dou-lhes as felicidades para os curso, e que nao se chateiem comigo, pois infelizmente sou eu que para o ano, é que vou atuar os miudos que entrarem com media de 11.Boa continuaçao

Link to comment
Share on other sites

pesso desculpa aos frequentadores deste post, afirmam sentirem-se bem com o curso nesta universidade, penso que a minha revolta é pessoal, mas afirmo que infelizmente, haja poucas opinioes sobre alunos deste curso, colocadas neste post, pois se calhar a minha revolta nao passaria a ser pessoal,mas sim ja colectiva. Mas sim é uma universidade em crescimento, o polo nao tem a ver com o resto da universidade,mas é muito triste, este curso se equiparar a uma engenharia qualquer, que se entra com 11, mas isto é o erro do departamento, e pelo que se ve em todas as universidades existem problemas, so k aqui eles acontecem numa quantidade massiva de dias, pois um aluno andar a espera quase dois meses por uma nota como me aconteceu o semestre passado, é muito penoso, é mesmo triste, mas isto infelizmente ja vem da universidade, pois vejo isto na grande maioria dos cursos.Aos meus colegas, digo que tenham uma boa continuaçao de curso, mas desculpem-me nao assinalem so o positivo, pois acham engraçado ter-se uma media superior a 16 e entrar-se em evora, sendo a media de 11, pensem nisso sim

Link to comment
Share on other sites

Eu não sou nem assistente nem administrador mas, estamos a fugir completamente do tema do tópico. Deveriamos estar a falar do belo projecto do complexo de artes e não da Universidade ! Existem outros tópicos relacionados com cursos de arquitectura.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, inaugurou a primeira e a segunda fase da reconstrução do novo Colégio dos Leões, e a Rede Comunitária de banda larga do distrito de Évora, que não só vai ligar todos os edifícios da UE com fibra óptica, como também todas as sedes de concelho do distrito de Évora.


Num acto simbólico, o Ministro descerrou uma placa alusiva à inauguração do edifício, ao mesmo tempo que sublinhou que Évora tem "condições excepcionais para ser uma universidade excepcional", já que tem condições de relacionamento internacional, com Espanha e o mundo árabe que são crescentes e "únicas" em Portugal. "Vejo com enorme satisfação a especialização crescente da UE e as Artes Visuais e a Arquitectura precisam de um espaço condigno e apropriado ao funcionamento da actividade artística" referiu o Ministro, que acompanhou desde cedo o processo de aquisição da Antiga Fabrica dos Leões pela Universidade de Évora.

"A decisão de pegar num edifício que pertence à arqueologia industrial portuguesa, como foi a moagem nesta zona, e transformar numa grande instalação universitária é um exemplo muito interessante do ponto de vista simbólico e do ponto de vista arquitectónico em Évora" afirma Mariano Gago, relembrando a história de Évora e do edifício, ligado à produção agrária e aos primórdios da produção de energia.

Na cerimónia, o Reitor da UE, Prof. Jorge Araújo, recorda que a recuperação da Antiga Fábrica dos Leões conseguiu arrancar graças a uma forte decisão politica, já que o "Ministro foi sensível e disponibilizou um fundo que permitiu arrancar a 1.ª fase, tendo depois autorizado a 2.ª fase da obra" e é nesse sentido que o Reitor defende que o mínimo que a Escola pode aspirar é à excelência. "Temos de ser uma excelente Escola de Artes Visuais e uma excelente Escola de Arquitectura" e continua, "tem de ser excelente porque tudo o que não seja excelente é caro. É caro porque custa e porque não tem retorno".

A visita do Ministro Mariano Gago inseriu-se na sessão de apresentação das "Redes de Nova Geração ao Serviço do Desenvolvimento Regional", promovida pela Associação de Municípios do Distrito de Évora, e na qual foi apresentada oficialmente a Rede Comunitária de Banda Larga.

A Universidade de Évora é parceira desta iniciativa, fornecendo apoio técnico e serviços. Todos os edifícios da universidade, mesmo os que estão fora do centro histórico, como é o caso da Herdade da Mitra, do Colégio dos Leões e da Escola de Enfermagem de S. João de Deus, estão agora ligados através da fibra óptica, permitindo acesso à Internet em banda larga.



UEline


http://videos.sapo.pt/8OZ9RzzCzdgEzIObVIdS
Link to comment
Share on other sites

olá... Este novo pólo da Universidade de Évora tem excelentes condiçoes, talvez as melhores condições a nivel do Pais, em relação a outras universidades, e aqui como existe diferentes cursos ligados às artes, é um bom sitio para um arquitecto, ou de outro curso se formar... todos ateliers ligados na parte de arquitectura tem excelentes condições e até tem computadores... e tudo! loOL É um projecto a nivel arquitectónico bastante interessante! Eu apesar de lá estudar na universidade de Évora, no curso de Arquitectura, até estou satisfeito pelas condições que o novo Pólo tem, por isso, por enquanto nao tenho criticas a fazer! A 2º fase do projecto está em construção, talvez quando começar o próximo ano lectivo 2009/2010, talvez já esteja tudo construido e em funcionamento... O que era bom! :margarida_beer:, mas esperamos pra ver! Cumprimentos!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

caros colegas :) eu tb sou uma estudante de arquitectura na universidade de évora...li assim um pouco rapido os vossos comentários a este novo pólo da universidade...sim pelas imagens parece ser dotado de excelentes espaços de trabalho, pois bem, temos muito mais espaço e melhores condiçoes que no antigo edificio do espirito santo mas mesmo assim não é fácil permanecer aqui todas aquelas horas a trabalhar...isto porque? porque parece que o espaço não foi assim tão bem estudado para esse efeito...deveria haver um maior controle em relação à luz, em relação à ventilação/aquecimento...também é necessário um certo conforto para se trabalhar. Esta questão não só esta relacionada com o pólo de arquitectura como também com o pólo de design aqui ao lado. há certas questões e pormenores que mostram que não foram bem pensados durante a fase de projecto, mas isso deve acontecer na grande maioria de projecto realizados. os projectos podem ser muito interessantes mas só quando os vivemos é que nos apercebemos da sua verdadeira identidade.

Link to comment
Share on other sites

por acaso também concordo quando falas em relação a um melhor controle de luz...é que para além disso tudo que referiste e bem, caso queiras usar um datashow, por exemplo para mostrar um trabalho, esquece...não há nada que tape os janelões que evite a inundação de luz. embora seja um projecto excelente e bastante convidadtivo, parece -me que peca em reflexão séria nas questões práticas de uso do dia-a-dia

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

E se quisermos ir mais longe, podemos falar na questão do mobiliário, que é completamente inadequado. Pois não dispomos de estiradores. Mas sim de umas miseráveis mesas baixíssimas que nos dão cabo das costas. Como um colega meu diz "São óptimos estiradores de luz", isto referindo-se ao computador.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

projecto interessante? projecto excelente? eu que vivencio e experiencio este espaço praticamente todos os dias, até no primeiro dia que lá entrei nunca achei o espaço interessante, não me emociona, é me indiferente...para nem falar nas infinitas falhas que por lá existem...parece que cada dia descubro uma..desde telhados furados(sim por incrivel que pareça ja chove dentro de um dos edificios), janelas com puxadores onde é impossivel chegar, mais o facto de que algum rapaz que esteja no piso 2, se quiser ir fazer o seu xixizinho vai ter que descer ainda 2 pisos, na casa de banho pensou se, e muito bem nos defecientes e para o efeito existe um lavatório de reduzida altura, mas parece que se esqueceram dos não defecientes que quase que se têm que se deitar para consegui lavar as mãos, pensou se e muito bem nos defecientes na casa de banho, mas no que toca a acessibilidade destes na entrada do edificio é impossivel, visto haver um degrau de aproximadamente 20cm, o famoso edificio que foi referido como tendo obtido certificado energético classe A, mais parece um frigorico no inverno, no qual se torna impossivel trabalhar, e várias outras questões aqui já referidas, para já nem falar porque é que foi este o projecto vencedor do 'concurso'. Nao querendo com isto dizer que não haja aspectos interessantes, no que toca à conjugação de materiais, etc. Quanto ao curso...FUJAM DAQUI..nao se chegem ca perto que isto cheira mal por todos os lados :p

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 4 months later...

Aqui vão algumas fotografias do novo corpo do edifício que ainda se encontra em acabamentos. Mas que promete bastante qualidade e a resolução de problemas que até agora tem vindo a surgir. Mas que quando o edifício estiver acabado totalmente talvez todo seja finalmente resolvido. São algumas fotos (sem grande qualidade é verdade) do interior onde será a zona de biblioteca, que termina com um espaço brutal com pé direito enorme, um espaço de excelente qualidade, poderá dizer-se que o melhor do edifício. Na foto não é possível sentir isso mas lá acreditem, é brutal. E a noite ainda melhor. Começa a torna-se num edifício excelente para o ensino de arquitectura. Até mais.

Link to comment
Share on other sites

gosto principalmente do corredor da primeira foto...chegas ao fim se não tiveres cuidado ficas sem cabeça...muito bem pensado. e aquela alcatifa...a pior escolha... não acho que este espaço de biblioteca seja assim tão interessante...são espaços muito fechados e limitados. há muitos aspectos negativos e poucos positivos...que decepção.

Link to comment
Share on other sites

e para quem está interessado em vir para aqui estudar...pense várias vezes...a média de anos de saída deste curso são de 7 anos ou mais... por alguma razão será... o departamento ainda não chegou a um nível aceitável... e ainda vai demorar muito para que esta escola de arquitectos projectistas (atenção) funcione de forma organizada e coerente. são só problemas...os quais ninguém resolve...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.