Jump to content
Arquitectura.pt


Honorários- Estudo Prévio


Cobra

Recommended Posts

Terminei recentemente o curso e pediram-me para realizar o estudo prévio de uma moradia. Andei a pesquisar as tabelas do cálculo de honorários da ordem e noutros sitios mas fiquei na mesma... Quanto é que normalmente se cobra por um estudo prévio? Obrigado a todos

Link to comment
Share on other sites

.. é dificil, estar a dar valores...
Esse estudo prévio é suposto englobar o quê? (Plantas, alçados, corte, proposta volumetrica em 3D)?
Qual a finalidade do estudo? para um PIP?
O levantamento topográfico está executado?
O terreno é de dificil resolução? que tipo de crestrições urbanisticas e / ou topográficos?
Pode-se construir no terreno em causa?
Qual o target orçamental para a construção?
Areas, nº de pisos, Programa base?
Estilo do edificio...
etc...

No mínimo 600€ + IVA...

Não esquecer de estudar, ler e ter muita atenção com o cumprimento e coordenação da legislação vigente, nomeadamente:
- Regulamento do PDM;
- Regulamentos municipais de edificação;
- Regulamento de Loteamento;
- Acessibilidades;
- RGEU;
- RCCTE e Acústica;
...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

O estudo engloba plantas, alçados, cortes, antevisão 3D, maquete e vai servir para obter orçamento para tomar decisão em relação à viabilização do projecto. Há um levantamento topográfico efectuado, o terreno não é dificil mas tem um declive de 12% virado a Norte, o que implica alguns estudos para permitir a entrada de iluminação natural. O orçamento deve rondar os 200 - 300 mil euros, a área util são cerca de 140 m2 e é um programa básico para uma moradia com 4 quartos. Sinceramente pensei que um estudo prévio rondasse os 1000 - 2000 euros...

Link to comment
Share on other sites


Sinceramente pensei que um estudo prévio rondasse os 1000 - 2000 euros...


Com maquete e 3D talvéz se justifique.

Atenção aos direitos de autor para o caso de fazeres o Estudo Prévio e o cliente se desvincular a seguir. O teu Estudo Prévio não pederá ser "copiado" por outro a menos que o autorises.
Link to comment
Share on other sites

Atenção aos direitos de autor para o caso de fazeres o Estudo Prévio e o cliente se desvincular a seguir. O teu Estudo Prévio não pederá ser "copiado" por outro a menos que o autorizes.


Muito Importante!!! é frequente...


Quanto aos valores.. se vai englobar além da planta e 3D, um projecto, praticamente completo... + maquete... talvez 1200€.

PS: acho contraproducente para o custo / horas dispendidas e o que o cliente normalmente está disposto a pagar... apresentar além dos itens descritos, também maquete. (Ou maquete, ou 3D)... depois voçê manda um valor para os 1000 ou 2000€!!! e o cliente... o cliente vai a outro lado... porque ainda não está numa fase de compromisso, ainda está a averiguar, a procurar...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Aconselho uma leitura light deste documento: Estatuto da Ordem dos Arquitectos, o qual na página 12 refere:

"Capitulo Vi

Exercício da profissão

Artigo 42.° Exercício da profissão

1. Só os arquitectos inscritos na Ordem podem,
no território nacional, usar o título profissional

de arquitecto e praticar os actos próprios da profissão."

e ainda:

"3. Os actos próprios da profissão de arquitecto
consubstanciam-se em estudos, projectos, planos
e actividades de consultoria, gestão e direcção de obras,
planificação, coordenação e avaliação, reportadas ao
domínio da arquitectura, o qual abrange a edificação,
o urbanismo, a concepção e desenho do quadro espacial
da vida da população, visando a integração harmoniosa
das actividades humanas no território, a valorização do

património construído e do ambiente."

Percebeu o que escrevi?
Sejamos responsáveis...

Oh Argos, também quer que vá dizer ao Frank Lloyd Wright? Pois, infelizmente não vivemos no Japão, portanto até prova em contrário e sem querer menosprezar, o Cobra não é nenhum Tadao Ando, portanto deve de agir de acordo com as regras do jogo! Sei que há muita boa gente que sem estar inscrita na OA "faz projectos" e depois recorre-se à assinatura por favor... ah também há documentação relativa a isso...

Cumps!

Link to comment
Share on other sites

Isto, de facto, é o que a Ordem diz, mas não tem qualquer valor legislativo ou seja, não é lei. O que a lei diz está no 73/73, como estamos farto de saber. Mais uma coisa. O estudo prévio não se consubstancia num licenciamento nem pode servir de base para uma empreitada. É apenas uma apresentação de intenções e ideias, que não implicam mais do que isso. Portanto na minha perspectiva, pode ser executado por não arquitectos. não podem é dar o salto para as fases subsequentes, onde existe responsabilidade técnica. Numa pesrpectiva ética, não faz muito sentido elaborar um estudo prévio para um cliente, este aprova-o, sabendo que não lhe poderá dar continuidade. Senão entramos de novo em "esquemas"

Link to comment
Share on other sites

Oh Seraph, e onde e que voce quer chegar com isso?

quer dizer ao Cobra que nao pode fazer um estudo previo, ou quer dizer que nao pode receber dinheiro por ele?

o Cobra nao disse que era Arquitecto, e os actos proprios consubstanciam-se
de..., nao se referindo que sejam sequer exclusivo dos Arquitectos, ate porque, se um arquitecto copiar um projecto e ainda que este nao esteja construido e nao tenha sido feito por um arquitecto estara de qualquer forma a cometer plagio.

onde eu quero chegar com isto e que a liberdade arquitectonica e artistica nao se deve limitar a uma assinatura, meus senhores deixem de ter o rei na barriga porque podem fazer um rabisco no canto da folha para licenciamento, enquanto tecnico, cabe ao Arquitecto que assina verificar a conformidade com a lei, e basicamente e sobre o estatuto de tecnico que o Arquitecto assina um projecto, o que podera nao fazer dele autor do projecto de Arquitectura.

ao Cobra aconsselho a que em vez de "comprar" uma assinatura, procura uma parceria com um arquitecto inscrito.
Link to comment
Share on other sites

(...)
Portanto na minha perspectiva, pode ser executado por não arquitectos. não podem é dar o salto para as fases subsequentes, onde existe responsabilidade técnica.

Numa pesrpectiva ética, não faz muito sentido elaborar um estudo prévio para um cliente, este aprova-o, sabendo que não lhe poderá dar continuidade. Senão entramos de novo em "esquemas"


Como o gibag disse entramos em esquemas e era aqui que queria chegar!
O Cobra vai elaborar, o que a meu ver é, a parte mais importante dum projecto. No entanto, de certeza que não vai esperar os 9 meses, que vão ser ainda mais porque infelizmente ainda não tem local de estágio, para passar às fases subsequentes.
Argos (e vamos deixar os "ohs", ok? parece-me que é ser um pouco rude com alguém que nem conhecemos) concordo consigo, de modo algum se pode resumir a uma assinatura, não é ter o rei na barriga porque sinceramente nem assinei projecto algum até à data, mas acredito que a realidade não é tão idealista, ainda mais no nosso Portugal. O que não falta na nossa profissão são indíviduos sem ética capazes de usurpar os direitos de autor, quando estes não são precavidos e tão ou mais grave são os patos bravos que pegam em trabalhos alheios e ficam com os lucros!
Mas mais uma vez concordo com o seu conselho Argos, procure alguém inscrito que seja de confiança e proponha-lhe uma parceria, e não se esqueça, como o gibag já referiu, dos direitos de autor.

Cumps!
Link to comment
Share on other sites

Não sabem do que se trata, nem tão pouco conhecem as condições do trabalho, mas compreendo tal alarido. O trabalho é para umas pessoas conhecidas, não há prazos, nem vinculações, é um trabalho de procura, de experiência, de simulação e de prospecção, e que poderá ir para a frente, ou não (tal como um estudo prévio), um estudo de estudo prévio, como lhe queiram chamar. De qualquer maneira, se avançar para estudo prévio, o projecto é em parceria com um amigo meu que está inscrito, fui eu a meter o tópico como poderia ter sido ele. Já que falam nisso: Já percebi que o problema foi ter tocado na ferida, ''Estudo prévio'' ou ''Ante projecto'' (palavras proibidas para não inscritos), poderia ter dito, fazer uns desenhos e umas maquetes como na faculdade só para ver como fica, assim ninguem levava a mal ( e recebia como desenhador, já que sou Arquitecto em todo o mundo menos em Portugal). Não sabia que as palavras da língua Portuguesa ''Estudo'' e ''Prévio'' quando conjugadas, eram propriedade de Arquitectos inscritos. Jamais, em qualquer circunstância, ultrapassaria aquilo que é pressuposto pela ética, deotologia e legislação. Reparem que o problema não são aqueles que não podem assinar (porque não podem!), são os que podem e fartam-se de fazer porcaria, preocupem-se com esses. Prévio: adj., dito ou feito antecipadamente; preliminar; anterior.

Link to comment
Share on other sites

Mas trata-se de euros ou de ética, deontologia e legislação? O problema não é em receber, é em fazer. Se fosse desenhador, já não havia problema, mas como sou Mestrado em Arquitectura não inscrito já não posso (não me refiro a assinaturas e aval técnico, que obviamente têm de ter parecer de técnicos regulamentarizados, com isso não discuto). Ridiculo no minimo, não?

Link to comment
Share on other sites

Já percebi que o problema foi ter tocado na ferida, ''Estudo prévio'' ou ''Ante projecto'' (palavras proibidas para não inscritos),
.


Pelos vistos não percebeste, se leres alguns comentários anteriores com atenção (excluindo do Seraph mas que tem todo direito a expressar a sua opinião) percebes que qualquer pessoa pode fazer um estudo prévio... Não há aqui ferida nenhuma nem palavras proibidas, penso eu.

O discurso do vocés isto e nós aquilo não leva a lado nenhum.
Boa sorte para o teu Estudo Prévio.
Link to comment
Share on other sites

Excluindo o do Seraph porquê??? Não me sei expressar bem, só pode! Eu não queria dizer que o Cobra não pode fazer estudos prévios! Estava a dizer que não está apto (precipitei-me sem conhecer as ditas intenções) numa perspectiva de projecto com possível continuação para as fases subsequentes feitas pelo Cobra. MAS, como sabemos o Cobra poderia fazer o licenciamento e execução e tudo mais, embora perante a câmara municipal teria sido o técnico inscrito que assinou o projecto que o fez, correcto? Como o disseste: "Numa pesrpectiva ética, não faz muito sentido elaborar um estudo prévio para um cliente, este aprova-o, sabendo que não lhe poderá dar continuidade. Senão entramos de novo em "esquemas"." Resumindo, quer fazer o Estudo Prévio, faça-o! Tem todo o direito. Depois vai para o Licenciamento? Faça-o! Não pode assinar? Entre em acordo com o seu amigo! Agora o que eu sempre quis dizer que sou contra, é que uma pessoa que não está apta para fazer um projecto do princípio ao fim, o faça e que para isso recorra a "esquemas" que resultam em assinaturas de favor, que maior parte das vezes os assinantes nem olham para os desenhos com olhos de ver, limitam-se a fazer o rabisco de marca, recebem por isso e ficam aos olhos da comunidade como sendo o autor da obra. E claro que deves cobrar!!! Espero que tenha sido explicíto na minha opinião! Bons estudos (também não percebi essa das palavras proibidas) Cumps!:foto:

Link to comment
Share on other sites

E já o informaram que não está apto para fazer um estudo prévio???


Seraph, não sei onde você tirou o seu curso, mas normalmente em arquitectura durante 6 anos (pelo menos), o que se faz mais são estudos prévios. Independentemente dos programas apresentados. A experiencia obtem-se com a prática e não a ficar à espera que o estágio nos ilumine totalmente nas verdades da arquitectura.
Link to comment
Share on other sites

ESQUEÇAM!!! Já desisti!!! Fiquem lá com a bicicleta... Juras Narayan???:s pois não sei, acho que nunca fiz... ou então... até fiz demais, de tal forma que terminei o curso no período do "pelo menos" (6anos), ao contrário de certas e determinadas pessoas...:foto:

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.