Jump to content
Arquitectura.pt

Orçamento/honorários 3D

Recommended Posts

obrigado pelos vossos preços, são muito convidativos, lol a questão que me pus no decorrer desta discussão é a seguinte: vocês, que fazem 3d, apregoam, e muito bem, o vosso serviço como algo de muito trabalhoso e penoso, ao ponto de afirmarem que o "segredo" está em recusar trabalho, se o valor não corresponder ao trabalho despendido. no entanto, cabe-me perguntar se voces ao mesmo tempo que prestam serviço de renderização "para fora" também não o estão a fazer nos escritórios onde trabalham, para o vosso patrão, que vos cobra nada, excepto, a miséria mensal que nós nos dias de hoje recebemos por sermos arquitectos-colaborador? vejo muita queixa sobre o "mau pagamento" dos renderes, mas não vejo queixas a mensalidade generalizada que recebe um recem licenciado

Kwhyl. Estás a meter tudo mo mesmo saco. Para ti quem faz 3d, trabalha para um escritório e ganha pouco por lá. Eu não trabalho em nenhum escritório e licenciei-me há 9 anos, e haverá muitos noutras situações. piores e melhores. Cada caso é um caso. Em termos de orçamento eu não desco abaixo de um determinado limite para todo o tipo de trabalho que exerço, não só com o 3D. Não só pela dignidade, mas sobretudo pela qualidade.

vejo muita queixa sobre o "mau pagamento" dos renderes, mas não vejo queixas a mensalidade generalizada que recebe um recem licenciado

Sou um recem licenciado que anda à meio ano à procura de local de estagio, para depois poder reclamar do salario. Enquanto tal não acontece vou fazendo bisqates aqui e ali...e ja agora quanto ganha um recem licenciado?? Nada...200 euros por mês (durante 9 meses)???

quando me refiro ao "pegar ou largar" não me refiro apenas ao trabalho de renderização. O mesmo se aplica num atelier de arquitectura. De que me serve trabalhar num atelier se não consigo sobreviver através do meu trabalho? Só vou estar a perder tempo, paciência e a ganhar idade e depressões. Obviamente é complicado arranjar condições decentes de trabalho num mercado que está pejado de (grandes) abutres que nos sugam até ao tutano, ficando sempre os créditos para eles. Mas não podemos parar de procurar condições melhores, trabalhos melhores, salários melhores, ... Quanto aos 3ds, tive uma experiência em que estive a fazer (independentemente) modelação e renderização para um atelier de Madrid e no final, feitas bem as contas, eles acabaram por lucrar bastante mais que eu. Mas vamos aprendendo com os erros. Se bem que não é um trabalho que me dê prazer (obviamente).

• 2 weeks later...

O 3d é daquelas coisas que ou não se sabe fazer e então dizemos ao cliente que não fazemos. Ou então sabemos mesmo fazer e ai temos que cobrar o justo valor. Eu hoje já vou fazendo uma coisas em 3d com boa qualidade, mas para o conseguir fazer tive que aprender pagando a 75€/hora ao formador isto se estive-se incluido numa turma ou 100€/hora se com aulas particulares, alem disto, aprender 3d quer muita dedicação, muita hora perdida, enquanto os outros já estão a dormir, nós ainda estamos á frente dos computadores a dar cabo da vista, alem disso necessitar ter softwer profissional e legalizado por exemplo (3dsmax +- 6.000€, vray +- 800€, photoshop +- 3000€ muitas librarias de objectos, boas máquinas para os renders e muito mais mas mesmo muito mais) Por isso um edificio com 15 fracções " modelação, aplicação de materiais, iluminação e estudo de sombras mais meia duzia de imagens interiores e exteriores não faço a coisa por menos de 3000 a 4000€ ou então não vale a pena. E se o projecto não tiver qualidade, então não vale mesmo a pena fazer 3d isto na mina modesta opinião

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.