Jump to content
Arquitectura.pt

Área de Implantação

faquineu

Recommended Posts

Viva caríssimos colegas e amantes da arquitectura. Aqui no atelier onde colaboro surge sempre uma dúvida bastante pertinente e que gera desacordo entre colegas. Como se mede a área de implantação? Será a área medida pelo exterior de todos os volumes projectantes no plano horizontal do terreno incluindo enventuais volumes do 1ºpiso em consola (quartos, escritórios, etc), ou será a área medida pelo exterior de todos os volumes que interceptam o plano do solo. Obrigado

... Carissimo.. infelizmente essas questões afactam diaáriamente todos os projectstas que lidam com entidades camarárias diferentes...

é ler o que está definido no regulamento do PDM e nos RMEU´s... Pois cada Concelho... sua sentença...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

• 1 year later...

Eu calculo a area de implantação pelo limite exterior da base do rés-do-chão / piso 0. Isto é, tudo o que está em contacto com o solo. Nada de volumes projectantes, consolas ou varandas de pisos superiores. Até hoje não tenho tido problemas, mas corrijam-me se estou a faze-lo mal...

• 2 weeks later...

Parece que é uma dúvida constante. Eu meço a área de implantação pelo r/chão, sem considerar varandas, ou alpendres, excepto se estes tiverem pilares. Caso exista cave e o r/chão não tenha a mesma implantação, a área de implantação deve de considerar os limites da cave. Transcrevo o tópico "Área de Implantação" definido num glosssário fornecido pela Câmara Municipal de Vila do Conde. Diz o seguinte: "Área correspondente ao somatório da projecção no plano horizontal das áreas dos edifícios, incluindo caves e construções anexas, excluindo-se varandas balançadas, palas e beirados."

Não ligue ao Decreto Regulamentar n.º 9/2009 de 29 de Maio

Cito o Art.º 8

Artigo 8.º

Entrada em vigor

O presente decreto regulamentar entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.
Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 19 de Março de 2009. — José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa — Francisco Carlos da Graça Nunes Correia — Jaime de Jesus Lopes Silva — Mário Lino Soares Correia.

Promulgado em 21 de Maio de 2009.

Publique-se.

O Presidente da República, ANÍBAL CAVACO SILVA.

Referendado em 25 de Maio de 2009.

O Primeiro -Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

Qual a sua opinião? Eu também estou baralhado...

• 3 weeks later...

A área de implantação só poderá ser medida pelo exterior das paredes ao nível do piso 0. Mesmo nas parede exteriores, apenas se contabilizarão as que tenham contacto com o interior, exemplo: um plano que avança solto para o resguardo de uma piscina exterior, o seu perimetro não conta. Poderei estar errado mas até hoje nos parametros e áreas nunca tive problemas.

Calma, calma... parece que nos últimos tempos, foi promulgado por aí, uma coisa na Diário da República, que tenta normalizar isto a nível nacional... veremos se a tentativa (não) será vã... a frustação reiterada aconselha, nada de grandes esperanças.

Decreto Regulamentar n.º 9/2009

de 29 de Maio

Ver páginas 5 e 15 do Decreto.

De facto esta e a resposta, tudo o resto era como se fazia.

De qualquer forma, ja confrontei uma colega na Camara sobre a existencia desta legislaçao e a rsposta foi de que nao lhe interessava esta legislaçao, pois o que prevalecia era o metodo utilizado pela camara desde ha muitos anos....

So me deu para rir.............................

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.