Jump to content
Arquitectura.pt

entrada para a universidade (Arquitectura)

Recommended Posts

Bem no meu tempo, fazias os Exames Nacionais como aluno externo à escola, mas obviamente tinhas que saber Geometria e História de Artes. O acesso pós 23 anos (se for o teu caso), está a generalizar-se nas Universidades Portuguesas, é também um meio a considerar. A outra hipótese, será as Universidades Privadas, algumas pedem outras específicas, em alternativa à Geometria e Matemática.

• 3 months later...

ola eu tirei o curso de tecnica de desenho a 4 anos e ando seriamente a pensar tirar arquitectura pois foi o q sp quiz seguir m por varias razoes fui adiando e ja andei a ver universidades m so na net pois estou na margem sul a trabalhar m n conheco mt de lisboa e gostava se alguem pudesse dizer-me algumas universidades pois quero oncorrer m p tirar no sistema de trabalhador estudante p maiores de 23 anos. se alguem me puder informar de algo ou se estiverem a passar por isso qual a vossa opiniao? obrigado

• 1 month later...

Olá! Chamo-me André, tenho 15 anos e frequento o curso de Artes Visuais no Cartaxo (10º ano). Sempre quis ser arquitecto mas não tenho informação sobre o curso e o que devo saber para concretizar este sonho. se alguém gentilmente, me pudesse dar uma ajudinha através de médias e disciplinas mais importantes, gostaria Atenciosamente André Sousa Bandola

• 1 month later...

Para entrar em arquitectura aconselho-te a teres Geometria Descritiva e Matemática (para te candidatares à faculdade tanto faz teres a Matemática A ou a B, por isso não te preocupes). Presta sim, muita atenção à Geometria porque é provavelmente a disciplina mais importante.

Para obteres mais informações acerca do curso podes ir ao site www.acessoensinosuperior.pt onde encontras informações sobre todas as universidades que o leccionam. De seguida podes ir ao site dessas universidades procurar mais informações (a maioria delas mostra os professores e as disciplinas).

P.S.: Se tiveres Geometria e História das Artes também não há problema, só que é mais fácil decorares a História quando chegares à faculdade do que desenvolver todo o teu raciocínio matemático nessa altura.

Esta malta é muito precoce, aos 15 anos já quer ser arquitecto?
Eu com 15 anos queria era curtir, só percebi que queria ser arquitecto com 19 anos, depois de perceber as diferenças entre engenharia e arquitectura e como gostava de construção, desenho e "inventar modos de habitar" optei pela última! Não tinha na altura nenhum familiar ou amigo arquitecto!
Tive sorte gostei do curso e da faculdade (na altura a iniciar como FAUP e a estrear os novos edifícios do mestre) dos colegas, apesar da competição forte e por vezes alucinada, de alguns professores que recordo com saudade (Fernando Távora, o Bernardo Ferrão, Augusto Amaral, Rui Ramos, Manuel Mendes, Álvaro Domingues, Manuel Fernandes Sá mais conhecido pelo “manjerico”, o “Baratinha”...) outros nem por isso, nem me vou dar ao trabalho de os mencionar, porque a ideia que tinha deles na faculdade veio a revelar-se nos meios profissionais!
Hoje sou arquitecto, faço arquitectura quando “deixam” apesar de tudo não me arrependo, só quando “mexem” nas obras do escritório sem o nosso consentimento é que tenho pensamentos negativos e violentos. :D

so mais uma coisa: eu tenho de ter o ingles como atenção ? é que em vez de ter ingles tenho frances

Obrigado pela sua ajuda

Não é necessário. Mas tem em atenção que o inglês é praticamente "a língua universal" e que te dará sempre muito jeito falá-la com fluência. No entanto não é por teres francês que vais ter dificuldades na faculdade, mas lembra-te que mais tarde ou mais cedo poderás precisar de interagir com outros em inglês (quer seja num trabalho futuro, no Erasmus, ou simplesmente em férias).

O meu conselho é o seguinte: se já estás em francês acaba a disciplina e esforça-te para teres boa nota. Depois nos tempos livres basta prestares atenção às letras das músicas que passam na rádio e aos filmes que passam na televisão para nunca te esqueceres por completo do inglês. Como já te disse o inglês não é necessário para tirares um curso de arquitectura, mas é uma "ferramenta" importante em qualquer situação! (Não faças como alguns colegas meus que optaram por francês e desprezaram o inglês e hoje só sabem dizer "sim" "não" e "olá"!)

Esta malta é muito precoce, aos 15 anos já quer ser arquitecto?
Eu com 15 anos queria era curtir, só percebi que queria ser arquitecto com 19 anos, depois de perceber as diferenças entre engenharia e arquitectura e como gostava de construção, desenho e "inventar modos de habitar" optei pela última! Não tinha na altura nenhum familiar ou amigo arquitecto!

Não desmoralizes o pessoal pah...... LOL :D

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.