Jump to content
Arquitectura.pt


Qual o programa que devo escolher para aprender a trabalhar com ele.


Recommended Posts

Olá a todos!;)

Gostaria muito que me ajudassem.
Estou no 1º ano de arquitectura e não sei trabalhar com nenhum programa nem 3D, nem 2D, e acho que me faz imensa falta saber trabalhar com pogramas destes. Queria muito de aprender antes do 2º semestre para me poder ajudar nos trabalhos, tanto em visualização 3D, como a elaborar as apresentações dos projectos, editar imagens...

Queria, então, fazer um curso, mesmo que básico, para aprender o necessário pra começar a mexer neste tipo de programas: por isso gostava de saber que programa é que vocês me aconselhavam a ir aprender!

Já dei uma vista de olhos pelo tópico da lista de programas, e são imensos! Não sei qual será o melhor....

Muito obrigada,
DreamSpaces Girl :)

Link to comment
Share on other sites

Acho que o Pedro Barradas não foi o suficiente esclarecedor..;) ainda que importante. Autocad aprende-se facilmente, em 5 mntos aprendes os comandos básicos e com o tempo vais aperfeiçoando, mas "desenrascas-te" muito facilmente. Para além de que em todos os sítios o usam. O mesmo não digo para autocad 3d que não é nada intuitivo. Eu uso sketch UP que nesse campo da intuição,é por enquanto do melhor que há...e em 10 minutos montaste a tua casa...ou o aeroporto. Mas é um programa limitado, e qq coisa mais além ele, enfim. O archicad, acho-o um bocado enfadonho d trabalhar, pouco intutitivo e se quiseres fazer uma coisa mais arrojada...torce-se todo como o sketch up (mas tlv um pouco melhor), mas eu tb ja tou mto sistematizado no autocad. Quanto a tirares cursos...nada como aprenderes por ti... há imensos sites a ensinar-te, e pedes aki e ali uma ajuda...para alem da alegria d aprenderes por ti, e poupares dinheiro. Mas td depende do que queiras fazer, se quiseres fazer uma arquitectura ortogonal, uma outra curvinha estes dão...se quiseres fazer uns "floreados" à frank gehry ou à Siza reencarnado talvez o Wizz seja o melhor :)

Link to comment
Share on other sites

Obrigada pelas dicas!;) Vou tentar aprender sozinha... o meu grande problema é achar que tenho pouco tempo... Eu ouvi dizer que o SketchUp dá para fazer download grátis, mas os CADs e assim também dá? Se souberes, Space Invaders, poderias dizer-me em que sites posso encontrar esses downloads?? O Wizz não conheço... é assim tão melhor que os outros programas? Realmente nestas coisas de programas sou (AINDA!:p) uma azelha! LOL! E dei-me conta este semestre que quanto mais eu souber fazer mais tempo eu poupo! E tempo é uma coisa que os estudantes de arquitectura não conhecem... infelizmente... :) ... tudo é feito a um ritmo alucinante! Por isso é que pensei em fazer um curso, porque aprenderia mais em menos tempo... acho eu...B) Tenho mesmo muita vontade de aprender o máximo possível! e poder fazer boas apresentações de projectos... :) Muito obrigada, DreamSpaces Girl

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, eu na minha opinião, se estás no 1º ano de arquitectura, deverias primeiro preocupar-te em desenhar à mão, tendo em conta que vais lidar com escalas diferentes. Dá logo para perceberes o grau de detalhe ou noçao do tipo de detalhe a desenhar, não é certamente no autocad que vais aprender a distinguir o importante do supérfluo. Eu sei que os trabalhos parecem mais "limpos" feitos no computador, mas se soubesses a quantidade de pessoal que dá calinadas ao desenhar no compudador, ao passar da Esc: 1/100 para a esc: 1/50 de certos cortes sem acrescentar informaçao relevante àquela que se encontrava na esc: 1/100, isso diz-me que eles não têm bases solidas de representaçao grafica ao nivel de desenho com regua e esquadro. E um projecto vale pela qualidade da sua informaçao grafica e não pelo suporte o qual é apresentado, e olha que ja vi projectos que até prometiam alguma coisa, mas que se perderam exactamente por essa falta de sensibilidade. Na tua faculdade de certeza que no programa do teu curso havera uma cadeira de CAD, espera um pouco mais e aprende cad lá para o 2º ano que é quando as coisas começam a ser um pouco mais a serio. Ainda te faltam alguns anitos de curso pela frente.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, eu na minha opinião, se estás no 1º ano de arquitectura, deverias primeiro preocupar-te em desenhar à mão, tendo em conta que vais lidar com escalas diferentes.


Concordo plenamente! Acho que todos os alunos deveriam apresentar os desenhos à mão no 1º ano de faculdade. Só no 2ºsemestre de 2ºano é que comecei a apresentar trabalhos em CAD e tive essa cadeira no 1º ano. E quanto a cursos, acho que no dominío do AutoCAD, é de todo dispensável, acho que tens mais a ganhar se fizeres um "auto-curso" em que aprendes as coisas ao teu ritmo. Considero que tenho um nível de conhecimento de AutoCAD bastante satisfatório e o único dinheiro que gastei nessa aprendizagem foi num livro do João Santos, Guia de Consulta Rápida, acho que é esse o nome, basicamente é uma enciclopédia de comandos. Depois com o tempo e em conversas com colegas vais aprendendo a trabalhar melhor e mais eficazmente. Todos (ou quase todos:p) os dias aprendendo qualquer coisa nova em autocad.

Agora na área do 3D, as coisas são diferentes, com um amigo que saiba de SketchUp, aprendes quase tudo numa hora. No caso de 3D Max ou REVIT, deves sim empreender num curso. Mas na minha opinião podes viver sem os usares até ao final de 4ºano, até ao 5ºano. Porventura este último será o programa do futuro, enquanto actualmente "toda" a gente usa o AutoCAD, é bem provável que no futuro seja REVIT.

Cumprimentos a tds!
Link to comment
Share on other sites

Muito obrigada a todos os que me têm ajudado!B) Precisava mesmo de saber com pessoas com experiência, o que devo ou não fazer!;) Pois, na minha faculdade estão a ensinar a desenhar à mão antes de desenhar em computador. Vou seguir os vossos conselhos e aprender CAD apenas na faculdade e por mim própria. Lichado, vou pesquisar mais sobre esses programas que referiste! Quanto ao Seraph, obrigada por me teres dito que REVIT será a melhor opção para investir no futuro! Muito obrigada a todos, por partilharem comigo a vossa sabedoria e experiência! :) DreamSpaces Girl :)

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.