Jump to content
Arquitectura.pt


Ajuda a desenhar a casa dos meus sonhos...


Hugo_Cruz12

Recommended Posts

Boas, Sou novo no fórum e já venho pedir a vossa ajuda. Estou a pensar em comprar um terreno mas antes de o fazer queria ter a ideia da casa que posso lá fazer. O dono do terreno é estudante de arquitectura e fez um desenho da casa que ele queria construir e sinceramente adorei mas também queria saber que mais poderia fazer naquele terreno. O terreno tem 14 metros de frente e 34 de comprimento, tenho de deixar 4 metros num dos lados e o restante pode ser a casa. Tem inclinação talvez de 7 ou 8% (no final da casa o terreno está mais baixo cerca de 2.5 metros) Eram capazes de me desenhar uma casa para encaixar neste terreno? Sei que estou a pedir demais, mas como vi que vocês têm ideias e gostam de se divertir porque não ajudar-me... Não é necessário ser trabalho pro, é mesmo so para ter uma ideia do esterior da casa. A casa deverá ter tres quartos e o resto é o normal. Agradeço desde já a ajuda e se acharem estupido este pedido por favor ignorem-no... Obrigado Hugo

Link to comment
Share on other sites

Hugo Cruz, antes de mais, sê bem vindo.

Como deves compreender, o mais provável é não encontrares ninguém que te ajude nos moldes que pretendes, simplesmente porque é inviável desenhar seja o que for, dentro dos parâmetros da razoabilidade, sabendo apenas que "o terreno tem 14 metros de frente e 34 de comprimento, tenho de deixar 4 metros num dos lados e o restante pode ser a casa.
Tem inclinação talvez de 7 ou 8% (no final da casa o terreno está mais baixo cerca de 2.5 metros)."
Pensa que o dono do terreno desenhou para aí alguma coisa conhecendo o espaço, a envolvente, a realidade do local, a orientação solar, etc.

Por outro lado, o que pedes, sendo mais ou menos "pro", é trabalho. Não assumas que são apenas "dois riscos", como muitos têm o apanágio de apreguar, porque nunca é assim tão simples, ou corres o risco de teres "desenhos" de algo que não tem nenhuma relação com o local em concreto.


Não deve ser preciso dizê-lo, mas se tens dúvidas sobre o que é possível fazer e gostavas de ver várias opções, a minha sugestão vai para consultares um ou mais profissionais e pedires um estudo prévio para o terreno em causa. A quantos mais arquitectos te dirigires, mais ideias vais ter, mas lembra-te que esse estudo prévio também tem encargos, afinal, quem vai a um advogado, mesmo que seja só para pedir um primeiro aconselhamento, também paga essa "consulta".

Se o que queres é a casa dos teus sonhos, não sejas menos exigente no processo para lá chegar...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Os meus mais sinceros parabéns Dreamer! É preciso ter muita educação e ser-se muito correcto para responder a este tópico da forma como o fizeste. :)

Eu não tenho essa classe!

Epá... não há paxorra... quer dizer... quando penso que não é possível supreenderem-me com o espiríto tuga, pimba!!!
Sim, porque estamos mesmo no país da pimbalhada!
É a falta de respeito pela profissão e o puro saloísmo do chico-esperto que tem o cuidado de suavizar a situação ("Sei que estou a pedir demais, mas como vi que vocês têm ideias e gostam de se divertir porque não ajudar-me...") e pensa que consegue trabalho de borla fazendo-se passar por ingénuo! Sinceramente, acho que no dias que correm, não existe pessoa naif a esse ponto!

Quer dizer, quando você vai a um mecânico com um problema no carro também está à espera que por ele só apertar uns parafusos e trocar um filtro de óleo do carro, não lhe cobre nada? Então porque é que existe esta mentalidade tuga do tipo que faz desenhos e tem umas ideias giras o faz com tanto gosto que nem faz sentido cobrar alguma coisa?!

Enfim... estou indignado por este post e por esta mentalidade do desenrasca! Já me alonguei demais e haja paciência para estas situações...

Cumprimentos a todos!

Link to comment
Share on other sites

Bem se toda a gente por este país fora fizesse este tipo de pedido num fórum de arquitectura e alguém o realizasse à "borla" seria bater fundo na profissão de arquitecto, porque as "dicas" infelizmente neste País servem às vezes para concretizar efectivamente um projecto de arquitectura em construção! Para exemplificar que tal num fórum de saúde veterinária alguém pedir ajuda de como se pode esterilizar uma gata, é o mesmo principio! Por isso Hugo não leves a mal mas "fala" com um arquitecto que te faça um simples esquisso, se cobrar está no seu direito se não cobrar é uma opção válida, que quase todos fazemos (na esperança que o projecto fique para "nós") no nosso dia de trabalho nos nossos escritórios! Um abraço, boa sorte!:);)

Link to comment
Share on other sites

Eu compreendo a correcção de Dreamer, líder de equipa e com mais de 4000 mensagens, espera-se naturalmente bom senso nesta situação. Penso realmente que nestas situações não devemos tomar uma posição agressiva, pois podemos parecer demasiado arrogantes o que nos afasta ainda mais da sociedade da qual dependemos. Há 5 anos atrás não diria isto, mas a experiência ensina-nos estas coisas.

Link to comment
Share on other sites

Eu compreendo a correcção de Dreamer, líder de equipa e com mais de 4000 mensagens, espera-se naturalmente bom senso nesta situação.

Penso realmente que nestas situações não devemos tomar uma posição agressiva, pois podemos parecer demasiado arrogantes o que nos afasta ainda mais da sociedade da qual dependemos.

Há 5 anos atrás não diria isto, mas a experiência ensina-nos estas coisas.


Com este tipo de atitudes de "baixar as calças" os arquitectos serão sempre os coitadinhos, não enfrentam os problemas de frente e têm medo de impor a sua profissão, ainda não aprenderam com os advogados, médicos e engenheiros que não se deixam intimidar com faltas de respeito pelos princípios da sua profissão!

Não entendo como se pode pactuar com pedidos de "bonecos" como se fossemos todos uns tolos que não precisamos de dinheiro para viver? Assim se compreende a indiferença de muitos arquitectos para a revogação do 73/73 porque existe este tipo de pensamento !;):):devil:
Link to comment
Share on other sites

Que conversa é esta!! Explica-me lá o qual a relação do meu comentário citado com o teu 1º parágrafo. 1º O meu comentário não serve de base para a tua resposta 2º Demonstras falta de respeito pelos teus colegas. 3º Não me conheces 4º Não conheces o meu currículo Se te integras num mundo de arquitectos submissos que baixam as calças e não sabem impôr a sua profissão. Tu lá sabes.

Link to comment
Share on other sites

Agora num tom mais sereno... Ja tive a oportunidade de salientar em vários comentários meus a importância da dignificação da nossa profissão, que passa em 1º lugar pelo respeito profissional entre nós. que por vezes também faz falta aqui.... Se queremos fazer valer o nosso estatuto de Arquitectos, não vamos lá com arruaças e a gritar palavras de ordem na rua. O caso dos professores é sintomático, foram por esta via, não conseguiram nada de significativo e passaram de uma classe respeitada pela opinião pública para uma classe enchovalhada. Já os engenheiro resolvem tudo discretamente a um nivel mais elevado. Para finalizar, Gupyna este teu apelo ao inconformismo exacerbado não se viu na tua resposta ao Hugo Cruz. É caso para dizer: faz o que eu te digo e não faças o que faço.

Link to comment
Share on other sites

Colegas são as p.....!;) Falta de respeito por quem?:) Por falar em professores por acaso até conseguiram com as arruaças, a avaliação como estava prevista inicialmente praticamente foi alterada em 75% dos itens de avaliação? Mas quem não sabe ou é "socrista" ou não lê os jornais! Sobre o inconformismo exacerbado se quiseres posso arranjar-te alguns clientes que batem à porta aqui no escritório (alguns com capacidade financeira mas aflitivamente incultos que não conseguem ouvir uma opinião de um profissional) e que os mandamos passear porque dinheiro não é tudo, a dignidade profissional faz parte do estatuto do atelier! Por isso mesmo em tempo de crise "não baixamos as calças" só para ter um trabalho pago, mas que temos vergonha de o "mostrar" no nosso portofólio!

Link to comment
Share on other sites


Por falar em professores por acaso até conseguiram com as arruaças, a avaliação como estava prevista inicialmente praticamente foi alterada em 75% dos itens de avaliação? Mas quem não sabe ou é "socrista" ou não lê os jornais!


O que conseguiram, são migalhas (senão já estariam caladinhos). è sabido que o grande objectivo deles é acabar com as cotas na avaliação porque é isso que toca no bolso. Em vez de subir de 3 em 3 anos vão demorar em média 10 anos.
Link to comment
Share on other sites

Sinceramente SERAPH... Era necessário uma resposta dessas?!?! Se reparaste, ou se calhar não tens classe nem imaginação para isso, eu sou novo aqui, não conheço a realidade dos arquitectos e sinceramente o esclarecimento do dreamer levou-me a pensar que errei ao abrir este tópico e desde já deixo aqui as minhas sinceras desculpas. Mas claro, tinha de aparecer aqui um senhor armado em rei e senhor da verdade a maltratar tudo e todos que conhece... Em todos os foruns que frequento, e não são poucos, nunca tratei assim ninguém e também quem tem este tipo de comentários é de imediato banido mas não te preocupes porque não creio que isso aconteça porque tu és arquitecto e eu um simples coitadinho como tu disseste. já por várias vezes fui a um mecánico, fizeram-me uma reparação e nada levaram, já vi um médico atravessar uma Auto-estrada para socorrer uma pessoa vitima de acidente, pessoa essa que ajudei a sair da viatura acidentada e sabes o que recebi em troca? nada, mas um simples obrigado bastou por isso não te queiras comparar com essas pessoas... Não preciso dizer mais nada porque o simples desprezo é a melhor das respostas. Dreamer, obrigado pela explicação. Claro que irei ser critico até na escolha do arquitecto, não sei como funciona o processo de execução de um projecto mas penso que o arquitecto me irá mostrar varias opções para aquela que futuramente irá ser a escolha final. Até lá, tenho ainda algum tempo para tirar algumas ideias de casas que já estejam construídas. A todos aqui no fórum as minhas desculpas, esqueçam o pedido e até o tópico mas não o apaguem, serve de exemplo para futuras pessoas que se registem aqui no fórum. Para finalizar, aguardo aqui uma repreensão ao membro Seraph, não é assim que se dá as boas vindas e penso que as palavras dele apenas serviu para denegrir o fórum, mas isto é o que eu penso... Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

O medico tem o dever de salvar vidas.. eh o juramento de Herodoto. Como o Seraph ha mais pessoas... eh o resultado da convivencia com a realidade profissional que todos os arquitectos esperam um dia ver a ter. A profissao de arquitecto tem destas coisas. Ha que agir com calma. A Vida de arquitecto eh dificil e nao vale a pena transmitir isso da pior maneira a quem nao conhece a pratica profissional dos arquitectos. Ateh parece que somos mecanicos de oficinas...

Link to comment
Share on other sites

Concordo com tudo o que disseste, a verdade é que nunca convivi com um arquitecto e compreendo as vossas preocupações. Fiz aquele pedido não com um ar de coitadinho mas sim de maneira ingénua própria de quem não conhece a vossa realidade. Agora ser maltratado por uma pessoa que não me conhece, num fórum em que sou novo, por favor... Mas já passou...vou continuar aqui a retirar as minhas dúvidas e vou tentar não fazer mais perguntas nem qualquer pedido de ajuda.

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado JVS! Caro Hugo, como diz o JVS é frequente este tipo de pedidos no fórum, e como é natural cai-se sempre no erro de tomar um pelo todo, e por vezes a frustação prevalece sobre a educação.

A melhor solução será seguir a ideia do colega Dreamer e consultar um profissional na área, que esclarecerá e o ajudará em todo o processo.

Aconselho mais tarde a colocar o projecto na nossa galeria.

Os nossos desejos de boa sorte!

(Tópico fechado a pedido do autor)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.