Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas. Pretendo iniciar um estudo aprofundado sobre Geometria/Arquitectura, começando por me debruçar sobre a Historia da Arquitectura - primordios da arquitectura, arquitectura romana, grega... - mas sempre numa perspectiva de analise das formas, proporçoes, composiçoes, etc (ex. rectangulo de ouro, etc). Será que podiam indicar livro ou livros nessa area? Obrigado

• 2 weeks later...
Posted

Tratado de arquitectura de Vitruvio (dez livros), tratado de arquitectura de Paladio (outros quantos), enfim, os tratados são sempre a base para todos os outros. É bem possível que o nosso João Pedro Xavier tenha escrito alguma coisa sobre isso... Posso adiantar ainda que os egípcios praticamento só utilizavam a proporção de ouro (antes de ser rectangulo ou triângulo, o número de ouro é uma relação entre duas medidas - uma proporção, portanto). Se bem que não irás encontrá-lo nas pirâmides, uma vez que o que determinou a inclinação foram questões construtivas de outra ordem.

Posted

Obrigada pela dica Sputnik, mas nao pretendia algo tao volumoso ;) já agora encontrei este livro "The Secrets of Ancient Geometry and Its " Use by Tons Brunés ,mas nao tou disposto a desembolsar uns módicos 350 euros :) ninguem tem uma copia baratinha do livro pois nao? B)
abraços

Posted

O truque para nos movermos nesses livros volumosos é conseguir encontrar rapidamente e apenas aquilo que nos interessa. Uma vista de olhos rápida pelos índices e facilmente chegas à página mágica, se souberes o que queres. Não conheço esse livro, nem tenho em mente algum em especial. Mas posso indicar-te um problema clássico relacionado com esse tema de estudo: entre utilizar um módulo de números inteiros (2x3, 3+4, etc) ou utilizar uma proporção geométrica (que dá sempre uma relação entre um número inteiro e um infinito não periódico) há uma incompatibilidade matematicamente insolúvel. Só é possível através de aproximações, como fez o Corbusier numa das suas vilas puristas dos anos 20. E mais não digo.