Dreamer Posted December 14, 2008 Report Share Posted December 14, 2008 COMPLEXO EDUCATIVO - Campus Escolar Serra do Pilar arquitectura: Joaquim Massena início da construção (previsto): Janeiro de 2009 área do terreno: 9.000,00m² capacidade prevista: 500 alunos (350 ensino primário + 150 pré-escolar) COMPLEXO EDUCATIVO - Campus Escolar Serra do Pilar Notável iniciativa da Ex. ma Câmara de Vila Nova de Gaia, na Pessoa do Senhor Presidente Dr. Luís Filipe Menezes e do Senhor Vereador Firmino Pereira, do Pelouro da Educação e Juventude, o de repensar o sistema educativo para todo o Concelho, na vertente pedagógica e dos espaços físicos que lhe dão abrigo, numa atitude de grande valor ideológico, de repercussões positivas no ensino em Portugal, onde a Natureza será a base de todo o conhecimento, a Vida o veiculo desse reconhecimento e os Sentidos o laboratório humano da aprendizagem. Também um acto de Cidadania, o do Conselho de Acompanhamento, que tem e continuará a ter a sua acção critica no projecto e na edificação, contribuindo positivamente com as suas sábias achegas, para a concepção de um Modelo pedagógico que se augura dinâmico. À Comunidade Local, Nacional e Internacional está lançado o desafio ideológico, onde o limite será o Humano e o objectivo o Sonho. É um Projecto participado e para o testemunhar no futuro, no espaço museológico de cada Escola, serão emitidos os registos de imagens e de sons, da Escola que temos e da que gostaríamos de organizar para Legar aos nossos Filhos. Todo este trabalho arquitectónico tem dedicação e sonho, utiliza a Arte e a Técnica, com os meios austeros e simples para a sua concepção, acolherá a Luz em todos os ambientes onde, sem excepção, Todos a poderão fruir e com Liberdade utilizar. A Carta Educativa desenvolvido pelos Serviços do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, aprovado Ministerialmente, prevê a realização de oito escolas, alia os quinze agrupamentos, onde cada uma delas é igual no Conceito. O Modelo é, naturalmente, sugerido pelo Lugar. O Renascimento do Ensino Infantil e Primário (JI/EB1) num tronco comum de aprendizagem e vivência, desenvolve os cinco sentidos (o Tacto, o Olfacto, a Visão, a Audição e o Gosto), onde o apreender é um acto natural do crescimento e o Mestre um pedagogo da recriação. A Criança, a brincar, analisará o ciclo da Vida, utilizará as ferramentas Artísticas, Técnicas e Cientificas, que tem ao seu dispor, exercitando a sua sensibilidade, protegerá naturalmente o Ambiente e as suas Espécies. Os Pais e os Mestres, juntos num objectivo comum, na Educação e no Saber, recriam entre eles simbioses de conhecimento, onde naturalmente as Comunidades adquirem a sua Justa Identidade. Os Funcionários, guardiães dos espaços e dos ambientes, permitem que este Campus Escolar se dinamize e diariamente restaure a sua energia. A Comunidade, num regime Republicano Democrático, tem oportunidade de ceder, a Todos, as ferramentas (elementares) Artísticas, Técnicas e Científicas, como outros regimes o fizeram, somente, à Nobreza e ao Clero. É um Projecto ambicioso, escorado no Sonho e nas realidades Nacionais e Internacionais. Link:http://www.joaquimmassena.com/ Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dreamer Posted December 14, 2008 Author Report Share Posted December 14, 2008 Alunos da Serra do Pilar terão desporto no subsoloCentro escolar que começará a ser construído no próximo mês terá pavilhão subterrâneo HUGO SILVA A construção do primeiro dos oito campus escolares de Gaia arranca no próximo mês. No complexo da Serra do Pilar, os alunos vão ter lições de desporto no subsolo: o pavilhão será subterrâneo. O espaço também servirá a comunidade. O equipamento desportivo é a principal novidade do projecto idealizado pelo arquitecto Joaquim Massena e levou ao aumento do investimento necessário, face à estimativa inicial. A factura ficará nos 4,8 milhões de euros. A adjudicação da empreitada, que será apoiada por fundos comunitários (1,8 milhões do FEDER), será aprovada na reunião de Câmara marcada para amanhã. O complexo educativo para o primeiro ciclo ocupará um terreno com 9000 metros quadrados junto à Avenida de D. João II, em Oliveira do Douro. Mais de metade do terreno ficará livre de construções, acolhendo um quintal desportivo, uma horta, um pomar, um jardim, uma alameda e um espelho de água. "Tudo o que demonstre que a vida tem um ciclo", sustenta a memória descritiva. "É um projecto de topo e resulta de uma política educativa bem pensadae estruturada. É um modelo e um conceito do mais moderno que temos no mundo", enfatiza o vereador da Educação da Câmara de Gaia, Firmino Pereira. O edifício escolar, com capacidade para 500 crianças (350 do ensino primário e 150 do pré-escolar) apresenta características inovadoras em relação aos estabelecimentos de ensino actuais. Terá, por exemplo, posto médico e de primeiros socorros, laboratórios de artes, técnicos e de ciências e um museu escolar com uma área de 300 metros quadrados. A nova escola terá, ainda, vitrais assinados por Júlio Resende. O pavilhão subterrâneo (servirá a população, fora dos horários escolares) terá ligação ao edifício principal e apresentará as medidas adequadas para jogos oficiais. Ficará no piso -2, já que -1 estarão e galeria para espectadores. O projecto do centro escolar da Serra do Pilar prevê, ainda, uma via de acesso rodoviário, paralela à Avenida de D. João II, para evitar congestionamento de trânsito naquela estrada de acesso ao Porto (via ponte do Infante). Os outros sete centros escolares serão construídos em Arcozelo (Aldeia), Madalena (Crasto), S. Félix da Marinha (Juncal), Pedroso (Pisão), Vilar de Andorinho (Arcos), Mafamude (Guardal) e Avintes (Rego do Pinheiro). Link:http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila%20Nova%20de%20Gaia&Option=Interior&content_id=1058700 Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nuno Miguel Santos Posted December 19, 2008 Report Share Posted December 19, 2008 parabens gaia! sempre a marcar pontos! obra de arquitectura muy bella... já o meu porto está tão triste... Link to comment Share on other sites More sharing options...
helder caseiro Posted December 22, 2008 Report Share Posted December 22, 2008 Porque será que cd vez mais se reconhecem traços ou do Alvaro Siza ou do Souto Moura, nas obras dos jovens( e porventura, menos jovens) arquitectos nortenhos? È verdade que Le Corbusier aprendeu arquitectura "copiando" os mestres de então, mas tb é verdade que rapidamente se soube distanciar dessas referências, propondo uma arquitectura, que embora, não isenta, de reminiscências, se impôs pela criatividade e originalidade( ousadia tb). O próprio Álvaro Siza assume a importância dos ensinamentos de Loos, A. Alto, etc...A diferença é que sabe assimilar esses ensinamentos, incorporando-os e reinterpretando-os nas suas propostas de forma imprevisivelmente poética!...è nisto que reside o génio!... Bem hajam Boas festas Link to comment Share on other sites More sharing options...
pauloss Posted December 23, 2008 Report Share Posted December 23, 2008 "Porque será que cd vez mais se reconhecem traços ou do Alvaro Siza ou do Souto Moura, nas obras dos jovens( e porventura, menos jovens) arquitectos nortenhos?" Podes ter razão em alguns casos, mas no Joaquim Massena não me parece que assim seja! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gupyna Posted December 23, 2008 Report Share Posted December 23, 2008 Porque será que cd vez mais se reconhecem traços ou do Tómas Taveira ou do Troufa Real , nas obras dos jovens( e porventura, menos jovens) arquitectos sulistas? Foi só para equilibrar o debate!:) Link to comment Share on other sites More sharing options...
lllARKlll Posted December 23, 2008 Report Share Posted December 23, 2008 Aquela pala em "L"... (fenomenal), em Torres Vedras não há nada disso. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mário Rodrigues Posted December 24, 2008 Report Share Posted December 24, 2008 A luz e as formas estão bem integradas... quero ver o objecto construido. Dá a sensação de ser um edifício que se abraça através dos volumes..Aquelas curvas adoçadas aos ângulos rectos, dão uma certa mistica ao edifício, abraçam a escola... eu acho que vai despertar o imaginário das crianças... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gupyna Posted December 26, 2008 Report Share Posted December 26, 2008 A luz e as formas estão bem integradas... quero ver o objecto construido. Dá a sensação de ser um edifício que se abraça através dos volumes..Aquelas curvas adoçadas aos ângulos rectos, dão uma certa mistica ao edifício, abraçam a escola... eu acho que vai despertar o imaginário das crianças... Mística!? Abraça através dos volumes?!!:margarida_beer:A luz e a forma bem integradas! Como é que a forma e a luz se integram? Deve ser o Natal, já andam a ver coisas! O fascínio do formalismo! Forma versus função relaciona-se muito mal neste projecto, mais uma vez os "tiques" e as "receitas" de composição arquitectónicas mais uma vez aplicadas sem qualquer ligação entre elas, reforço a ideia inicial, excesso de formalismo!;) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mário Rodrigues Posted December 27, 2008 Report Share Posted December 27, 2008 Caro gupyna (gostava mesmo de saber o seu nome real), a forma como se expressa aqui no forum não lhe dá muita autoridade para falar de arquitectura... apenas emiti a minha opinião enquanto arquitecto, sobre este projecto... não gostava muito de ser insultado por si, somente por eu ter emitido uma opinião... há uma coisa que se chama humildade, educação e penso que lhe falta um pouco... falta-lhe também uma linguagem civilizada, menos ofensiva e mais vocacionada para a arquitectura. Por muito que lhe custe, vivemos numa democracia... respeite mais o site arquitectura.pt continuo a considerar este projecto muito interessante, não só ao nível formal como sob o ponto de vista do programa, relacionado com os sentidos humanos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gupyna Posted December 28, 2008 Report Share Posted December 28, 2008 O meu nome real é Gupyna! "a forma como se expressa aqui no forum não lhe dá muita autoridade para falar de arquitectura..." sic Pois não, por isso não reconheço nenhum "mistícismo" nas minhas palavras!!:) Link to comment Share on other sites More sharing options...
lllARKlll Posted December 28, 2008 Report Share Posted December 28, 2008 Aquela pala em "L"... Fenomenal! Link to comment Share on other sites More sharing options...
lllARKlll Posted December 29, 2008 Report Share Posted December 29, 2008 E os renders, em escala de cinza... este tipo é um Artista vintage! P.S. Quando é que este fórum bate no fundo? Link to comment Share on other sites More sharing options...
zero Posted December 31, 2008 Report Share Posted December 31, 2008 OFFTOPIC Só depende de ti e da quantidade e qualidade das asneiras que estás disposto a dizer. É pura matemática, quanto mais disseres, mais rápido lá chegamos. Já agora, se quiseres lá bater antes do fim deste ano tens de mandar mais uns 3 comentários tão interessantes como este último. Ou então secalhar estou a fazer confusão, és só tu que bates no fundo... Link to comment Share on other sites More sharing options...
lllARKlll Posted December 31, 2008 Report Share Posted December 31, 2008 Luz, forma e fundo, truncam-se... configurando um jogo de volumes, sobre o olhar atento do sol. A suavidade da curva, contraposta pela, pela, pela, pela... rectilinearidade da recta!(Eu até gaguejo!) Tudo isto somado, num edifício virado para si mesmo, direi mesmo autista. Cof! Afinal este projecto não é do Siza, portanto, susceptível de crítica.zeroIsto já não dá pica nenhuma, que queres que te diga? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marta Ribeiro Posted January 3, 2009 Report Share Posted January 3, 2009 estive recentemente em londres, este projecto do campus escolar estava exposto, juntamente com outros projectos, era uma exposição de arquitectura de joaquim massena outro projecto lá exibido era para austrália da autoria do arquitecto joaquim massena e peter zumptor Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaopedrosilva Posted January 4, 2009 Report Share Posted January 4, 2009 zumthor nao leva p Link to comment Share on other sites More sharing options...
DreamSpaces Girl Posted January 4, 2009 Report Share Posted January 4, 2009 Realmente não acho que se deva chegar tão longe neste "espectacular" debate. O Gupyna não tinha concerteza razões para ofender, foi em ar de brincadeira... deixemos que as coisas fluidam de maneira alegre e natural... peace and love!:) Do projecto não posso sequer dizer algo porque não o conheço bem, só de algumas pequenas fotos. Os meus cumprimentos a todos os que comentaram neste fórum! DreamSpaces Girl Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mafalda Silva Posted April 17, 2009 Report Share Posted April 17, 2009 Será que estamos perante um completo desfasamento da realidade? Eu tenho medo de discursos destes, a rasgar para o parolo, para convencer quem? A autarquia? O população? Não sei sinceramente quem escreve estes textos/memória descritiva, espero que não seja o próprio arquitecto Joaquim Massena porque não consigo encaixar este tipo de discurso pseudo qualquer coisa vindo do arquitecto. Mestres? Guardiães? Viu isto onde? Em jogos de computador em guerras intergalacticas? Regime Republicano Democratico? Nobreza? Clero? Materia da primaria? Mas o que é isto? Pelo menos á 50 anos é assim (e não viviamos num regime democratico) onde hoje em dia assiste-se a cada vez mais encerramento de escolas. Um mero despejar de matéria académica com teias de aranha? Vamos chamar as coisas pelos nomes, tornar a arquitectura numa realidade, numa extenção do homem não é com este discurso que se vai la. O que me leva a crer através deste (discurso) que este trabalho e espero estar bem enganada não irá de encontro as necessidades basicas e reais do ensino. Além do seu carácter ambiguo que não explica rigorosamente nada, será uma protecção relativa a questão forma função? Será funcional a nivel de preencher os requesitos de funcionamento de uma escola? Será para ficar só "bonito"? Fico a espera dos proximos episódios. E vamos a ter olhos progressistas, senão permaneceremos para sempre agarrados aos cardeais com os seus formalismos viciantes que perduram e perduram, esquecendo os usos e funções. A aquitectura não de justifica por si so pelo caracter poético (extremamente) importante, mas pelos usos pela vivencia dessa mesma poesia. Não pretento atacar seja quem for neste comentario, mas esperava mais deste arquitecto. Aqui junto a memória descritiva : Campus Escolar Serra do PilarRepensar o sistema educativo para todo o Concelho, na vertente pedagógica e dos espaços físicos que lhe dão abrigo, numa atitude de grande valor ideológico, de repercussões positivas no ensino em Portugal, onde a Natureza será a base de todo o conhecimento, a Vida o veiculo desse reconhecimento e os Sentidos o laboratório humano da aprendizagem.Também um acto de Cidadania, o do Conselho de Acompanhamento, que tem e continuará a ter a sua acção critica no projecto e na edificação, contribuindo positivamente com as suas sábias achegas, para a concepção de um Modelo pedagógico que se augura dinâmico. À Comunidade Local, Nacional e Internacional está lançado o desafio ideológico, onde o limite será o Humano e o objectivo o Sonho. É um Projecto participado e para o testemunhar no futuro, no espaço museológico de cada Escola, serão emitidos os registos de imagens e de sons, da Escola que temos e da que gostaríamos de organizar para Legar aos nossos Filhos.Todo este trabalho arquitectónico tem dedicação e sonho, utiliza a Arte e a Técnica, com os meios austeros e simples para a sua concepção, acolherá a Luz em todos os ambientes onde, sem excepção, Todos a poderão fruir e com Liberdade utilizar.A Carta Educativa desenvolvido pelos Serviços do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, aprovado Ministerialmente, prevê a realização de oito escolas, alia os quinze agrupamentos, onde cada uma delas é igual no Conceito. O Modelo é, naturalmente, sugerido pelo Lugar.O Renascimento do Ensino Infantil e Primário (JI/EB1) num tronco comum de aprendizagem e vivência, desenvolve os cinco sentidos (o Tacto, o Olfacto, a Visão, a Audição e o Gosto), onde o apreender é um acto natural do crescimento e o Mestre um pedagogo da recriação.A Criança, a brincar, analisará o ciclo da Vida, utilizará as ferramentas Artísticas, Técnicas e Cientificas, que tem ao seu dispor, exercitando a sua sensibilidade, protegerá naturalmente o Ambiente e as suas Espécies. Os Pais e os Mestres, juntos num objectivo comum, na Educação e no Saber, recriam entre eles simbioses de conhecimento, onde naturalmente as Comunidades adquirem a sua Justa Identidade.Os Funcionários, guardiães dos espaços e dos ambientes, permitem que este Campus Escolar se dinamize e diariamente restaure a sua energia.A Comunidade, num regime Republicano Democrático, tem oportunidade de ceder, a Todos, as ferramentas (elementares) Artísticas, Técnicas e Científicas, como outros regimes o fizeram, somente, à Nobreza e ao Clero. É um Projecto ambicioso, escorado no Sonho e nas realidades Nacionais e Internacionais Link to comment Share on other sites More sharing options...
HELRIC Posted April 17, 2009 Report Share Posted April 17, 2009 Que sumptuosidade, é uma verdadeira alegoria à "mui" nobre arte de arquitectar... :poo: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lichado Posted April 17, 2009 Report Share Posted April 17, 2009 Do que vi do projecto, gostei. Há uma porrada de anos que deixei de ler Memórias Descritivas, já não tenho paciência. Valha-nos a portaria 232/08 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bernardo Andrade Posted April 19, 2009 Report Share Posted April 19, 2009 Em londres lembro-me que fui a uma exposição de arquitectura, sobre arquitecto Joaquim Massena onde estava exposto este projecto do campus escolar. Estavam lá vários desenhos, esquissos e penso que algumas maquetes. Gostei bastante do projecto. Alias, como outras obras que estavam lá em exibição Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gupyna Posted April 20, 2009 Report Share Posted April 20, 2009 Será que alguém já olhou com "olhos" para as plantas e a organização interna da escola? Ou só "gostaram" da composição volumétrica?:D Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lichado Posted April 20, 2009 Report Share Posted April 20, 2009 Eu não olhei, estão aqui? Link to comment Share on other sites More sharing options...
X-acto Posted April 20, 2009 Report Share Posted April 20, 2009 isto é um forum de arquitectura?! comentar 1 projecto com base nuns renders exteriores que pouco mostram e numa memória descritiva que pelos vistos não dá vontade de ler?! Link to comment Share on other sites More sharing options...
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