Jump to content
Arquitectura.pt


Torres Vedras | Remodelação Hotel Império | Autor Desconhecido


lllARKlll

Recommended Posts

Hotel, zona de Restauração e Barbearia, foram alvos de um remodelação, que foi além de um exercício de cosmética exterior.
Situado como "Edifício Marcante", na Praça 25 Abril de Torres Vedras, a parte do edifício em si, como Espaço de Restauração, foi albergando a nata de Torres Vedras ao longo da últimas décadas, tendo mantendo com esta última remodelação, o status de um dos maiores espaços de restauração em Torres Vedras.

Mais fotos e informações sobre o autor do projecto, estão pendentes.

Web site: http://www.hotel-imperio.com/

http-~~-//s2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00010.jpg

http-~~-//s2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00009.jpg

http-~~-//s2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00011.jpg

http-~~-//s2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00012.jpg

http-~~-//s2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00013.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pobre casa, nasceu-lhe um "tumor" na cabeça. Sem saber mais acerca do projecto o que salta mais á vista é total anulação do edifício original. Acho ridiculo este tipo de intervensão onde é mandido o existente e é criado um acrescento, poucas vezes sai coisa boa. E este é um desses exemplos, mais valia ter demolido tudo e criado um edifício de raiz.

Link to comment
Share on other sites

Eu não percebo como é que prontamente se denigre um edifício com um mínimo de qualidade Estética, que resultou de uma intervenção que enobreceu o sítio. Mas é a dor de cotovelo nacional... é ubíqua.
Eu sei que vocês fazem melhor, eu se fizesse parte do Júri do Pritzker, a cada post´s vosso teria que criar um prémio de crítica especializada para o (os):

asimplemind

pauloss

Gupyna

fadadolar

arklab

Provavelmente não tem obra feita com o mesmo relevo não é? Wannabes é o que não faltam por aí...

Como assim?


Não há post´s cativos para ninguém.
Link to comment
Share on other sites

Eu não percebo como é que prontamente se denigre um edifício com um mínimo de qualidade Estética, que resultou de uma intervenção que enobreceu o sítio.



Apenas questiono as opções: de manter o pequeno edifício original, que numa primeira análise não me parece com a importância que lhe foi dada; e de criar um novo corpo sobre ele. Não gosto da imagem.

Quanto às restantes afirmações não me merecem comentários. :)
Link to comment
Share on other sites

Ark , se consideras que a reabilitação do edifício "novo" que apresentas aqui é a excelência da arquitectura nacional, então sugiro uma digressão pelo resto do país porque "bons" exemplos como este não irão faltar à tua lista de boa arquitectura!
Dica do dia:




Saber Ver a Arquitetura

Bruno Zevi

Capa mole. Martins Fontes 2000.
ISBN: 8533605412 / 85-336-0541-2

EAN: 9788533605411

Link to comment
Share on other sites

Eu sei que não passas de um wannabe... tens um conjunto enorme de ideias realizadas no vácuo, é tão somente isso!


ark eu tão somente sou wannabe porque ainda não tenho um numero que me diga que sou arquitecto. Agora se ao ter esse número sou obrigado a pertencer ao grupo da mediocridade então não sei o que será melhor!

Quando fazes esses comentários parece que uma vez que somos arquitectos temos de ser medíocres e que até sermos arquitectos somos a excelência. Isto porque segundo aquilo que defendes, é impossível fazer arquitectura excelente no contexto da sociedade real. Ora eu estou completamente em desacordo e a prova disso é que há uma minoria de arquitectos que fazem arquitectura excelente. Então porque é que esses conseguem e os outros milhares apenas se ficam pela mediocridade? é uma questão de empenho e dedicação no trabalho que fazemos.

Se te parece que esta obra é digna de ser discutida enquanto referência na arquitectura nacional, tenho muita pena que os teus valores estejam assim tão baixos em relação à boa arquitectura. Afinal de contas esta obra não passa de mais um triste exemplo do pós-modernismo em que nem sequer a sua recuperação traz nada de novo. É agora uma colagem de pós mais pós-modernismo. Felizmente há excelentes exemplos de recuperações de edifícios, mesmo de edifícios pós-modernos e que merecem o seu devido destaque ao contrário de exemplos tão medíocres que povoam as nossas cidades de norte a sul.
Link to comment
Share on other sites

oh ARK tu rocas o ridiculo, parece que so vens aqui para "achincalhar", mas aquilo que importa nunca comentas. decerto que nao esperavas bons comentarios a isto, ate porque mais se parece com um edificio para a Disney World que para Torres Vedras. chegas aqui com um edificio wannabe Pos Modernista (que ao contrario do Modernismo ja morreu), plantando numa cidade/vila que luta para se assumir como centro Urbano, mas onde falta ordenamento e senso, (assim como falta um pouco por toda a zona Oeste) E tu? o que e que es? a nao ser que sejas o autor disto, seras tambem um wannabe, e se fores, seras o autor de projectos wannabe, se calhar nao por culpa tua mas por culpa do promotor. claro que podes dizer que aparenta melhor que o confort inn, mas dai a posta-lo aqui como um exemplo de boa obra arquitectonica, e pa, isso e quere demais.

Link to comment
Share on other sites

excelência da arquitectura nacional

Na falta de argumento, introduzes ideias que eu não defendo, não dás luta... és demasiado banal para isso!

Então porque é que esses conseguem e os outros milhares apenas se ficam pela mediocridade? é uma questão de empenho e dedicação no trabalho que fazemos.

Dedicação e empenho? Mas em que mundo é que vives? Ideias no vácuo? Ganha algum background profissional e depois voltamos a este tópico.

Pos-Modernista

Mas o mais rídículo, é que isto é Pós-Modernista que se escreve, mas de facto, de Pós-Modernista não tem nada, não vejo ali nenhuma referência histórica explícita, não reparo na comum citação do "frontão", nem em qualquer tentativa de revivalismo, mas quando a idiotia é aguda, falamos logo do Pós-Modernismo, como se fosse qualquer coisa que estivesse à frente do Modernismo e que como vocábulo, define tudo numa penada!

Digam-me, de que Pós-Modernismo falamos? Estou curioso!

Argos, quando uma pessoa não consegue escrever ridículo e Pós-Modernista, (Mesmo que seja de propósito!) porra pá, estás a cavar a própria campa! :)
Link to comment
Share on other sites

Ark não vale a pena porque nem sequer te sabes enquadrar no tema... e nem sequer sabes qual o meu background profissional... Já trabalho há tempo suficiente para entender como se processam as coisas na vida real e por isso não me venhas com a conversa de que não há tempo para nada e então as obras saem assim... Aí se vê a diferença entre o bom e o mau profissional. Se toda a gente fizesse arquitectura "para cumprir calendário", para receber o seu ao fim do mês e viver a vida descansado então todas as cidades seriam feitas de edifícios do género ou ainda piores. E o pior no meio disto tudo é que provavelmente foi projectado por arquitectos! Não podemos dar aquela desculpa de que foi o zé da esquina que tem diploma de desenhador. É pena que as faculdades não sejam mais exigentes e que cuspam todos os anos centenas de diplomas, de novos números que a ordem acrescenta ao seu grupo. E afinal de contas apenas uma pequena parte consegue realmente fazer Arquitectura. Mas em todo lado há bons e maus profissionais. Agora como é óbvio não vou defender um mau profissional nem uma má obra. Porque antes de mais, um Arquitecto tem de saber distinguir intrinsecamente um bom de um mau projecto. Se aquilo que sabes argumentar são os acentos que não ponho nas palavras, já vejo que concluis que afinal não tens razão nesta discussão. Mas pelos vistos fiz-me entender.

Link to comment
Share on other sites

O que me dá a entender quando observo este edifício é que o arquitecto pegou em vários pedaços de outros projectos e os juntou aqui como um puzzle! Não vejo aqui qualquer qualidade estética, a não ser no uso harmonioso dos materiais, que até são agradáveis ao olhar! De resto, no seu conjunto, é mais uma de tantas obras por esse Portugal fora que nos tornam pequeninos!

Link to comment
Share on other sites

Todos nós, temos um "Siza" em explosão dentro de nós, todos nós somos excelentes profissionais, todos nós temos brio em excedente, ou pelo menos, de forma infantil, pensamos todos assim, eu quando sai da Faculdade também pensava assim.


Não, a maioria de nós limita-se a tentar dar o melhor que sabe para fazer boa arquitectura. Se os edifícios saem a mal, a responsabilidade é exclusivamente nossa -não da conjuntura, não dos promotores, não dos construtores. Nossa.
Quando saiu da faculdade pensava assim, e agora, pensa o quê? Que é mais fácil claudicar perante a má qualidade e aceitar que edifícios que em nada contribuem para a melhoria do ambiente urbano existam só porque "o Mundo é assim mesmo"? Isso só faz de si um mau profissional.


Discurso de político pá!

Não, discurso de quem se recusa a aceitar o miserabilismo fatalista de uma classe que pouco ou nada faz para dignificar o seu trabalho e o ambiente urbano, que dá mostras de uma ignorância extrema na leitura da cidade e, no caso que aqui foi apresentado, de uma falta de gosto e princípios arquitectónicos básicos tremenda.

Quer falar de recuperação de edifícios? Há neste forum projectos bem melhores, alguns de ateliers que não aparecem nas revistas e que conseguem fazer um trabalho sério em condições tão ou mais complicadas que o contexto que apresenta aqui.
Parece-me é que o objectivo é mais o de provocar a traulitada e dar ares de superioridade moral do que o de querer discutir arquitectura.
Link to comment
Share on other sites

Encontrei esta foto que contradiz a ideia do ARK que neste edifício não há referenciais históricos -simulados ou não, a esta distância não dá para perceber- para poder ser considerado pós-moderno.
Ainda lhe digo mais, ARK, se tivesse prestado alguma atenção aos livros que lia na faculdade sobre a arquitectura, em vez de ter tentado ser um Siza, saberia que não é só pela reimaginação dos elementos tipológicos dos movimentos arquitectónicos pré-modernismo que o pós-modernismo se identifica.
Imagem colocada

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.