Jump to content
Arquitectura.pt


mutaçoes na cidade


mind_moz

Recommended Posts

boas, estava a estudar mutaçoes na cidade criadas pelo cidadao e formas de proporcionar tal coisa ex: uma jardim acaba por ter certos caminhos definidos, mas as pessoas que o utilizam, acabam por criar outros caminhos também, e criam essas mutaçoes na cidade em geral, no caso do jardim, porque o proprio material (relva e arbustos) nao sao barreiras fisicas, e a propria relva é moldavel ao ponto de depois criar o tal caminho. Procurava mais exemplos assim e gostava de saber se alguem mais tinha algum exemplo parecido, em que o cidadao acaba por definir o espaço. obrigado pela atenção

Link to comment
Share on other sites

Eu considero esta questão interessante. Apesar da minha formação eu sou daqueles que pisa relva para encurtar caminhos. Um bom meio de descobrires espaços "verdes" one isso acontece em qualquer parte do mundo é atravez do Google hearth. nas cidades tens resuloção suficiente para identificar percursos alternativos utilizados pelas pessoas. basta-te alguma paciencia.

Link to comment
Share on other sites

já agora, sei que já se projectaram jardins seguindo esta metodologia, ou seja, o espaço fica desocupado durante uns tempos até o fluxo de pessoas determinar os espaços de circulação e só depois se projecta o jardim. Se não estou errado, aconteceu em Inglaterra, mas não sei de mais pormenores.

Link to comment
Share on other sites

oh gostei muita dessa do jardim, que deixaram as pessoas definirem os caminhos e só depois é k decidiram como ocupa-lo, eram bom saber onde foi concretamente, mas vou ver isso na net. Bem vejo k vcs entenderam bem o "espirito da pesquisa", tenho que pensar em mais espaços assim, com esse conceito que o utilizador é k que o faz, tipo fazer com que as pessoas participem na decoraçao do espaço ou algo assim, tenho que apresentar umas propostas deste genero, mas ainda tou aqui a pensar nas melhores, pk o professor é critico (como deveria ser lol) e as ideias tem que ser inovadoras, nao muito usadas ou inexistentes mesmo. (se bem que isso ja é mais dificil lol)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

o projecto prévio do carrilho da graça para solucionar o problema urbano da zona da boavista nascente, perto do cais do sodré tem muito de semelhante com essa ideia. A proposta é criar um espaço de complexidade e intensidade de vivencia urbana. o que permite posteriormente que as pessoas se "apoderem" do espaço, dando-lhe as mais variadas vivencias através da criação de jardins... tal como a relação de que se fala aqui.. :foto:

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.