Jump to content
Arquitectura.pt


Penafiel | Casa 1 | Cláudio Vilarinho


Peter

Recommended Posts

  • Replies 75
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Dreamer sim! :) eu vou mais um pessoal (+ 2 pessoas pelos menos), porque aqui é feriado municipal e aproveitamos e da-mos uma volta ai por cima! Uma questao de organizar o roteiro e tal ;)
Mas, salvo erro a visita guiada começa as 10.30.
De qualquer das formas la mais para o meio da proxima semana, se alguem mais estiver interessado pode-se organizar alguma coisa :x e inda combinamos um almoço com o pessoal da Connecty que até guimaraes é um pulo :p
Link to comment
Share on other sites

continuo a dizer.. que este tipo de habitação com paredes inclinadas.. sempre me fascinou... no entanto n conheço o projecto por isso n vou fazer critica


podes consultar o projecto no site do arquitecto.

www.claudiovilarinho.com

podes também colocar alguma questão aqui no topico porque o arquitecto responsavel pelo projecto também é membro do Arquitectura.pt e tem participado neste tópico.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Viva caros colegas, ja tinha visto imagens finais desta obra em várias edições mas nunca tinha especulado sobre o como ela era feita, pois penso que a acompanhar estas fotos finais da habitação, não mencionavam os materiais de como ela era executada. pois bem, qual o meu espanto ao ver que era em SFS - steel framing system -, isto porque como li em comentários passados, era uma pratica pouco utilizada em Portugal... é desconhecida para muitas pessoas, ainda mais para o público em geral, mas eu como trabalho numa empresa onde se desenha, projecta e constroi em LFS - Light Framing System -, onde o conceito e o mesmo do sistema em questão nesta casa, só que em vez de utilizar o aço, utiliza-se a madeira e seus compositos.

Link to comment
Share on other sites

como trabalho numa empresa onde se desenha, projecta e constroi em LFS - Light Framing System -, onde o conceito e o mesmo do sistema em questão nesta casa, só que em vez de utilizar o aço, utiliza-se a madeira e seus compositos.


Já agora, caro colega, poderia informar-me qual a empresa onde trabalha?
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

claudiovilarinho.com arquitectos e designers
Casa 1 - Penafiel
Penafiel

O arquitecto Cláudio Vilarinho em 2005 cria o seu próprio atelier, claudiovilarinho.com arquitectos e designers.

claudiovilarinho.com arquitectos e designers, encara a figura dos concursos como aposta e entende os concursos como "peça" fundamental à investigação e à dação do continuado entusiasmo perante a Arquitectura.

Para a participação nos referidos concursos, através da coordenação de um arquitecto, a estrutura, recorre desde 2007 ao contributo de sócios pontuais, sobretudo recém licenciados e estudantes de arquitectura. Do ponto de vista da "construção" da Arquitectura, o contacto com esta faixa etária, encara-se fundamental.

Este atelier, apesar de muito jovem obteve pelo projecto de um edifício de habitação colectiva para idosos, o prémio Mobilidade 2007. Por sua vez, já em 2008, no Concurso Público Internacional para a nova Sede da AMI em Cascais, o atelier, das equipas premiadas, foi a mais jovem.

Recentemente, pelas propostas ao concurso para o Centro Escolar de Fonte de Angeão e de Gafanha da Boa-Hora, ambos em Vagos, o atelier ganha o 2º e 3º prémios respectivamente.

Em 2008 em Tomiño (Galiza - Espanha), Cláudio Vilarinho é professor-coordenador convidado, num dos 6 workshops "pH04 - paisajes Habitados".

A sua obra “ Casa 1 em Penafiel” teve como primeira ideia “um volume (28x10m.) branco que pousa num "tapete" contínuo de relva” valorizando todo este volume como fachada, entendendo o tecto da consola e a cobertura também como fachadas.
O volume acompanha o declive do território, inclinando-se subitamente sobre este e projectando-se para o vale, de modo a valorizar o horizonte, permitindo ao mesmo tempo o estacionamento automóvel por baixo da casa (10m de consola), garantindo com o pavimento em grelhas o enrelvamento e a circulação automóvel ao mesmo tempo, sem que impeça o crescimento da relva.

O acesso à entrada principal da casa faz-se por intermédio de um "negativo no centro do corpo" (pátio que contém uma árvore pequena).

Para além deste "poro" na cobertura, esta possui outros quatro; explorando-se assim questões de circulação de ar, sombra, contemplação; ou seja a EXPLORAÇÃO DE ATMOSFERAS.

O programa interior é o convencional para uma habitação T4.
Na elaboração do projecto revela-se a preocupação de orientar as aberturas para as vistas de horizonte, por outro lado as mesmas estão predominantemente orientadas a Oeste e Sul, o alçado Este é cego.

intenção da matéria:
1- uma pele, um corpo;
2- o material, branco, com subtil granulado e textura:
a. nas paredes das fachada,
b. nos tectos exteriores,
c. nos pavimentos das varandas,
d. nos pavimentos dos pátios,
e. e na cobertura.

A vedação do lote pretende-se "permeável" (ripas de madeira 6x6cm.).
O sistema construtivo é em aço leve - Light Stell Framing.

Ficha técnica:

Designação: Casa 1 em Penafiel
Localização: Penafiel, Portugal
Data: 2005 a ...(em obra)
Promotor: Privado
Projecto de arquitectura: Cláudio Vilarinho(http://www.claudiovilarinho.com/)

Projecto de especialidades: Apótema - Gabinete de Projectos Eléctricos, Rita & Gás, Lda. + Futureng, Lda. + Objecto, Engenharia e Construção Lda.
Construtor: Objecto, Engenharia e Construção Lda. + Diversos

Edição Construlink.com
Arq. Tânia Magda Santos

Retirado de http://www.construlink.com/Homepage/verDestaqueArquitectura.php?id=148

Link to comment
Share on other sites

projecto e arquitecto à parte, coloco sempre em causa este tipo de intervenção, estilo "caixa" que aparentemente ganha cada vez mais adeptos e que (vai-se lá saber porquê) assenta bem em qualquer lugar. qual respeitar envolvente ou o local, qual é! isso já passou à história...cada vez mais demodê.....

seja em Penafiel, no Gerês, em pleno Alentejo ou até em África, uma caixinha a apontar para o infinito, fica sempre bem... cada vez menos entendo esta atitude de "chapa 5" na arquitectura

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Gostava de perceber melhor o interior do edifício e se há um motivo de especial interesse no enquadramento da envolvente com o envidraçado e a janela horizontal ou é apenas para captar luz. Também gostava de saber o que é o revestimento exterior das paredes ao certo e qual o comportamento térmico do edifício.

Link to comment
Share on other sites

Ao contrário da Margarida acho que este ateliê tem grande criatividade e esta habitação revela isso mesmo. Sobre esta casa gostei particularmente da forma como resolveram a entrada. Ainda a poucos dias estava em frente a uma moradia talvez um palácio na rua da junqueira já perto de Algés com uma entrada barroquizante muito proeminente relativamente ao resto do edifício que de certa forma era muito “monolítico” e “apagado”. Esta escada tinha uma intensidade que me fez lembrar o restaurante da equipa Diller + Scofidio
Imagem colocada
perguntando-me como poderia a arquitectura contemporânea introduzir de novo essa teatralidade característica da entrada barroca. Nesta casa penso que se conseguiu uma boa aproximação dessa ideia de entrada não sei se foi intenção dos projectistas mas é como entendo o projecto nesse pormenor.
Imagem colocada
Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...

A revista Arte & Construção publicou uma entrevista com o Arqº Cláudio Vilarinho a propósito do Prémio Mobilidade 2007 que lhe foi atribuído.

O artigo é ilustrado com fotografias do arquitecto junto a uma das suas obras cuja engenharia foi projectada pela Futureng com estrutura em aço galvanizado. A construção da moradia esteve a cargo da empresa Objecto.

Poderá saber mais sobre esta obra clicando aqui.

Link to comment
Share on other sites

No dia 12 de Julho de 2009, o segmento central do programa Arquitectarte da RTPN incluiu uma entrevista ao arquitecto Cláudio Vilarinho, autor do projecto da moradia em Irivo, Penafiel, em debate neste tópico, cujo projecto de estabilidade foi elaborado pela Futureng.

Aqui está a entrevista: http://futureng.wikidot.com/12-07-2009-arquitectarte

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.