Jump to content
Arquitectura.pt


Penafiel | Casa 1 | Cláudio Vilarinho


Peter

Recommended Posts

Os painéis parecem ser OSB (oriented strand board). Na Suiça, por exemplo, aplica-se com frequência uma estrutura de madeira sobre a qual é aplicado o revestimento final que pode ser em réguas de madeira.


São de facto placas de OSB, classe 3. Estas placas são aplicadas como revestimento estrutural, ou seja, são levadas em consideração no cálculo de estabilidade por garantirem a consolidação de todos os elementos estruturais, sendo fixas através de parafusos adequados. No entanto, um revestimento estrutural, seja de OSB ou de outro tipo de placas, não é concebido para estar exposto aos elementos. Serve como revestimento do esqueleto mas necessita posteriormente de um acabamento final.

O revestimento final mais comum no nosso país é o Reboco Térmico pelo Exterior (conhecido pelo acrónimo ETICS ou EIFS). Trata-se de um sistema composto que emprega placas de poliestireno expandido (EPS), usualmente com 50 mm de espessura, coladas ao revestimento estrutural e reforçadas por esquineiros metálicos. O EPS, com uma densidade de cerca de 20 kg/m3 e auto-extinguível ao fogo, é posteriormente revestido com uma argamassa polimérica fina reforçada por uma armadura em fibra. Finalmente aplica-se a camada final de revestimento com a cor e a textura prevista na arquitectura.

As grandes vantagens do Reboco Térmico passam pela eliminação das pontes térmicas e das condensações no interior das paredes. O ponto de orvalho, se existe, só é alcançado no exterior. A resistência mecânica, devido à armadura colocada, é tão elevada quanto qualquer outro reboco convencional, apesar de possuir uma lâmina de apenas alguns milímetros. Todos os materiais empregues devem ser certificados e compatíveis entre si.

Depois de pronto, o reboco final torna a casa indistinguível de qualquer edifício convencional no entanto os níveis de isolamento térmico e acústico são muito superiores aos habituais. Este tipo de edifícios alcançarão um excelente desempenho ao serem submetidos ao processo de obtenção do Certificado Energético previsto no Decreto-Lei que aprovou o Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 75
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Muito interessante. As vantagens do sistema estão à vista. Rapidez (logo custos), Conforto, Sustentabilidade. Como arquitectos que tipos de limites temos de considerar nos nossos projectos se quisermos adoptar o LSF integralmente? ... Dimensão limite dos vãos, numero de pisos, etc?

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante. As vantagens do sistema estão à vista. Rapidez (logo custos), Conforto, Sustentabilidade.
Como arquitectos que tipos de limites temos de considerar nos nossos projectos se quisermos adoptar o LSF integralmente? ... Dimensão limite dos vãos, numero de pisos, etc?


Caro Imorgado e restantes utilizadores:

Visto existir um tópico com um tema mais adequado, respondo a esta questão no tópico Construção em Aço (LSF) referido acima pelo moderador lllARKlll, ficando este tópico liberto para a discussão da moradia que lhe deu origem.

Por lá nos encontraremos,
Link to comment
Share on other sites

Olá a todos.
Antes de mais, gostava de mostrar o meu profundo agradecimento aos que contribuem para a divulgação e debate desta obra; especialmente ao "Peter" e amigo.
Em resposta ao "joao costa" o material é alumínio.
Cumprimentos a todos.


bem! obrigado pelo apreço! desde já bem-vindo ao Arquitectura.pt! é sempre bom ter por cá o autor do projecto, só assim ficamos mais "ricos" ao nível de conhecimento do projecto.

Não tens que agradecer, acima de tudo todos nós gostamos de Arquitectura e é isso que nos move, fazemos enumeros quilómetros (como foi o meu caso) para ver uma obra, mas vale a pena! e claro, não podia deixar de partilhar com todos a visita que fiz, serve acima de tudo para divulgar o que se vai fazendo "cá dentro".

agora fica o repto!! e que tal uma vista à obra? todos ganhávamos com isso!! fica no ar sugestão!!! :p

cump. e bom trabalho!!!
Link to comment
Share on other sites

Claudio: será que podias disponibilizar alguns desenhos do projecto para que o possamos analisar? Estive a ver o teu site e tens projectos com algum interesse! seria interessante colocares alguns aqui no tópico "exposição de trabalhos". Já agora estou estou com curiosidade sobre o master que estás a tirar em Madrid já que também o pretendo tirar :p

Link to comment
Share on other sites

Olá a todos.
Transforma/em sff o "Não tem que agradecer" para "Não tens que agradecer".
Em relação à "visita à obra", fica no ar a disponibilidade, é só marcarem.
Cumprimentos a todos.


já está editado :p


em relação a fazer a visita, vamos ver se existem interessados! por mim teria muito gosto em ir...
Link to comment
Share on other sites

Olá a todos.
Os desenhos podem ser consultados na web do atelier (implantação, planta 0 e 1, alçados e corte longitudinais). Com estes julgo ser possível compreender o essencial do projecto.
Em relação ao Master, antes de mais aconselho demasiado a qualquer um; todas as informações estão em www.mastervivienda.com, para questões mais específicas podem contactar-me sem problema algum.
Cumprimentos a todos.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Parabéns Claudio pela página, está bem mais apelativa com a inserção de mais informação dos projectos e obras:icon14: em relação à visita à obra, provavelmente e se for possível, em Setembro. agora entram as férias e o pessoal anda mais disperso... mais para a frente combina-se! cump. e bom trabalho :icon14:

Link to comment
Share on other sites

No dia 25-09-2007 às 22:00h no Auditório Passos Manuel dentro do ciclo de conferências "Jovens Arquitectos Portugueses - A caminho do país das maravilhas" o atelier Claudio Vilarinho - Arquitectos e Designers foi convidado pela Ordem dos Arquitectos a apresentar alguns trabalhos.


Sim agora em Agosto é mais complicado para fazer a visita à obra, fica para setembro :p

Cumprimentos :icon14:
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Bem, por mim em princípio está tudo em cima. Como disse em Viana, acho que se devia programar mais algumas coisas para esse dia, porque uma única habitação, por mais interessante que seja, acaba por ser para relativamente pouco tempo...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.