Jump to content
Arquitectura.pt


Documento da Ordem dos Engenheiros sobre o RJUE


Lichado

Recommended Posts

É triste! A OA preocupa-se em promover e defender os interesses de meia-dúzia de arquitectos e nada faz relativamente às condições em que a maioria dos arquitectos é obrigada a exercer a sua actividade. Publica uma revista pseudo-intelectual que todos somos obrigados a comprar e pagar (se fosse uma revista posta à venda e obrigada a sobreviver com as receitas que gerasse já tinha deixado de existir há muito) mas é incapaz de produzir um documento deste tipo e lutar para que deixemos de ter cada Câmara a agir como um estado soberano, para que a legislação seja tornada mais simples e mais clara, etc. Só tenho pena de ter que estar inscrito para poder trabalhar.

Link to comment
Share on other sites

Para a ordem dos Eng. ter produzido este estudo, isto só demonstra que continuam a ser eles a dominar o mercado dos projectos de licenciamento. No mínimo, a OA deveria ter participado activamente na sua elaboração porque,supostamente, deveria ser do interesse dos arquitectos. Cheguei a ver uma entrevista na TV sobre este estudo com um membro da OE. A conversa andou sempre a volta da complexidade dos parametros a cumprir para obter um licenciamento, partindo do principio que eram os eng. responsáveis pelos projectos, seus autores e prejudicados com este sistema. Lamentavelmente, nunca se ouviu a palavra arquitecto....

Link to comment
Share on other sites

Deverias dizer antes que lamentavelmente nunca se ouviram os arquitectos. Ficamos à espera que outros falem por nós? A maioria dos engenheiros que conheço não fazem projectos de arquitectura porque não se acham competentes ou têm mais que fazer. Mas não censuro os que fazem, pois se a legislação o permite... Compete à OA lutar para que isso seja alterado. Ainda assim, curiosamente este documento da OE refere a necessidade de rever o 73/73! É interessante ver o conteúdo do último número do JA, de título "Política"... Vivem noutro planeta.

Link to comment
Share on other sites

Deverias dizer antes que lamentavelmente nunca se ouviram os arquitectos. Ficamos à espera que outros falem por nós?
.


Na minha segunda frase do comentário anterior tens a resposta.

Tal com já aqui referi conheço câmaras onde a maior parte dos projectos que entram para licenciamento são subcritos por eng. O que não significa que sejam elaborados por eles, normalmente são elaborados por desenhadores, que entregam as especialidades ao eng. e este acaba por assinar tudo.

Não nos podemos esquecer que ha cerca de 1 ano houve uma iniciativa enviada para a assembleia para revogar o 73/73 e esta não deu frutos com o contributo da OE, com o argumento que deveria haver um periodo de transição. O curioso é que o próprio 73/73 era suposto ser transitório até haver arq. suficientes.

Mas obviamente só nos podemos queixar de nós, Ainda não temos força suficiente ou não a sabemos usar.
Link to comment
Share on other sites

Tudo certo, mas ainda assim duas coisas: Melhor do que participar activamente na elaboração deste documento, a OA deveria há muito ter elaborado um documento deste tipo por sua iniciativa, com ou sem a participação da OE; Não percebo a tua referência às assinaturas "de favor" por parte de engenheiros, achas que quando forem só os arquitectos a assinar projectos (nalguns casos já são, por imposição de planos municipais ou em zonas de protecção de imóveis classificados, p/ex) isso vai deixar de acontecer?

Link to comment
Share on other sites

Eu referi as assinaturas "de favor" para complementar aquilo que afirmaste sobre os eng. que conhecias, porque o facto de apenas assinar, retira o tempo e competencia para os fazer. Incute-se apenas a responsabilidade técnica. Claro que não irá deixar de acontecer quando só os arq. poderão assinar, mas supostamente o Arq. terá mais atenção e controlo sobre aquilo que lhe propõem assinar.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.