Jump to content
Arquitectura.pt


Plugins / Addons para Arquitectos


baguitos

Recommended Posts

Antes de mais devo dizer que não percebo nada de arquitectura, e pouco de software para a área. No entanto estou a pensar desenvolver um "plugin" com uma livraria de materiais de um determinado fabricante, para ser usado nos programas CAD de arquitectos. Questões: - Qual o software mais usado? - Quais os programas que permitem plugins externos? - Onde encontrar exemplos (caso existam). É uma ideia que está na mesa, gostaria apenas de confirmar se é exequível e se já existe algo do tipo. desde já muito obrigado a todos!

Link to comment
Share on other sites

Já agora e sem querer deitar bons projectos por terra, devo dizer que está já a ser cosntruida uma base de dados de informações técnicas de materiais (com base em caderno de encargos e mapas de medições e orçamentos) por uma das universidades portuguesas de engenharia (se não estou enganado pela universidade do porto ou de aveiro). De qualquer das formas a "uma livraria de materiais de um determinado fabricante" é um assunto muito vago para puder responder com alguma certeza, ainda para mais quando o BIM começa a dar os primeiros passos, o CAD começa a ser questionado e como tal um projecto desse tipo terá de ter em conta que tipo de uso esse tal plug-in teria. Como se ainda não bastasse existem ainda vários sites com bases de dados de materiais de empresas com blocos e informações técnicas desses materais, que na prática já servem um pouco o propósito do dito plug-in... Como exemplo temos: - o site construlink - o site materiaisnanet - o site construir entre tantos outros... Penso que se quer mesmo enveredar por um projecto desta natureza se informe primeiro bem do tipo de serviços que já existem e que tipo de plug-in pretende desenvolver, para que não seja apenas mais um projecto que não passou de uma ideia. Acho que o facto de não conhecer nada de arquitectura e não conhecer os softwares que se usam no exercício da arquitectura também não ajuda muito quando se ambiciona criar um projecto relacionado com estas temáticas.... É apenas uma sugestão. Não estou aqui para cortar as pernas ou as ideias a ninguém...

Link to comment
Share on other sites

Já agora, gostaria de saber mais sobre que tipo de materiais pretende promover, e se o que pretende é mesmo um plug-in (o que implica uma certa interactividade ou parametrização) ou criar uma biblioteca de materiais. Se são revestimentos, pode passar por criar apenas um conjunto de bitmaps, ou uma biblioteca de materiais para serem usados em programas do tipo 3D Studio ou Cinema 4D (esta é a situação mais simples). Para programas de CAD, facilmente se cria uma biblioteca com desenhos em DXF. Para BIM, pode-se ir mais além, associar-se a medições e orçamentos, aplicação parametrizada, ligações a pormenores tipo, nível de detlahe dependente da escala ou da fase do projecto, etc...

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas respostas. E peço desde já desculpa pela falta de clareza da pergunta ;) Sendo mais especifico, o meu cliente vende tintas e afins. O que se pretende é criar uma ferramenta que auxilie os arquitectos na concepção do projecto, podendo estes seleccionar directamente no autocad quais os produtos (cores) que irão ser aplicados. Tendo assim a certeza de que as paredes ficaram da cor que seleccionaram. ou seja, na realidade "só" é preciso criar uma paleta de cores que possa ser aplicada para pintar o modelo 3D. A ideia dos bitmaps parece-me ser interessante. :p

Link to comment
Share on other sites

baguitos, o autocad ja incorpora cores RAL, e ao que sei existem ferramentas tipo catalogo de especificacao NCSS. por experiencia propria, muitas das vezes o pessoal engana-se mas e porque nao consegue ver num monitor a verdadeira cor de uma tinta, e quando imprime, uiiiii, ainda e pior.

Link to comment
Share on other sites

baguitos, o autocad ja incorpora cores RAL, e ao que sei existem ferramentas tipo catalogo de especificacao NCSS.

por experiencia propria, muitas das vezes o pessoal engana-se mas e porque nao consegue ver num monitor a verdadeira cor de uma tinta, e quando imprime, uiiiii, ainda e pior.


Sim, isso dos monitores mal calibrados é sempre um problema.
A ideia de disponibilizar as cores é mais para o arquitecto que já conhece as cores de um determinado fornecedor poder colocar logo de inicio qual o produto que será usado para pintar, evitando assim que os construtores coloquem referencia parecidas, mas que irão gerar resultados diferentes.

A outra questão aqui é o factor marketing associado ao fornecedor, que assim tem a sua marca presente :p

cores RAL e especificacao NCSS ----> ;)
Link to comment
Share on other sites

pois monitores mal calibrados, perdi dias inteiros a tentar calibrar o meu monitor e o resultado nunca foi grande coisa, devo de dizer tambem que ao passar uma cor de pigmento para RGB ha semore qualquer coisa que se perde.

depois e o problema das impressoras e da calibracao da mesma, na verdade ainda nao existem solucoes fiaveis e acessiveis ao consumidor.

quanto a NCSS, pesso desculpa mas apos confirmacao acho que e apenas NCS (Natural Color System), conheci-o atraves da Robialac.

Link to comment
Share on other sites

Após uma leitura mais atenta de muitos posts em forum e sites por essa Internet fora acho que já tenho as ideias mais certas. O que se pretende é de facto uma palete para software BIM (aprendi este termo agora mesmo :p ). Qual a maneira mais pratica para a criar, de forma a ser compativel com os programas que andam no mercado (pelo menos os mais usados)? Quais os programas que recomendam ser suportados? e onde posso encontrar exemplo de paletes para os mesmos? Mais uma vez, obrigado. ;)

Link to comment
Share on other sites

Muito Bom Dia,

Com o objectivo de poder ajudar poderia ser mais especifico, quando refer o termo Palete.

Obrigado


Gostaria de apresentar as cores (e referencias) fornecidas pelo meu cliente. Desta forma o arquitecto irá pintar a parede com a cor vermelho #3654 de um determinado fabricante (e saber ao que corresponde) ao invés de pintar de um vermelho genérico.

Obrigado.
Link to comment
Share on other sites

No Allplan a cores são escolhidas de acordo com codigos RGB, CMYK ou em diversas paletes de cor RAL,ALSECO,BRILUX,CAPAROL,HERBOL, etc fornecedias com o programa. Mas desde já aviso que o facto de aprsentar as cores no monitopr em impressas em papel nunca corresponde ao RAl exacto. Se a pergunta fôr , fornecer ao meu cliente uma determinada lista de cores, então na criação de qql elemento construtivo (pano de parede,laje, pilar, etc) podemos designar o atributo Cor, onde escolhemos a prentendia e o sistema gera uma lista de elementos construtivos e que cor ou cod. RAl lhe está atribuida. espero que ajude. bom trabalho.

Link to comment
Share on other sites

Tal como mencionei a questão de o ecrã e a impressora não mostrar a cor tal como ela será não é preocupante para o caso. A ideia é: o arquitecto conhecer já a cor aplicada "ao vivo" (por ter utilizado em outro projecto) e definir que no projecto actual será utilizada também essa referência. É possível para o AllPlan mostrar alem das paletes de cor já fornecidas, outras definidas pelo utilizador? Ainda estou à espera de receber a versão trial do programa e por isso peço desde já desculpa (e agradeço a compreensão) se as minhas questões são "esquisitas". Mais uma vez, Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

No Allplan é simples, basta criar um ficheiro ASCII, com a extensão "pal", com uma cor em cada linha. Os primeiros campos são o nome da cor, os seguintes os valores RGB. Tão simples como isto:

mar Farbpalette
mar Auszug aus der Keim Farbpalette
mar Die sind 20% der Farbpalette
mar Die Vollversion erhalten sie unter
mar www.colordigital.de
mar
mar Farbpalette
Keim 0 9217_(47_h_64) 229 226 217
Keim 0 9225 153 137 133
Keim 0 9229 191 177 175

Ou isto:

### RAL CLASSIC DEMO
### Variante HP DesignJet 800 (HPGL)
###
### Copyright dtp studio und RAL e.V.
###
###
### RAL CLASSIC DEMO HP DesignJet 800 (HPGL)
RAL 1000 Grünbeige 225 210 150
RAL 1001 Beige 225 195 150
RAL 1002 Sandgelb 225 195 105
RAL 1003 Signalgelb 255 195 030
RAL 1004 Goldgelb 240 195 000
RAL 1005 Honiggelb 210 175 000
RAL 1006 Maisgelb 240 180 015

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Baguitos,

Sei que já venho um pouco tarde para a discussão, mas depois de tudo o que li não posso ficar sem opinar.

No meu caso que trabalho com Archicad, basta criar uma biblioteca de cores com os vossos códigos e sempre que for necessário, esta será carregada e as vossas cores estarão disponíveis como materiais a usar e a contabilizar.

Quanto à questão, Qual o software que os Arquitectos mais usam, já não faz sentido essa questão. O tempo "DO" software já passou e felizmente agora abunda a diversidade. Deste modo terá que ser uma aposta vossa em saber satisfazer todos os vossos clientes, independentemente do software que usam.
Pois não há sequer garantia que a maioria que usa um software, seja a mesma maioria a usar o vosso produto.

Neste momento em Portugal existem 4 marcas que operam com relativa representatividade e que são as seguintes:


_Archicad
_Revit
_AllPlan
_Vectorworks

(A ordem da lista anterior, segue os seguintes critérios 1º o software que eu uso, 2º o seu maior concorrente em Portugal, 3º e 4º ao acaso.)

De facto os 2 primeiros, por hábito ou apenas por ignorância são os mais usados e apontados como os mais completos, contudo são apenas opiniões e com o mundo em mudança as certezas são o que menos certo vamos tendo.

Qualquer informação técnica referente ao Archicad deverá ser encaminhada:

No Norte do País: infor@infor.pt
No Sul: vsilva@infor.pt


O que vocês estão a fazer é muito bom e é o que deveriam fazer todos os fabricantes, fornecer os produtos de forma virtual e prontos a usar.
Como já referiram os interlocutores anteriores há muito mais nos softwares de Edifício Virtual (ou BIM) do que apenas pintar as paredes com cor. Se estas cores não puderem ser contabilizadas, não servem para nada, são apenas cores. Como tal é importante que olhem também para as listagens de orçamentação presentes nos programas acima referidos.

Ficarei a aguardar a vossa biblioteca.

Link to comment
Share on other sites

Zorbatan, estou espantado que como utilizador de Archicad quando refere que"...Edifício Virtual (ou BIM) do que apenas pintar as paredes com cor. Se estas cores não puderem ser contabilizadas, não servem para nada, são apenas cores. Como tal é importante que olhem também para as listagens de orçamentação presentes nos programas acima referidos...." e afirmando que pelos vistso o SW que utiliza é exacto em orçamentos e medições sendo os outros incorrectos. Lembro que Allplan é o unico software desta lista com Certificação TUV, em orçamentos e medições....pq será???......Será pelas medidas feitas ao eixo de paredes compostas no caso de Revit???......ou será pelas intercecções de pilares e vigas com paredes e respectiva medição no archiCad?????....fiquei sem perceber. Uma dica: teste os SW de que fala e verifique as medições...... bom trabalho

Link to comment
Share on other sites

Zorbatan, estou espantado que como utilizador de Archicad quando refere que"...Edifício Virtual (ou BIM) do que apenas pintar as paredes com cor. Se estas cores não puderem ser contabilizadas, não servem para nada, são apenas cores. Como tal é importante que olhem também para as listagens de orçamentação presentes nos programas acima referidos...." e afirmando que pelos vistso o SW que utiliza é exacto em orçamentos e medições sendo os outros incorrectos.
Lembro que Allplan é o unico software desta lista com Certificação TUV, em orçamentos e medições....pq será???......Será pelas medidas feitas ao eixo de paredes compostas no caso de Revit???......ou será pelas intercecções de pilares e vigas com paredes e respectiva medição no archiCad?????....fiquei sem perceber.


Uma dica: teste os SW de que fala e verifique as medições......

bom trabalho



Caro FLOCKY,

Recomendo-lhe que releia a minha resposta e se continuar a não perceber, recomendo aulas de interpretação de língua portuguesa.

De igual modo se pretende discutir diferenças entre softwares recomendo que o faça num tópico adequado. O tema deste tópico não se adapta à discussão que propõe.

Se quiser discutir o Plug-in do "baguitos" de forma inteligente e produtiva, acrescentando mais valias, tal como os anteriores interlocutores o haviam feito, terei o maior prazer em discuti-lo consigo, Caso contrário...... Adeus e um queijo.

Em alguns casos na vida, mais vale ficar calado e deixar todos a pensar que somos uns palermas, do que abrir a boca e acabar com a dúvida.

:)
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.