Jump to content
Arquitectura.pt


Duvida.. Representação de Janelas "especiais de corrida"


Bruno_Rosa

Recommended Posts

Mais uma das minhas duvidas chatas :nervos: Tenhu um auditorio que tem um pé direito de 7 metros e que portanto, em conjunto com outros edificios , irá aparecer em plantas do piso terreo e do 1º piso. As janelas que coloquei no auditorio são discretas mas altas a 2.5 metros de altura ( para la chegar tem os "varões" das percianas ca em baixo, eu vi isso num auditorio do meu stor de projecto e ta giro. Ele ficou triste porque as pessoas mandaram fechar as janelas com cortinas... loll , mas ficou la o sistema...) . Em planta de piso 0 elas nao aparecem porque estao acima do plano de corte, esta correcto representar apenas na planta de piso 1 ? Ou deve-se representar na mesma no piso 0 e depois em corte vê-se o que se passa ?

Link to comment
Share on other sites

Se representares as peredes em corte com uma trama sólida é complicado fazeres o tracejado... Eu optaria por representar as janelas apenas na planta do 1º piso, porque tendo esta que a nível de cota se aproxima mais da real, poderias estar a induzir em erro, porque poder-se-ia pensar que existiam dois níveis de janelas... Tens de ter em atenção que a representação tem regras, mas também tem muito de bom senso...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

É uma grande falha no ensino de Arquitectura (notei onde estudei, na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa); muitos alunos chegam ao fim do curso e não estão aptos a interpretar, nem elaborar desenhos técnicos complexos. Isto não é nenhuma crítica ao autor do tópico, mas sim aos professores de Projecto (como não existem disciplinas onde se leccionem regras de desenho técnico, penso que cabe a estes essa responsabilidade). Ainda assim, existem bons livros, e o Desenho Técnico, do Veiga da Cunha, é um dos melhores; foi o que usei no meu curso de Design, e é um dos poucos livros que tenho na minha mini-biblioteca pessoal :) O mais interessante é que ele fala de CAD nesse livro, que já tem muitos aninhos!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

... voltando ao t´opico da representação gráfica em desenho técnico de arquitectura. Õ desenho técnico, é muito bom... mas para desenho técnico de mecânica, design industrial... torna-se muito incompleto e impossível de seguir muitas das regras, quando se converte para o desenho tecnico de arquitectura. quanto ao ensino... qunado andava a estudar (U.Lusiada Lx), já lá vão uns 7 anos, não me lembro ninguem q não dominasse minimamente as questões de representação gráfica em Projecto ou em construções... é verdade qu não havia aula especifica sobre o tema... mas os alunos ao longo do passar dos anos iam apreendendo e assimilando as "boas regras" de representação, aliás materia sempre avaliada e discutida durante a execução e entregas dos trabalhos.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Concordo com a parte das falhas de grande parte dos profs de projecto, falham um bocado. A minha prof do ano passado dizia que nao percisava de nos dizer, nós é que viamos por outros autores e pelo neufert... Defendo que isto devia fazer parte do programa. Isto e mais noções de estruturas.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com a parte das falhas de grande parte dos profs de projecto, falham um bocado. A minha prof do ano passado dizia que nao percisava de nos dizer, nós é que viamos por outros autores e pelo neufert... Defendo que isto devia fazer parte do programa. Isto e mais noções de estruturas.


Pois os profs de projecto, costumam não ligar muito... excepto a partir do 4º ano... pelo menos foi a minha experiência.
Mas em Construções ou tecnologias da construção... ou q estiver no curriculum dos cursos de hoje, os prof, sempre se debruçaram sobre o assunto. Claro está, que num nível universitário, é natural os professores assumirem que os estudantes investiguem por si, o que está correcto... os tempos da papinha toda feita, já lá vão... não sejam perguiçosos... investiguem, cruzem informações entre colegas... Perguntem ao prof (após investigação, através de questões inteligentes e não gratuitas).... ou levam "sopa". Vejam os exemplos de trabalhos de outros colegas mais avançados, arquitectos, etc... é assim que se estuda em arquitectura.

Relativamente a noções de estruturas... não sei o perfil dado na UIndependente, mas na ULusiada, o programa era até demasiado extenso e especifico (tinhamos formação para calcular super estruturas em BA e metálicas isoestáticas)...:
2º ano - Estática (anual)
3º ano - Estruturas I (anual)
4º Ano - Estruturas II (anual)
...
Agora pelo q me dizem é muito mais simples e com menos carga horária e convertidas em cadeiras semestrais.

D qq modo se o estudante pretende um perfil mais técnico, se calhar é melhor mudar de instituição e ir para o curso de arquitectura do IST!!!

Não existe homogeneidade nos curso dados em Portugal, nem tem que haver, o estudante escolhe um perfil académico, quando opta(quando pode optar) por um perfil de dado estabelecimento de ensino... desde que cumpra a Directiva da UE....

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Pois... Na Uni agora com bolonha temos no 1º semestre Estática e no 2º Resistencia dos materiais! É bom.. mas como estava era melhor, com Estatica no 1º ano e resistencia no 2º. Nao me posso queixar porque na uni até nem estamos mal... mas há outras faculdades que segundo se ve, preocupam-se mais com a vertente artistica e esquecem-se do resto.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.